Como já perceberam, agosto é um mês diferente. Os parisienses fecham tudo e saem de férias.
Entre aqueles que ficam na cidade, uns detestam Paris em agosto, outros adoram. Para estes últimos, passar o verão em Paris é uma escolha livre e calculada. Os que detestam evocam o calor, falta de oferta cultural e a ausência do seu padeiro preferido, do açougueiro pertinho de casa, do bistrô da esquina, todos fechados para férias coletivas.
Eu faço parte da turma que adora agosto em Paris apesar de ter passado poucos verões por aqui. O suficiente para perceber uma mudança radical.
Os parisienses que ficam mudam a relação com a cidade. De repente eles redescobrem os maravilhosos monumentos, refazem passeios e circuitos esquecidos, visitam novas praças e iniciam novas atividades de lazer. Eles trocam a camisa do parisiense apressado e mal humorado e vestem a camiseta do vacancier aoûtien (1) atento a tudo e sobretudo ao próprio desejo.
Em relação ao tema, por ou contra Paris em agosto, acabei de ler um artigo publicado pelo jornal Le Figaro: Les 10 choses à avoir fait une fois dans la vie l’été, as 10 coisas que devemos fazer pelo menos uma vez na vida no verão.
Alimentar os patinhos do Jardin d’Acclimatation, tomar o café da manhã na varanda do Café Marly, fazer um picnic na Pont des Arts, atravessar a praça Concorde de bicicleta, subir as escadas rolantes do Centre Pompidou.
Ler um livro no jardim Luxembourg, dançar nos barcos que navegam pelo Sena, comprar um cachorrinho no cais Quai de la Mégisserie, et… passar o mês de agosto em Paris. Exatamente para fazer o relacionado acima.
Conclusão: os parisienses do mês de agosto são como nós, turistas felizes.
(1) Na França, durante o verão, a população de divide em 3 grupos: os juilletiste, aqueles que tiram férias em julho; os aoûtiens, férias em agosto; e os outros, quer dizer, os que tiram férias fora desta agitação estival.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
96 Comentários
Joana Veras
Bom dia!!
Primeiramente gostaria de elogiar o site pela seriedade, variedades e as novidades (li um sobre como aquecer os pés no inverno q me deixou encantada e não poderia deixar de parabeniza-la!).
Moro em Belém-PA, embora chova todo dia… é quente, e estou pensando em ir passar o natal/13 e ano novo em Paris… fiquei preocupada com o frio, achava q curtiria mais se fosse em outro período? Estava pensando em passar uns 15 dias, seria mais econômico/divertido/ vantajoso se alugasse um apartamento?
Obrigada pela atenção
Joana
Lina
Jaona
Seria mais econômico e divertido alugar um apartamento. Café da manhã tranquilo, quando quiser, ou então queijos e vinhos à noite quando estiver muito cansada. O inverno é a pior estação para conhecer Paris por causa do frio. Se puder escolher outro momento melhor.
Mônica
Como eu já havia dito. Chego em Paris no dia 15/08 e volto em 20/08. Não sei o que devo levar na mala. Sei que é verão, mais não sei com é o verão parisiense. Eu sou muito friorenta.
Outra coisa vi alguns comentárrios sobre não conseguir comprar bilhetes para a entrada na torre. Aonde vejo isso? E também desejo navegar de barco pelo Sena, tenho que reservar antes e como faço?
Lina
Mônica
Leia o artigo abaixo sobre a torre Eiffel. Leia os comentários também. As pessoas explicam como conseguiram comprar.
https://www.conexaoparis.com.br/2013/05/05/incrivel-dificuldade-a-compra-do-ingresso-da-torre-eiffel/
Verão: em Paris hoje a mínima foi 15° e a máxima 24°.Melhor colocar um suéter na mala.
Barcos pelo Sena: faça suas reservas no link abaixo.
http://www.pariscityvision.com/pt/paris/cruzeiro-no-rio-sena
Patricia
Oi Lina, eu deixei dois recadinhos para vc rss Quero agradecer o seu carinho de ter respondido as duas perguntas. Vc é muito gentil!
Aproveitando vou te fazer mais uma perguntinha: o que você acha desse site http://www.parisbilhetes.com/torre-eiffel/?gclid=CLK094-j57gCFUlp7AodBygAwA não consigo comprar bilhetes para torre eiffel e acho q nesse aí devo conseguir mas não conheço!
Lina
Patrícia
Não conheço este site. Você viu que o ticket para a torre dá acesso somente até o 2° andar?
Lísia
Oi Lina, tudo bem? Vamos passar uma semana em Paris no fim de setembro. Como não é nossa primeira vez, o que você sugere como escapada de um dia: Reims ou Rouen? Obrigada, bj.
Lina
Lísia
Se gostar de champagne, Reims. Para visitar as caves, tomar champagne e conhecer a catedral.
Bianca
Faz cinco horas que cheguei de Paris e já tô com sintomas de saudades. ADOREI Paris em agosto, realmente ela adquiri um outro ritmo e cara…
Daniella Esquivel Sa Menezes
Hola Lina! Bom dia! Estou chegando dia 28 de dez de 2013 em Paris, vou ficar no BLC Desing Hotel (4 Rue Richard Lenoir) e gostaria de saber quais os restaurantes próximos que poderiam ter comemorações para o Reveillon? Obrigado Daniella
Lina
Daniella
Respondi seu email, não? Indicando o Barrio Latino.
eymard
Esse movimento de rua é o melhor do verão. Fui lendo e ia concluir: quando o parisiense vira turista na sua própria cidade. O Luxemburgo é imperdível em qualquer época, mas no verão o charme é especial com sol e sombra.
Rosália Velloso
DanielaB, eu também já fui a muitos concertos na igrejinha Saint Julien le Pauvre, gosto demais. Para quem ainda não foi, em dias frios há um tipo de aquecimento no chão – um calorzinho subindo pelas pernas e música maravilhosa, quer coisa melhor?
Programa perfeito para terminar o dia antes de voltar pro hotel – é só comprar o ingresso na bilheteria da igreja, fazer um lanche por perto e voltar na hora do concerto. Maravilha!
DanielaB
Oi, adoro o seu blog. Venho acompanhando desde que decidimos vir a Paris, eu e meu pai. Nao e a minha primeira vez, e notei nitidamente que em agosto a cidade se transforma. Ainda nao peguei nenhum parisiense mal-humorado, parece que todos eles sairam da cidade… Tenho uma dica cultural: os concertos da Igreja Saint Julien le Pauvre, pertinho da Notre Dame. Fui no sabado e assisti ao concerto de violao de Frederic Belinsky, gracas ao meu pai, pois ele e fa do Django Reinhardt (o concerto foi uma homenagem a esse ultimo). Foi uma coisa belissima, divina, emocionante. Ele ainda vai tocar mais uma vez, na terca, mas p quem chega depois na cidade tem outros concertos na mesma igreja. O preco? 18 ou 23 euros, compra na porta ou na Fnac.
Lina
DanielaB
Obrigada. Eu também sou fã de Reinhardt. Não nos encontramos no concerto porque não estou em Paris.
Joelma Gomes
Também amo Paris, tive o prazer de estar lá em Julho de 2012, foi um sonho, amei tudo que vi e o que visitei. Espero visita-la no próximo ano.
Adoro seu blog. Xero.