Como já perceberam, agosto é um mês diferente. Os parisienses fecham tudo e saem de férias.
Entre aqueles que ficam na cidade, uns detestam Paris em agosto, outros adoram. Para estes últimos, passar o verão em Paris é uma escolha livre e calculada. Os que detestam evocam o calor, falta de oferta cultural e a ausência do seu padeiro preferido, do açougueiro pertinho de casa, do bistrô da esquina, todos fechados para férias coletivas.
Eu faço parte da turma que adora agosto em Paris apesar de ter passado poucos verões por aqui. O suficiente para perceber uma mudança radical.
Os parisienses que ficam mudam a relação com a cidade. De repente eles redescobrem os maravilhosos monumentos, refazem passeios e circuitos esquecidos, visitam novas praças e iniciam novas atividades de lazer. Eles trocam a camisa do parisiense apressado e mal humorado e vestem a camiseta do vacancier aoûtien (1) atento a tudo e sobretudo ao próprio desejo.
Em relação ao tema, por ou contra Paris em agosto, acabei de ler um artigo publicado pelo jornal Le Figaro: Les 10 choses à avoir fait une fois dans la vie l’été, as 10 coisas que devemos fazer pelo menos uma vez na vida no verão.
Alimentar os patinhos do Jardin d’Acclimatation, tomar o café da manhã na varanda do Café Marly, fazer um picnic na Pont des Arts, atravessar a praça Concorde de bicicleta, subir as escadas rolantes do Centre Pompidou.
Ler um livro no jardim Luxembourg, dançar nos barcos que navegam pelo Sena, comprar um cachorrinho no cais Quai de la Mégisserie, et… passar o mês de agosto em Paris. Exatamente para fazer o relacionado acima.
Conclusão: os parisienses do mês de agosto são como nós, turistas felizes.
(1) Na França, durante o verão, a população de divide em 3 grupos: os juilletiste, aqueles que tiram férias em julho; os aoûtiens, férias em agosto; e os outros, quer dizer, os que tiram férias fora desta agitação estival.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
96 Comentários
jorge fortunato
Ainda não conheço Paris no alto verão de agosto. E lendo os comentários já perguntam sobre o Reveillon, o ano voa…
Jonathan
Danças nos barcos? Vc diz o Bateaux Mouche? Que passeio é esse?
Lina
Jonathan
O jantar nos barcos das empresas Bateaux Parisiens é com músicos e no final todos dançam.
Leopoldo Adamowicz
Coisa boa, chegarei em Paris dia 7 de agosto, e ficarei até dia 15, em seguida vamos para provance de carro, Itália, Suíça e Alemanha, voltaremos para Brasil dia 26 de agosto.
Daniella Esquivel
Hola Lina!!! Gostaria de dicas para Reveillon 2014 em Paris, e como faço para reservar? Eu e meu esposo estamos indo pela primeira vez a Paris e chegamos dia 28 de dez de 2013.Obrigado. Daniella
Lina
Daniella
Estamos pesquisando as dicas para o reveillon. Está muito cedo ainda. Aguarde.
Patricia
Oi Lina, vc sabe dizer se esse hotel é bom e se a localização é boa? Courcelles Etoille (184 Rua de courcelles, 17. Palais des Congres – Arc de Triomphe). Obrigada
Lina
Patrícia
Este hotel se encontra afastado dos pontos mais turísticos de Paris. Mas a região é bonita e agradável. Com o metro este problema fica resolvido.
Patricia
Olá Lina, tudo bem? Eu e meu marido estaremos chegando em Paris no dia 22/08 e iremos embora no dia 26/08. Será nossa primeira vez e estou tentando fazer o roteiro e comprar ingressos pela internet. Ficaremos no Courcelles Etoille (184 Rua de courcelles, 17. Palais des Congres – Arc de Triomphe. Vc conhece? Gostaria de ir no moulin rouge estará aberto nesse mês? Vale a pena comprar o Paris pass? Muito obrigada!! Parabéns pelo site!!
Lina
Patrícia
Se não me engano você deixou outro comentário sobre o seu hotel, não? Ele é bem localizado. O Moulin Rouge fica aberto o ano todo. Acho que para nós brasileiros acostumados com os desfiles de escola de samba, os cabarés de Paris são decepcionantes. Se quiser conhecer um mais interessante vá no Crazy Horse.
Paris deve ser conhecida a pé. Ande muito. Pegue metro somente para sair e voltar para o hotel. Neste caso, compre um carnê com 10 tickets de metro.
Daniel
Obrigado Lina, ficarei no aguardo do email.
Fernanda
Olá! Chego com marido e mais um casal a Paris dia 10 de agosto. Ficamos uma semana. Algo imperdível nesses dias para nos sugerir? Obrigada! Adoro o blog!
Lina
Fernanda
Em termos de espetáculo, não. Ande muito. Este é o mês ideal para andar…Você ja viu o nosso guia com roteiros a pé por Paris:
https://www.conexaoparis.com.br/produto/paris-cinco-roteiros-em-quatro-dias/
Daniel
Olá Lina e pessoal do CP, eu por mais uma vez usufruindo da boa vontade de vcs em responder com tanto carinho as perguntas que, nós parisienses amadores, temos dúvidas.
Vou perguntar uma dúvida e pedir uma informação: (folga)rs
Dúvida:
Ao comprar os tickets para subir na torre, no momento propriamente dito as pessoas têm alguma entrada preferencial?
Informação:
Olhando a sua biografia, pude ver que seu marido é dentista, sou também, algumas marcas de materiais Odontologicos são européias e aqui no Brasil são caríssimas, talvez aí pode ser mãos acessível , será que seu marido tem alguma informação de alguma dental ( loja que comercializa artigos dentários).
Perdão por tantas perguntas.
Obrigado
Lina
Daniel
após passar no guichet de compra do ticket, todos continuam na mesma fila que já é a fila de entrada. Logo após a compra você passa na catraca para pegar o elevador.
Quanto à dica do marido, ele vai te enviar um email. Não está em casa agora e corro o risco de esquecer seu comentário…
César
A Europa em geral fica nesse clima em Agosto, né? Tudo cheio, tudo caro…