Você sabe qual é a árvore mais antiga de Paris? Onde ela fica? Quantos anos ela tem? Leia a “entrevista” que a prefeitura de Paris fez com ela.
Dentro das comemorações da Festa da Árvore, evento organizado pela prefeitura de Paris em homenagem a este inestimável patrimônio vegetal e a todos aqueles que ajudam a mantê-lo, o site da prefeitura publicou uma “entrevista” divertida e interessante com a árvore mais antiga de Paris. Leia abaixo a tradução que fizemos.
Prefeitura de Paris: Conte-nos sobre o seu nascimento.
Árvore Mais Antiga de Paris: Vocês estão prontos para uma viagem no tempo? Eu fui plantada em 1602, durante o reinado de Henri IV. Foi um ano após o nascimento de seu filho Louis XIII, que o sucedeu após seu assassinato por Ravaillac em 1610. Eu fui enviada como semente dos Estados Unidos para Jean Robin, o fitoterapeuta de Henri IV. Sim, eu sou uma estadunidense da região da cordilheira dos Apalaches, no leste da América do Norte, mas uma residente de Paris há 417 anos! Se eu tivesse sido plantada no meu país de origem, eu estaria apreciando a cordilheira, mas a paisagem aqui, muito diferente, também combina comigo. Há muito movimento e barulho mas eu vejo o Sena e muita gente vem me admirar, admito que gosto disso.
Você falou sobre Jean Robin, é por isso que você foi chamada de robinier (robínia ou acácia bastarda em português)?
Sim, é verdade que é assim que as pessoas me chamam: robinier. Mas eu tenho que restabelecer a verdade sobre a minha identidade. Meu nome em latim é Robinia, me foi dado por Linné, outro fitoterapeuta do século XVII, em homenagem a Jean Robin. Minhas folhas parecem as da acácia, mas eu não sou uma delas. Eu sou da família Fabaceae, uma das famílias mais importantes de plantas com flores. Aliás, de maio a junho é quando eu fico mais bonita porque tenho longos cachos de flores brancas que cheiram muito bem. Já no inverno eu perco minhas folhas. Dizem que a minha espécie é muito robusta e que posso viver muito tempo: acho que já provei isso…
Você pode nos contar mais sobre Jean Robin?
Como eu te disse, Jean Robin era o fitoterapeuta do rei. Em 1597, a Faculdade de Medicina, que ficava aqui ao lado, tinha um “jardim de ervas” gerenciado por Jean Robin, que aqui me plantou. Você sabia que os jardins medicinais existiam desde a Idade Média na capital? Infelizmente o jardim da faculdade fechou em 1617 mas Robin fez de tudo para que o rei criasse um jardim real de plantas medicinais: o futuro Jardin des Plantes.
Então você estava no jardim da Faculdade de Medicina?
Sim, esta faculdade de medicina era uma das “empresas” da Universidade de Paris, uma das maiores e mais antigas universidades medievais, fundada em 1200. Ela fechou em 1793. Essa igreja aqui atrás foi onde as primeiras reuniões da universidade foram realizadas.
Essa igreja já existia?
Sim, estou ao lado daquela que é considerada a igreja mais antiga de Paris, a Igreja Saint-Julien le Pauvre. Ela é do século VI, ela ganha de mim em idade! Na realidade, no século VI, ela era a igreja de um hospício, mas foi vandalizada no século IX e reconstruída no século XII. Bom, depois do fechamento da Universidade em 1793, ela foi um pouco abandonada. Durante a Revolução Francesa, ela foi uma loja de sal, depois de ter sido um anexo do Hôtel Dieu (hospital ao lado da Catedral de Notre Dame), depois foi devolvida ao culto em 1889.
Você deve ter visto muitas celebridades.
Sim, dizem que Dante e Tomás de Aquino frequentaram a Universidade. E eu sou do século de Racine, Corneille e Jean de la Fontaine! A praça que me rodeia – criada em 1928 e chamada René Viviani, em homenagem ao primeiro-ministro do Trabalho – está no coração de um lugar agradável e turístico, então vejo muitas pessoas! Alguns vêm para ler, alguns tentam pegar minhas flores – você sabe que pode-se fazer deliciosos donuts com elas? Mas, atenção, não é permitido pegá-las… E as pessoas me fotografam bastante!
Como você está se sentindo hoje?
Meu tronco é somente uma carcaça no qual várias outras árvores estão “soldadas”. As raízes aéreas das plantas que eu hospedo crescem dentro do meu antigo tronco, que tende a querer quebrar. Mas os brotos que nascem das minhas raízes são muitos (sim, eu tenho a tendência de me espalhar…). A vantagem é que eu posso ser re-plantada para garantir meu futuro.
Quem instalou esta balaustrada em forma de banco ao seu redor?
Foi cidade de Paris, em 2010. E, sim, é um banco.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
10 Comentários
Claudete Maria Miranda Dias
Mto interessante ! Entrevista esclarecedora com essa anciã q faz parte da história de Paris!
Vania Dotto
Fotografamos essa árvore em maio e agora leio sua história! Adorei! Só queria saber em que rua está. Sei que fui numa ruam chamada Rue Saint Severin, que tinha uma igreja.Seria nessa rua? ou perto?
Rodrigo Lavalle
Vania, a árvore fica na Square René Viviani que fica entre a rue Saint-Julien le Pauvre, rue du Fouarre e quai de Montobello.
Silvia Odete Morani Massad
Árvores e jardins maravilhosos .Arquitetura e urbanismo repletos de história. Parabéns Conexão Paris.
Rodrigo Lavalle
Silvia, obrigado!
MARCOS ALMEIDA
Muito bom!
Vera Martins
Ótimo comentário! Muito obrigada! É hora de voltar lá e conferir! Muita história….maravilha!
Daniela Arruda
Ela se esqueceu de falar de sua vizinhança, que é belíssima, cheia de atrações para nos encher de alegria!!!
Rodnei
Sensacional! Obrigado por nos proporcionar conhecimentos sobre a história de Paris.
Rodrigo Lavalle
Rodnei, obrigado por nos acompanhar.