Este ano as obras da FIAC no jardim Tuileries em Paris estão interessantes. Dois exemplos:
Meurtrière do francês Nicolas Milhé. Seu trabalho encontra inspiração nas representações simbólicas do poder. A arquitetura militar é um dos seus temas preferidos. Meurtrière brinca com as formas dos castelos medievais, suas aberturas de defesa e ataque. De um lado o aspecto bruto do concreto e do outro, a fragilidade do espelho.
E os turistas brincam com Meurtrière. Vista do lado concreto, a obra canaliza nosso olhar para avenida Champs Elysées, Arco do Triunfo e Arco de la Defense. Do lado espelho, ela nos traz de volta para o cotidiano de um dos lugares mais frequentados de Paris.
The Origin of the World do inglês Marc Quinn. Concha feita em bronze, de oito metros e instalado em um dos lagos do Tuileries.
O título da obra se refere à imagem emblemática do pintor francês Gustave Courbet, o quadro chamado Les Origines du Monde representando o sexo feminino. Com esta obra, Quinn homenageia Courbet com uma origem do mundo simbólica. Se você não conhece o quadro homenageado de Courbet, clique aqui para ver o texto explicativo publicado no site do Museu Orsay.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
5 Comentários
Cristiane Pereira
Gente… há poucos dias dias eu estava nesse cenário maravilhoso, vi essas obras, olhei a última, fiz foto, o sol estava se pondo, a Torre Eiffel ao fundo, a escultura brilhando no lago…. E, juro, até pensei n’A Origem do Mundo – mas achei que eu estava maliciando demais, rsrsrs… !!! 🙂
Laura
Ainda bem que poderei ver!!! Esses são os horários que o jardim fica aberto??
Bruno Rodrigues
Sabe até quando as obras ficam no Tuleries, Lina?
Lina
Bruno
Olhe:
Avril-Mai : 7h-21h
Juin-Août : 7h-23h
Sept-Mars : 7h30-19h30
Sophia
Exposta anteriormente “indoor” e na horizontal, a escultura de Marc Quinn ganhou outro brilho ao ser colocada no lago. Gostei muito.