Fico surpresa diante destas pichações inscritas em um muro do Jardin des Tuileries. Os funcionários do jardim estão sempre atentos ao menor deslize dos frequentadores! Como ou autores conseguiram esta façanha?
Me afasto do muro e consigo ler a inscrição: Être etonné c’est un bonheur. O que quer dizer “ficar surpreso ou ser surpreendido é uma felicidade”
Percebo, então, que não se trata de uma pichação, mas de uma obra de arte e que ela faz parte do Festival de Arte Contemporânea de Paris.
Penso na discussão, entre os leitores do blog, sobre arte contemporânea e esta será a minha contribuição para a discussão. Uma das funções da ARTE seria exatamente étonner, surpreender. Quando algo consegue, nos dias de hoje, captar nossa atenção, nos distrair, que felicidade! A arte contemporânea não é bela, ela é, quase sempre, agressiva e longe dos padrões estéticos dos séculos passados. Mas ela surpreende e distrai e être etonnée c’est un bonheur.
A frase inscrita no muro é de Edgar Allan Poe.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
22 Comentários
ieda dias
Muito legal esse trabalho. Adorei. Me lembro da primeira esposição que vi do Yann Bertrand no Jardin de Luxembourg, com as fotos da Terra vista do Céu. Estes franceses sabem fazer muuuita coisa. Muita coisa legal. Minha visão de arte, meu paladar, minha audição, tudo tudo deu um pulo enorme depois q conheci essa terra, que convivi com esse povo. Sou muito agradecida.
To gostando muito de perseguir esse blog.
bjins
ieda
http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com
suely
A arte das ruas GRAFITI muitas vezes é tida como vandalismo.
O movimento da arte contemporânea surgiu na década de 70 como uma arte conceitual usando os recursos,técnicas e materias variados para nos fazer refletir,é um unstrumento para se meditar sobre os conteúdos impressos no cotidiano,O artista tem total liberdade para criar.Diferente da Arte Moderna que veio como oposição as formas clássicas anteriores,usando novas formas de espressão como por exemplo cores vivas ,figuras geométricas e destorcidas ,como as de Tarsila do Amaral e Lasar Segal.
A Arte Contemporânea visa justamente chamar a atenção e criar polêmica como essa que aconteceu aqui no blog que a Lina com toda sabedoria nos colocou.
Beijos a todos