A exposição de Jeff Koons no Castelo de Versailles, inaugurada ontem, é notícia nos jornais da França e do mundo inteiro. Como golpe midiático, perfeito. O que atraí os jornais é Jeff Koons, artista americano provocador, porque a associação arte clássica e arte contemporânea não é recente.
O Museu do Louvre , desde 2006, vem convidando artistas para exporem suas obras nas suas salas. Um diálogo entre o passado e o presente.
Graças as fotos de Sérgio T. Gonçalves podemos ver o confroto entre o clássico e o contemporâneo do Louvre.
Uma obra de Gloria Friedmann, um grupo de homens ou mulheres com relógios diante do rosto. Esculturas vivas de gesso em contraponto as esculturas clássicas de mármore.
O artista Didir Frenet reveste, com uma ducha de cabos de cobre, a escultura clássica, Femme Voilée, de Corradini.
Anish Kapoor e seu espelho curvo de dois metros de altura por oito de comprimento na Cour Khorsabad, no meio do decor da Mesopotâmia do século VIII ac.
As obras clássicas, os turistas e nosso fotógrafo refletidos no espelho contemporâneo, na procurada interação entre passado e presente.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
12 Comentários
cristina
muito tri as obras.
Paula Araújo
Olá Maria Lina!!
Este blog é completamente viciante! Quanto mais se lê, mais se quer ler! Parabéns!! Já agora, vou para Paris daqui a uma semana… Já tenho uma lista interminável de coisas às quais não vou conseguir resistir 🙂
Obrigada por todos os conselhos e dicas!!
Erica
O louvre é tudo de bom.
parabens pelo seu trabalho.
conexaoparis
Fátima
Muito obrigada.
O blog cresce graças a todos que comentam, a todos que enviam fotos e ao Sérgio em especial, que tem uma paciência enorme.
Fatima
oi Lina ,
Desta vez não podia deixar de comentar.
Sou das leitoras silenciosas mas sempre presente.
Sou viciada em seu blog e minha admiração por vc , só cresce a cada dia .
Adorei conhecer o Sergio , pois ele tbem já nos é muito familiar e acho que vcs acabaram formando uma bela dupla…
E devo te dizer que vc realmente tem o dom de agregar pessoas bacanas ao seu redor , pois adoro ler os comentários dos seus leitorores assíduos e falantes , as Cláudias , Adrianas , Constances , e tantos outros que de uma forma inteligente comentam seublog .
Parabéns a vc , ao Sérgio e aos seus leitores sensíveis e inteligentes .
Um abraço a todos.
Cláudia Oiticica
Fantástico.Estas fotos retratam bem as várias facetas que a arte pode ter.Parabéns,Sérgio. Concordo com a Cláudia Pimenta, a exposição do Anish Kapoor foi uma da mais interessantes que já vi.Só que vi no Centro Cultural do Banco do Brasil em São Paulo.
Constance Escobar
Eu adoro essa obra de Gloria Firedmann que está no Louvre!
Claudia K
maravilha,
Claudia Pimenta
oi lina! vi uma expo do anish kapoor aqui no rio, no ccbb, e foi sensacional! acho incrível o trabalho ótico que ele desenvolve! tb adoro o contraste clássico-contemporâneo, pois nos faz pensar sobre a arte… quer coisa melhor? bjs!!!
Adriana
Amei tudo…principalmente porque agora vi o Sérgio, já tão famoso por aqui!
Parabéns.