O Arco do Triunfo, localizado no oitavo distrito de Paris, é um dos grandes monumentos da capital francesa. Neste artigo, a historiadora e guia brasileira Roberta – que oferece uma visita completa ao Arco em português – vai nos contar tudo sobre ele.
ONDE FICAR EM PARIS – DICAS DOS MELHORES BAIRROS E HOTÉIS |
Índice Arco do Triunfo
- História Do Arco do Triunfo / Porque o Arco do Triunfo foi construído
- O Arco do Triunfo e seus andares
- Curiosidades do Arco do Triunfo
- Dias e horário de funcionamento
- Ingressos do Arco do Triunfo / Como subir no Arco do Triunfo
- Visita guiada com guia historiadora brasileira ao Arco do Triunfo
- Como ir ao Arco do Triunfo
- O que fazer perto do Arco do Triunfo
- Hotel perto do Arco do Triunfo em Paris
- Restaurantes perto do Arco do Triunfo em Paris
- Leia também
História do Arco do Triunfo / Porque o Arco do Triunfo foi construído
Foi Napoleão Bonaparte quem mandou construir o Arco do Triunfo.
No dia seguinte à vitória da batalha de Austerlitz, acontecida em 2 de dezembro de 1805, o então imperador francês declarou aos soldados franceses: “vocês não voltarão às suas casas sem passar sob arcos do triunfo”, fazendo referência aos arcos que os romanos construíam para desfilar após vencerem suas batalhas.
Assim, em um decreto imperial datado de 18 de fevereiro de 1806, ele ordenou a construção deste Arco do Triunfo para perpetuar a lembrança das vitórias do exército francês imperial.
A primeira pedra foi colocada em 15 de agosto de 1806, mas o monumento foi concluído somente 30 anos depois, em 1836. Isto porque, com a queda de Napoleão e as mudanças sucessivas de governos, as ideias sobre o que fazer com o monumento sonhado pelo antigo Imperador eram diversas.
Foi somente durante o governo do rei Louis-Philippe, que dedicou o monumento aos exércitos da Revolução e do Império, que ele pode ser concluído.
Por mais de 100 anos, o Arco do Triunfo da Praça da Estrela foi o mais alto do mundo.
O Túmulo do Soldado Desconhecido, sua atração central, foi colocado sob o arco após a Primeira Guerra Mundial. A “chama da memória” é reacendida diariamente às 18h30 há mais de 100 anos, com objetivo de homenagear todos que sacrificaram suas vidas pela França e reafirmar o desejo de paz.
Localizado no topo da avenida Champs Élysées, o Arco do Triunfo faz parte da rica história e patrimônio da França há quase dois séculos. O Arco é um dos monumentos mais populares da Europa e um dos mais visitados do mundo.
É ele o elemento central do “Eixo Histórico”, a famosa estrada real de monumentos que liga o Museu do Louvre ao Grande Arco de La Défense.
Não esqueça seu SEGURO VIAGEM, um dos documentos necessários para entrar na França.
Compare os preços no site da Seguros Promo. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
O Arco do Triunfo e seus andares
Qual a altura do Arco do Triunfo? O Arco mede quase 50 metros de altura, 45 metros de largura e 22 metros de profundidade.
O monumento, localizado no alto da avenida mais linda do mundo – a Champs Élysées – conta com dois andares, além do térreo.
Térreo
Na base do Arco, podemos vislumbrar o monumento como um todo, circulando todo o seu entorno e passando embaixo dele. Ali, é possível encontrar uma série de placas no chão lembrando algumas das principais batalhas que a França viveu, além da tumba do soldado desconhecido.
Ali se encontra também a entrada de segurança do monumento, onde é preciso passar pelo raio-X e mostrar os tickets de entrada caso você queira subir. Para visitar somente o térreo do Arco, não é necessário ter ingresso para o monumento.
1° andar
Depois de comprar o ingresso e subir cerca de 195 degraus, chegaremos ao primeiro andar do Arco.
No primeiro andar, temos uma espécie de mezzanino, onde é possível ver, na parte de baixo, alguns dos moldes das esculturas de alto relevo do monumento; uma maquete tátil interativa com um mapa-múndi que mostra os Arcos do Triunfo espalhados por todo o planeta; e uma câmera que filma em tempo real a tumba do soldado desconhecido e a sua chama, logo embaixo.
Poucos degraus acima, na continuidade do primeiro andar, temos uma pequena maquete do Arco do Triunfo, onde é possível observar os detalhes das esculturas do monumento com maior precisão. Além disso, há um telão com uma linha do tempo que conta um pouco da história do monumento e um segundo telão que narra algumas das intervenções artísticas que o monumento já recebeu.
Finalmente, neste mesmo andar, está a lojinha de souvenirs do Arco, onde você pode adquirir suas lembrancinhas oficiais do monumento.
Terraço
Subindo mais 46 degraus, chegamos ao lindo terraço do Arco, onde temos uma vista privilegiada para a cidade de Paris 360 graus.
É possível ver com precisão as doze avenidas que se encontram na Place de l’Étoile e suas construções milimetricamente calculadas e padronizadas, a linha reta do eixo histórico que liga o Museu do Louvre ao Arco de la Défense, além de ser um dos cantinhos especiais para bater aquela foto incrível com a Torre Eiffel.
Curiosidades do Arco do Triunfo
Vamos a algumas curiosidades sobre um dos monumentos mais queridinhos da França:
1) Napoleão não viu o seu tão sonhado Arco ser terminado
Sim, é verdade. Apesar do sonho de fazer seus soldados passarem debaixo do seu Arco após a vitória da batalha de Austerlitz, Napoleão morre antes que sua obra desejada fosse terminada. O Arco do Triunfo de Paris foi concluído em 1836, 15 anos após sua morte. Napoleão morreu em 1821, muito longe da capital francesa, na ilha de Santa Helena.
2) Um elefante na Praça da Estrela
Você sabia que cerca de cinquenta anos antes do projeto de construção do Arco do Triunfo ser aprovado, um outro grande projeto disputava esse local? Trata-se de um prédio em forma de elefante com três andares. O “Elefante Triunfal” era um projeto de Charles Ribart, que não foi realizado porque o governo considerou que era muito caro na época. Você poderia imaginar um enorme elefante no alto da Champs Élysées?
3) Casamento de Napoleão
Como o Arco ainda não estava pronto para a data do casamento de Napoleão Bonaparte, ele fez o seu arquiteto, Jean Chalgrin, construir no mesmo lugar um Arco similar em madeira e telas, para que ele pudesse desfilar sob com a sua esposa após o casamento no Castelo de Saint Germain en Laye, em direção ao Palacio do Louvre.
4) Um avião sob o Arco
Depois da Primeira Guerra Mundial, Charles Godefroy passou sob o arco com o seu avião de guerra, no ano de 1919. Foi um ato simbólico para homenagear todos os pilotos franceses que lutaram na Primeira Guerra Mundial.
5) Lugar de grandes eventos
Atualmente, graças à sua história e todo os simbolismos que entornam este monumento, o Arco é palco de grandes eventos, como o desfile do 14 de julho, festa nacional francesa. Além disso, outros eventos passam pela região, como o Tour de France, que termina anualmente no arco.
6) Arco do Triunfo empacotado
Você consegue imaginar o Arco do Triunfo completamente empacotado? Sim, e não faz muito tempo.
De setembro a outubro de 2021 o Arco foi totalmente envelopado seguindo a obra criada pelo artista plástico Christo e sua esposa Jean-Claude.
Eles são conhecidos por embrulhar monumentos no mundo todo, e já haviam embrulhado a Pont Neuf, também em Paris. O Arco foi coberto por um tecido plástico reciclável prata-azulado, todo amarrado com cordas vermelhas
Infelizmente, os artistas, assim como Napoleão, não puderam ver sua obra realizada. Jean-Claude morreu em 2009 e Christo em 2020.
Dias e horários de funcionamento do Arco do Triunfo
O Arco do Triunfo funciona todos os dias das 10h da manhã às 22h30 (última subida às 21h45). Durante os meses de verão, ele funciona até as 23h.
Ele fecha nos dias: 1 de janeiro, 1 de maio, 8 de maio (manhã), 14 de julho (manhã), 24 de julho, 11 de novembro (manhã) e 25 de dezembro.
Em caso de cerimonias oficiais ou condições climáticas degradadas, o Arco pode ser parcialmente ou totalmente fechado à título excepcional. Essas modificações são geralmente inseridas no site oficial do monumento na internet.
Compre ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, França e Europa no Tiqets.
Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
Ingressos do Arco do Triunfo / Como subir no Arco do Triunfo
Só é possível entrar no Arco e subir até o seu terraço comprando o ingresso do monumento. Só há um tipo de ingresso e eles são colocados à disposição com dois a três meses de antecedência.
Clique no botão abaixo para comprar seu ingresso antecipado e não enfrentar fila no local. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
- A entrada no monumento é gratuita para menores de 18 anos, mediante apresentação de documento de identidade válido com foto.
- Os residentes da União Europeia com menos de 25 anos podem entrar no Arco do Triunfo gratuitamente, mediante a apresentação de um documento de identidade válido com foto.
- O Paris Museum Pass dá acesso ao Arco (é preciso apresentar junto com o passe um documento de identidade válido com foto).
- Pessoas com deficiência podem entrar gratuitamente, com um acompanhante. Para elas, há elevador.
Visita guiada com guia historiadora brasileira ao Arco do Triunfo
Venha fazer uma visita guiada inteiramente em português e aprender um pouco mais sobre um dos monumentos mais emblemáticos da cidade-luz com uma guia historiadora brasileira.
Durante este passeio, além de aprender sobre as motivações para a construção do Arco e sobre a sua história, você irá descobrir cada cantinho externo do monumento em uma visita 360 graus, além, de óbvio, subir ate o seu topo.
A visita inclui o ingresso.
Para saber mais informações (dias, horários, valores etc) e fazer sua reserva, escreva para a Roberta no email [email protected]
Como ir ao Arco do Triunfo
A estação de metrô do Arco do Triunfo é a “Charles-de-Gaulle-Etoile” onde passam as linhas 1, 2, 6 do metrô e o trem RER A.
Saia da estação na saída 1 (Sortie 1) “Champs-Elysées Arc de Triomphe”. Uma vez na avenida Champs-Elysées, pegue a passagem subterrânea que fica há alguns metros da saída do metrô e que leva à bilheteria do Arco ou até a base dele (caso você não queira subir).
O que fazer perto do Arco do Triunfo
Depois de uma visita completa no Arco do Triunfo, você pode aproveitar o dia para passear na avenida mais bonita do mundo, a Champs Élysées.
Uma das artérias mais importantes de Paris, a Champs Élysées abriga em seus quase 2km um conglomerado de lojas de grife (Louis Vuitton, Dior, Galeries Lafayette etc), lojas fast fashion (Zara), cinemas e restaurantes, clique aqui e leia nosso artigo específico sobre ela.
Uma transversal da avenida Champs Élysées é a avenida Winston Churchill onde se encontram 2 prédios que valem a visita:
- o Grand Palais (em reforma até 2024) e
- o Petit Palais, no qual funciona o Museu de Belas Artes de Paris, um dos vários museus gratuitos de Paris, clique aqui e leia nosso artigo específico sobre ele.
No fim da avenida Winston Churchill, que só tem um quarteirão, fica a ponte Alexandre III, a mais bonita ponte de Paris.
Hotel perto do Arco do Triunfo em Paris
Hotel 2 estrelas:
- Hotel Elysée Etoile (2 estrelas): 350m do Arco do Triunfo – nota 7,9 – Classificação Bom – clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva
Hotel perto do Arco de Triunfo 3 estrelas:
- Princesse Caroline (3 estrelas): 200m do Arco do Triunfo – nota 8,1 – Classificação Muito bom – clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva
- Magda Champs Elysées (3 estrelas): 250m do Arco do Triunfo – nota 8,4 – Classificação Muito bom – clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva
Hotel 4 estrelas:
- Splendid Etoile (4 estrelas): 150m do Arco do Triunfo – nota 8,8 – Classificação Fabuloso – clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva
- Hotel Dadou Paris (4 estrelas): 250m do Arco do Triunfo – nota 8,9 – Classificação Fabuloso – clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva
Hotel perto do Arco de Triunfo 5 estrelas:
- Hôtel Napoleon Paris (5 estrelas): 250m do Arco do Triunfo – nota 8,4 – Classificação Muito bom – clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva
- Hôtel Raphael (5 estrelas): 300m do Arco do Triunfo – nota 8,4 – Classificação Muito bom – clique aqui para saber mais informações e fazer sua reserva
Restaurantes perto do Arco do Triunfo em Paris
Na avenida Champs Élysées há vários restaurantes mas, atenção, nem todos valem a pena!
Aqui no blog temos um artigo que conta quais são os bons restaurantes na avenida Champs Élysées, clique aqui para ler.
Leia também
- A avenida Champs Élysées de Paris
- O Petit Palais, museu de belas artes de Paris
- Panteão de Paris, o vídeo
- Torre Eiffel em Paris: como subir, ingressos, restaurantes
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
49 Comentários
Patrícia Venturini
Lina,
Na minha primeira vez lá lembro que fiquei impressionada com a riqueza dos detalhes e do teto do Arco… Tiramos muitas fotos e uma delas hoje está na minha parede da sala. Ao lado desta, um detalhe da Opera Garnier e outro da Ponte Alexandre III.
Abraço!
Claudia Schneider
O Arco é lindo e imponente e, certamente, merece uma visita! E é divertido também descobrir, em meio aos nomes dos 558 generais que lutaram nas batalhas, nossos sobrenomes. Fiquei muito feliz de poder registrar em fotos meus sobrenomes alemães gravados nas paredes do Arco (embora saiba que, dificilmente, algum antepassado tenha participado das batalhas napoleônicas….)
abçs
MIRELLE SIQUEIRA
Fotografo tem mesmo o dom de transformar as coisas ne? Pra ser bem sincera o Arco foi uma das minhas maiores decepçoes em Paris, achei tão sem graça, sei la, estava cansada no dia e isso pode ter influenciado também, mas em Paris tem tanta coisa mais interessante pra ver que acho um desperdicio o turista que tem pouco tempo na cidade ir justamente pra la.
http://www.13anosdepois.blogspot.com
Olívia Vidal
Engraçado vcs comentarem que nunca estiveram pertinho do arco. Já fui 2 vezes a Paris e também só o vi de longe. O mais preto foi do outro lado da rua, na lateral dele. Mas de pertinho pra olhar os detalhes nunca estive. Esse ano não me escapa!
Claudia Pimenta
oi lina! ah, adoro ver o desenho da estrela lá de cima… acho um dos desenhos urbanos mais incríveis! mas é sempre assim: acabamos somente visitando estes locais p/levar amigos e visitantes… bjs, querida!
ze ricardo
Oi eu tive la mas nao me atentei a todos esses detalhes… uma pena…
eidia
Tenho uma curiosidade interessante sobre o Arco. Na ocupação de Paris, segunda guerra, aqueles casarões que ficam em torno da praça foram ocupados por alemães. E nas horas de folga, soldados ficavam treinando tiros nas esculturas do Arco. Os buracos ainda estão lá e não foram restaurados propositalmente.
eidia
http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com
jorge fortunato
Olá Lina,
Melhor que estar aos pés do Arco do Triunfo, é estar no topo, lá do alto a vista de Paris é linda e compensa a subida dos mais de 750 (???) degraus. Foi um dos primeiros monumentos que visitei quando estive em Paris pela primeira vez. Foi uma sandice. Caminhei do Louvre até a Champs Elysée e não me contive e fui visitar o Arco do Triunfo. Foi surpreendente. De lá fiz uma foto segurando a Torre Eiffel na palma da mão, aliás, eu e milhares de turistas…rs
Acho que conseguirria repetir a dose, e com uma garrafinha de água…rs.
Éum programa para quem está em boa forma, pois é cansativo mesmo.
Abraços
Em tempo: existem muitos cariocas que nunca subiram o Pão de Açucar e nem o Cristo. E agora tem até escada rolante no Cristo…
Luiza
Oi Lina,
Engraçado vc falar isso, porque eu também nunca fui em varios lugares turisticos da cidade, a gente que mora aqui não tem pressa. No Arco eu ja fui varias vezes levar todos os amigos e parentes, mas no Museu d’Orsey ainda não fui… Mas o Arco merece uma visita sim, ainda mais que a vista la de cima é maravilhosa, com as avenidas em volta fazendo uma estrela.
bjocass
Luiza
http://www.oguiadeparis.blogspot.com
Monica Lamonato
Nossa, que lindo Lina!
Passei alguns minutos observando os detalhes qdo estive lá.É muito bonito mesmo!
Saudade! A vista lá de cima tb é maravilhosa, vale a pena!