Ele se chama Olivier Teboul, é francês, mora em Belo Horizonte e publicou, no seu blog, uma lista divertida e perspicaz intitulada Aqui no Brasil onde compara duas culturas diferentes: a francesa e a brasileira/mineira.
Dos 65 ítens selecionei os que mais me divertiram:
. Aqui no Brasil todo é gay (ou ‘viado’). Beber chá: é gay. Pedir um coca zero: é gay. Jogar vólei: é gay. Beber vinho: é gay. Não gostar de futebol: é gay. Ser francês: é gay, ser gaúcho: gay, ser mineiro: gay. Prestar atenção em como se vestir: é gay. Não falar que algo é gay : também é gay.
. Aqui no Brasil, os homens não sabem fazer nada das tarefas do dia a dia: não sabem faxinar, nem usar uma máquina de lavar. Não sabem cozinhar, nem a nível de sobrevivência: fazer arroz ou massa. Não podem concertar um botão de camisa. Também não sabem coisas que estão consideradas fora como extremamente masculinas como trocar uma roda de carro. Fui realmente criado em outro mundo…
. Aqui no Brasil, o cliente não pede cerveja pro garção, o garção traz a cerveja de qualquer jeito.
. Aqui no Brasil, sempre tem um padre falando na televisão ou na radio.
. Aqui no Brasil, o clima é muito bom. Tem bastante sol, não esta frio, todas as condicões estão reunidas para poder curtir atividades fora. Porem, os domingos, se quiser encontrar uma alma viva no meio da tarde, tem que ir pro shopping. As ruas estão às moscas, mas os shopping estão lotados. Shopping é a coisa mais sem graça do Brasil.
. Aqui no Brasil, comida salgada é muito salgada e comida dolce é muito doce. Até comida é muita comida.
. Aqui no Brasil, não se assuste se estiver convidado para uma festa de aniversário de dois anos de uma criança. Vai ter mais adultos do que crianças, e mais cerveja do que suco de laranja. Também não se assuste se parece mais com a coroação de um imperador romano do que como o aniversário de dois anos. É ‘normal’.
. Aqui no Brasil, não tem o conceito de refeição com entrada, prato principal, queijo, e sobremesa separados. Em geral se faz um prato com tudo: verdura, carne, queijo, arroz e feijão. Daí sempre acaba por comer uma mistura de todo.
. Aqui no Brasil, o Deus está muito presente… pelo menos na linguagem: ‘vai com o Deus’, ‘se Deus quiser’, ‘Deus me livre’, ‘ai meu Deus’, ‘graças a Deus’, ‘pelo amor de Deus’. Ainda bem que ele é Brasileiro.
. Aqui no Brasil, quando um filme passa na televisão, não passa uma vez só. Se perder, pode ficar tranquilo que vai passar mais umas dez outras vezes nos próximos dias. Assim já vi “Hitch” umas quatro vezes sem querer assistir nenhuma.
. Aqui no Brasil, quando você tem algo pra falar, é bom avisar que vai falar antes de falar. Assim, se ouve muito: “vou te falar uma coisa”, “deixa te falar uma coisa”, “é o seguinte”, e até o meu preferido: “olha só pra você ver”. Obrigado por me avisar, já tinha esquecido para que tinha olhos.
. Aqui no Brasil, relacionamentos são codificados e cada etapa tem um rótulo: peguete, ficante, namorada, noiva, esposa, (ex-mulher…). Amor com rótulos.
. Aqui no Brasil, o povo é muito receptivo. É natural acolher alguém novo no seu grupo de amigos. Isso faz a maior diferença do mundo. Obrigado brasileiros.
. Aqui no Brasil, dentro dos carros, sempre tem uma sacola de tecido na alavanca de mudança pra colocar o lixo.
. Aqui no Brasil, os brasileiros escovam os dentes no escritório depois do almoço.
. Aqui no Brasil, se limpa o chão com esse tipo de álcool que parece uma geleia.
. Aqui no Brasil, tem um lugar chamado cartório. Grande invenção para ser roubado direito e perder seu tempo durante horas para tarefas como certificar uma copia (que o funcionário nem vai olhar), o conferir que sua firma é sua firma.
. Aqui no Brasil, parece que a profissão onde as pessoas são mais felizes é coletor de lixo. Eles estão sempre empolgados, correndo atrás do caminhão como se fosse um trilho do carnaval. Eles também são atletas. Tem a energia de correr, jogar as sacolas, gritar, e ainda falar com as mulheres passando na rua.
. Aqui no Brasil, pode pedir a metade da pizza de um sabor e a metade de outro. Ideia simples e genial.
. Aqui no Brasil, não tem água quente nas casas. Daí tem aquele sistema muito esperto que é o chuveiro que aquece a água. Só tem um porém. Ou tem água quente ou tem um débito bom. Tem que escolher porque não dá para ter os dois.
. Aqui no Brasil, quando encontrar com uma pessoa, se fala: “Beleza?” e a resposta pode ser “Jóia”. Traduzindo numa outra língua, parece que faz pouco sentido, ou parece um diálogo entre o Dalai-Lama e um discípulo dele. Por exemplo em inglês: “The beauty? – The joy”. Como se fosse um duelo filosófico de conceitos abstratos.
. Aqui no Brasil, marcar um encontro as 20:00 significa as 21:00 ou depois. Principalmente se tiver muitas pessoas envolvidas.
Seja bem vindo, Olivier!
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
107 Comentários
Tatyana Mabel
O olhar estrangeiro é sempre importante, quando lido por nós com humor, noção de que ele é construído com um zoom e repleto de estereótipos. No meio de td isso, com alguns ajustes, é possível ver parte de nossa face no espelho se dividirmos a conta com a verdade e o deboche, claro! É sempre difícil para um estrangeiro (e para nós) entender o que significa sermos filhos de Macunaíma, nosso herói sem nenhum caráter.
Mas, na conta da verdade e da caricatura, acrescentaria: No Brasil… a) …restaurantes só são muito bons se os banheiros forem imensos, limpos e super chics e as mesas para duas pessoas comportarem pelo menos 4. b) …as babás são indispensáveis, mesmo nos momentos de maior intimidade familiar dominical, très chic! Para ser uma mãe-dondoca só se deve segurar os filhos para tirar fotos. c) …mal atendimento é menos um traço voluntário ou uma característica cultural, e mais sinal de uma equipe mal preparada. d) … fumar é um comportamento banido pela cultura da assepsia e da saúde em plena moda por aqui… e) …em termos linguísticos, é de uso potiguar responder “tem, mas tá faltando”, quando perguntado se há determinado produto à venda naquele estabelecimento… digamos que a expressão serve para indicar que a loja comercializa aquele produto, mas, circunstancialmente, não está disponível…
Vaninha
Achei um clichê esse texto.A gente tá cansado de saber disso tudo.E detesto esses olhares de colonizadores.Nem sempre têm razão.Muito chatos.
ALCILENE M . DE SOUSA
bOM DIA,PESSOAL,GOSTARIA DE DICAS SOBRE POUSADAS E ALBERGUES EM PARIS,NAO TAO DISTANTES DA CIDADE,OU ATE NA CIDADE,POR UM PREÇINHO CAMARADA.OBRIGADA
Bete Almeida
Cada terra com seu uso… os franceses carregam as baguetes embaixo do braço, os americanos colocam ketchup na pizza…felizmente, apesar da globalização, ainda existem os costumes regionais para que não fiquemos todos iguais. Seria muito sem graça!
Gerson
É interessante conferir o blog todo do Olivier.
Giovana
Muito bom !!! Muito bem observado Olivier!
Rolei de rir!!!
Bem-vindo!!
Jessica Scaléa
Rindo litros!
João Carlos de Miranda Neto
as observações são pertinentes na sua maioria, mas dependem principalmente de onde ele mora e em que estrutura social ele vive,cuidado ao generalisar
Fabiola Cavalcanti
Não vi nada de bom. Vi sim uma distrofia cultural, social e humana. A mim chegou tudo com tristeza e pesar. É necessária a consciência para mudar. O olhar do outro quase sempre é importante. Sérgio Buarque de Holanda já nos contou de nossos problemas em Raízes do Brasil. O que estamos esperando para deixarmos de ser esta Província com “sentimento de inferioridade” (como bem disse o Francês autor destas observações acima)?
Raquel
divertido, mas esse negócio de que homem não faz nada, não é beeem assim. Pelo menos não aqui no RS.