Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
Nem todo mundo conhece Serge Gainsbourg ou suas músicas, mas, sempre que eu cantarolo um pedaço de Je t’aime…moi non plus, a reação é a mesma: “ah, sim, aquela música de motel!”. Eu realmente não sei se essa música tocava muito em rádios de motel antigamente, ou se foi usada em alguma propaganda, só sei que ela é conhecida assim para a maioria das pessoas que não sabem quem foi Gainsbourg.
Ontem, em Paris, Madonna fez uma versão da polêmica canção. E eu nem preciso dizer que usar a palavra polêmica para descrever qualquer coisa relacionada à Rainha do Pop é redundância. Depois de ser ameaçada de processo pela ex-presidenciável Marine le Pen por associar a sua imagem à de Hitler e projetar uma imagem de Marine com uma suástica na testa, Madonna voltou a Paris com a turnê MDNA e fez uma versão (um tanto controversa) de Je t’aime…moi non plus. Durante o show, Madonna ainda reverenciou Édith Piaf e homenageou artistas franceses.
E Madonna, com o seu espírito rebelde, não poderia ter feito uma escolha melhor. Je t’aime…moi non plus mal tinha nascido e já gerava controvérsia. A canção, composta a pedido de Brigitte Bardot, foi inicialmente gravada em 1967 com vocais de Gainsbourg e da musa inspiradora, mas foi retirada das rádios um dia depois por conta de uma ameaça do então marido da BB, que ameaçou processar Gainsbourg. Ela só foi ser lançada novamente em 1969, em dueto com Jane Birkin, então companheira de Serge.
“Sans conteste le Vatican”
O sucesso da música no borbulhante final da década de 60 foi estrondoso e, naturalmente, devido ao altíssimo apelo sexual (ou melhor, sensual) desagradou ao Vaticano. Logo que o jornal católico (apostólico e romano!) L’Osservatore Romano a qualificou como obscena, a música foi proibida na Itália, para depois ser seguida pela Suécia e pela Espanha.
Segundo contam, Gainsbourg, sempre sarcástico, quando um jornalista perguntou qual era o melhor agente de publicidade, prontamente respondeu: “Sans conteste le Vatican”.
Abaixo, algumas das várias versões existentes de Je t’aime…moi non plus.
A de Nick Cave com Anita Lane.
A dos Pet Shop Boys.
Pela primeira vez com duas mulheres cantando em dueto.
E uma paródia do ator comediante Bourvil.
http://soboceudeparis.com
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
20 Comentários
Penélope
Nick, olha só o que a wikipedia tem a dizer sobre a sua dúvida: “In 1998, Sam Taylor-Wood recorded a cover with the Pet Shop Boys for the compilation CD/book “futique” entitled Ambassadors – We Love You, a concept designed to promote collaboration between visual and musical artists. This track was a bonus on the “I Don’t Know What You Want But I Can’t Give It Any More” CD single.”
Antonio H.
Gosto de Madonna, mas quanto a estar rica, não vale como medida de qualidade nem dela nem de qualquer outro artista: se assim fosse, os breganejos universitários da hora, axé “stars”, falsos pagodeiros e outros que tais, que bombam de faturar , seriam o máximo.
Nick Fraines
Oi Penélope, tenho (quase) todos os álbuns dos Pet Shop Boys e não conhecia essa versão. Vc sabe me dizer de quando é ?
Merci
Cesar Aragão
E Madonna,a cada apresentação mais rica,deve estar muito preocupada com quem não gostou …
Jane Curiosa
Penélope,Madonna arrasa por onde passa.Não podia ser diferente,ela não existe para ser incógnita neste mundo.Inteligente e muitíssimo determinada, além de manter-se em forma(exaustivamente),rege sua vida com disciplina rara entre as celebridades.Escândalos envolvendo Madonna? Só mesmo em seus shows,confrontando clichês mundo à fora. Aí sim ela é escandalosamente competente,demonstrando com coragem que não é artista alienada. É a sua marca.Eu gosto muítissimo disso.Aliás,em sua performance com a música francesa “de motel”,ela tasca um belíssimo tapa na cara aos que se sentem com direito de destruir a vida do outro,matando “por amor.”Je t’aime…je te tue…
Penélope,tem esta versão menos pecaminosa,a gente até pode pensar que a voz é entre véus ou aureolada,ao invés de entre lençóis,por assim dizer….
http://www.youtube.com/watch?v=7zFTxDMC0xQ
Lela
Fez a caveira de Le Pen e homenageou Edith Piaf que, dizem, era simpatizante do nazismo. Essa Madona não é uma abestalhada? E o povo coooompra…
josinete pereira da silva
Ameiiiiiiiiii esta versão ficou otima, esta musica fez parte de minha vida, escutei muito escondida de minha mãe e viajava na minha imaginação. adoreiiiiiiiiiiiiii
Thais
Acho (só acho) que Madonna já passou do limite há muito, muito tempo…
Bom, desde pequena escuto essa música e também não sei desde quando que eu a conheço como música de motel. Conheço pessoas que ficam ruborizadas quando escutam “Je t’aime”…hahahaha
Rodrigo Lavalle
Se fosse no Brasil e ela tivesse cantado alguma música do Wando a gente ia achar super fofo o sotaque e os erros.
Rodrigo Lavalle
Bem polêmica mesmo. A revista Les Inrock chamou a homenagem de ‘pathétique’: http://www.lesinrocks.com/inrocks.tv/madonna-reprend-serge-gainsbourg-a-lolympia/.