Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
Nem todo mundo conhece Serge Gainsbourg ou suas músicas, mas, sempre que eu cantarolo um pedaço de Je t’aime…moi non plus, a reação é a mesma: “ah, sim, aquela música de motel!”. Eu realmente não sei se essa música tocava muito em rádios de motel antigamente, ou se foi usada em alguma propaganda, só sei que ela é conhecida assim para a maioria das pessoas que não sabem quem foi Gainsbourg.

Ontem, em Paris, Madonna fez uma versão da polêmica canção. E eu nem preciso dizer que usar a palavra polêmica para descrever qualquer coisa relacionada à Rainha do Pop é redundância. Depois de ser ameaçada de processo pela ex-presidenciável Marine le Pen por associar a sua imagem à de Hitler e projetar uma imagem de Marine com uma suástica na testa, Madonna voltou a Paris com a turnê MDNA e fez uma versão (um tanto controversa) de Je t’aime…moi non plus. Durante o show, Madonna ainda reverenciou Édith Piaf e homenageou artistas franceses.

E Madonna, com o seu espírito rebelde, não poderia ter feito uma escolha melhor. Je t’aime…moi non plus mal tinha nascido e já gerava controvérsia. A canção, composta a pedido de Brigitte Bardot, foi inicialmente gravada em 1967 com vocais de Gainsbourg e da musa inspiradora, mas foi retirada das rádios um dia depois por conta de uma ameaça do então marido da BB, que ameaçou processar Gainsbourg. Ela só foi ser lançada novamente em 1969, em dueto com Jane Birkin, então companheira de Serge.

“Sans conteste le Vatican”

O sucesso da música no borbulhante final da década de 60 foi estrondoso e, naturalmente, devido ao altíssimo apelo sexual (ou melhor, sensual) desagradou ao Vaticano. Logo que o jornal católico (apostólico e romano!) L’Osservatore Romano a qualificou como obscena, a música foi proibida na Itália, para depois ser seguida pela Suécia e pela Espanha.

Segundo contam, Gainsbourg, sempre sarcástico, quando um jornalista perguntou qual era o melhor agente de publicidade, prontamente respondeu: “Sans conteste le Vatican”.

Abaixo, algumas das várias versões existentes de Je t’aime…moi non plus.

A de Nick Cave com Anita Lane.

A dos Pet Shop Boys.

Pela primeira vez com duas mulheres cantando em dueto.

E uma paródia do ator comediante Bourvil.

http://soboceudeparis.com

Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris

 

Resolva sua viagem:

Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.

No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.

Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]

No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.

Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.

Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.

Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.

Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.

 

Inscreva-se na newsletter e receba as novidades do Conexão Paris