Este artigo foi escrito por Vivian Camparelli.
Experimentei vários aplicativos sobre Paris e aqui vai a minha seleção que provavelmente mudará radicalmente a minha próxima ida à Paris.
Se tiverem mais alguma sugestão, por fovor, apresentem.
Museus
.Musée du Louvre. Gratuito. Atualizado em 03.03.2010. Em inglês. Oferece mapa com localização das principais obras, descrição das obras e informações práticas sobre o museu.
.Guide do the Louvre. 0.99 dólares. Atualizado em 10.04.2009. Em inglês. Válido para quem quer conhecer o museu todo e domina bem o inglês. Entre este e o anterior, ficaria com o primeiro, é mais dinâmico e gratuito.
.Orsay Tour. 1.99 dólares. Em inglês. Fornece mapa do museu e disponibiliza descrição em áudio e escrita sobre os setores do museu.
Dicionários e tradutores- francês
.uTalk – francês/português. Ensina o básico da língua francesa. Ótimo.
.Lonely Planet French Phrasebook. 5.99 dólares. Em inglês. Tradutor de viagem com áudio. Recomendo.
.Odyssey Translator French Free. Gratuito. Em inglês. Similar ao aplicativo anterior, mas menos completo. Quase uma amostra grátis.
.Ispeak French. 1.99 dílares. Tradutor como estes da internete que passa as frases do inglês para o francês. Não encontrei uma versão de português para o francês.
Transportes e Mapas
.Paris Metro System. Gratuito. Em francês. Mapa do metro de Paris. Muito prático.
.RATP Lite: Metro & Bus Paris Officiel. Gratuito. Em francês. Oferece mapa do metro, dos ônibus diurnos e noturnos, dos ônibus no final de semana e feriados.
.RATP Premium Subway.0.99 dólares. Em inglês. Versão completa e interativa do aplicativo anterior oferecendo as rotas desejadas.
.Paris Street Map Lite. Gratuito. Em inglês. Mapa de Paris permitindo que o turista se localize no mapa. Não é muito completo.
.Metro Paris Subway. 0.99 dólares. Em inglês. Parece mágica. Aplicativo com a tecnologia da “realidade aumentada”, ou seja, você direciona a câmera do Iphone em direção ao horizonte e ele mostra as estações de metro próximas, a distância que você está delas. Além disto, mostra ponto comerciais na redondeza, como MacDonalds, Starbuks e outros. Disponibiliza também mapa interativo do metro, ônibus e RER.
Guias
.Le Parisien Sortie. Gratuito. Em francês. Guia de eventos de Paris. Dinâmico e completo.
.Top 10 Paris. 7.99 dólares. Em inglês. Diversos top 10 da cidade: museus…
.Lonely Planet Paris City Guide. 5.99 dólares. Em inglês. Versão digitalizada do guia papel. Achei cansativo, porque os textos são longos.
.Paris: A Frommer’s Complete Guide. 4.99 dólares. Em inglês. Guia completo.
.CityGuide Paris – Marco Polo. 4.99 dólares. Em inglês. Guia completo. Na minha opinião o mais prático e melhor organizado dos guias completos.
.Michelin guide Restaurant. 9.99 dólares. Em inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. Ainda não utilizei porque é preciso estar em Paris para ele funcionar. Mostra os restaurantes próximos de onde o turista se encontra.
.My Airport – Service Officiel d’Aeroports de Paris. Gratuiro. Em francês. Um pouco confuso, mas cumpre a promessa de informação de vôos.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
119 Comentários
Lucy
Eu estava procurando isso exatamente! Vou passar um mês em Paris em agosto e estava atrás dos aplicativos para o iPhone. Já tenho um do Louvre e um do metrô…. vou atrás dos outros! Obrigada!
Sueli OVB
KIKA MELLO
Que maravilha essa sua dica para o Moleskines Citynotes!
Eu não conhecia e achei fantástico.
Você e a Vivian deram um banho nesse post.
Parabéns, meninas!
Continuem nos brindando com a sabedoria dos jovens.
Beijos às duas.
Vivian Campanelli
Excelente dica Kika Mello!!!!
O sistema de busca sugerido ajudaria inclusive pra quem acessa o blog pelo computador mesmo. Assim, provavelmente o número de perguntas repetitivas diminuiria.. Para saber sobre determinado assunto, colocaríamos palavras chaves no campo de busca e sairia tudo que foi comentado no blog sobre o assunto.
Muitas vezes temos muitos esclarecimentos nos comentários e quando um leitor entra ele só lê o post e faz a pergunta, sem ler, por exemplo, nesse caso, os 87 comentários.
Beijos
Kika Mello
Lina querida
olá!
Aproveito a conversa sobre Iphones para te fazer uma sugestão no seu blog visando facilitar a ‘navegabilidade’ para aqueles que o acessam via Iphone como eu: seria interessante ter um botão no começo e fim dos comentários a cada post. Rolar todo o texto com, as vezes, 100 ou mais comments, ou até um número menor, é muito trabalhoso!
Também gostaria de saber se vc não acha interessante que o sistema ‘ Busca ‘ do seu blog pudesse contemplar a lista de comentários de cada pessoa. Assim , poderia refinar e concentrar os comments de meus pitaqueiros preferidos! É claro que manterei segredo para não suscitar nenhum entrevero ( rsrsrs).
Um abraço
conexaoparis
Kika
vou perguntar para o papa da programação, o Alexandre.
Kika Mello
Beth e Helena
Sorry não ter me manifestado antes mas tive uns probleminhas pessoais que me afastaram de qualquer eletrônico por absoluta falta de tempo.
Nesta altura, nossa ‘maga do mundo ciber’ – Vivian- já se manifestou sobre as virtudes do Iphone 3Gs ( que é o que eu uso também, viu, Vivian) que realmente é muito bom, rápido, etc. Tenho filmado bastante com a câmera dele, gravado palestras, etc. Da máquina fotográfica, sinto falta do zoom que ele , infelizmente não dispõe. Desde que acessei pela primeira vez o CP, sempre o fiz via Iphone. Somente duas vezes usei meu PC. Ou seja: eu recomendo totalmente meu monstrinho que me viciou numa telinha minúscula . Ainda não baixei muitos aplicativos(app) por absoluta falta de tempo mas pretendo ter um dicionário, e baixar muitas músicas. Aliás, meninas, também se pode comprar um console charmosíssimo branco com caixinhas para amplificar o som e tocar no ambiente. Claro que não são super potentes mas cumprem bem seu papel.
Lembrete importante: o Iphone deve ser atualizado regularmente pelo Itunes( via computador de mesa ou laptop) para que os programas rodem com eficiência.
Quanto ao 4G eu ainda não li nada mas agradeço Vivian imensamente sobre o resumo oferecido. Parece que quanto maior a resolução da câmera, mais memória é solicitada e isso seria problema em viagens se for fotografar com ele ainda que eu acho que levaria uma câmera à parte com cartões extra de memória.
Maria das Graças
Você já viu os Moleskines Citynotes? Maravilhoso e inteligente caderninho de viagem que cabe na palma da mão e costuma apresentar: índice e mapa do Metrô, índice e mapa de ruas ( o de Paris tem 32paginas apenas de mapas com as principais ruas) , folhas em branco para anotações, quase 100 páginas organizadas como um índice telefônico mas com ícones( hotéis, restaurantes, etc) envelope para guardar papeizinhos e cartões, folhas translúcidas para marcar trajetos sobre os mapas ( um luxo !) . Enfim, ele é quase um Iphone de papel (rsrsrs).
Sugiro que acessem
http://www.moleskine.com
e vejam as mais de 40 cidades no mundo contempladas com um volume especial que , em média deve ter umas 220 pgs.
Por hoje é só. Um abraço.
Beth
Maria das Graças
Eu sempre faço reserva em restaurante, nem que seja meia hora antes, para evitar situações desagradáveis tipo ficar com a pior mesa, etc. É um hábito que mantenho mesmo aqui no Brasil. E eu também não gosto de restaurante vazio, dá a impressão de que a comida não é boa, risos.
Abs.
AUREA COSTA
Vivian,
Grata pelas informações. O note eu uso mais para descarregar fotos e falar pelo skipe. De fato, o planejamento eu ja tenho quase pronto num .doc. e na cabeça. “Viajo” tanto antes de ir que quando chego tudo me parece ja conhecido. Tenho anotado nesse doc. informações de horarios, preços, etc. para não ter que cada vez retornar à internet. Quando chegar mais perto de setembro, vou comprar algum ingresso on line, etc.(Ja assisti ate Elton John no Madison NYC comprando ingresso assim!). Viajando, geralmente passo o dia todo fora do hotel e vou precisar de informações à mão durante o dia. Vou experimentar o i-phone da minha irmã para ver se me adapto em tempo. Mais uma vez obrigada
Vívian Campanelli
Áurea, você usaria o note para que exatamente? Se for para planejamento acredito que você possa fazê-ló antes de ir e imprimir, ou até deixar no seu N95. Para e-mails e eventuais ligações para o Brasil acredito q vc possa usar o msn/skype do celular quando encontar ponto wi-fi. Assim dispensaria uma bagagem de mão (notebook, cabos e afins). Se a sua viagem for longa acredito que valha a pena.
Ah, lembrando que o note tb vai te servir para descarregar fotos né…
Bjos
Maria das Graças
Comi em restaurantes com indicações e me aventurei em alguns. Sempre comi bem em todos os lugares. Quando eu voltar ao Rio vai ficar ainda mais difícil frequentar restaurantes. Vou preferir cada vez mais comer na minha casa. E voltar com mais frequência aqui e na Italia, onde também se come muito bem.
Maria das Graças
Vivian, todo o planejamento em papel, organizado por arrondissimant e por assunto tem sido muito prático para mim. Fiz um caderninho, que cabe na minha bolsa. O NetBook tem me ajudado para ver quando os locais(lojas, restaurantes, boulangeries, livrarias) estão aberto e os horários. Isso por aqui é de uma importância que voces não tem idéia. Evita perda de tempo indo a locais que estão fechados. Sim, porque aqui não há regras. Fecham segunda, ou segunda e terça, ou no sabado. Procurar esses dados na hora, na rua, numa cidade cheia de atrações diversas como essa eu considero uma perda de tempo. Outra coisa, não precisei fazer reserva em nenhum restaurante. Todos tinham lugar. É certo que não fui aos badalados e nem turísticos. Eles sempre perguntam se fizemos reserva e dizemos não e sempre acham um lugar, no interior, que é onde nós preferimos ficar.