Este artigo foi escrito por Vivian Camparelli.
Experimentei vários aplicativos sobre Paris e aqui vai a minha seleção que provavelmente mudará radicalmente a minha próxima ida à Paris.
Se tiverem mais alguma sugestão, por fovor, apresentem.
Museus
.Musée du Louvre. Gratuito. Atualizado em 03.03.2010. Em inglês. Oferece mapa com localização das principais obras, descrição das obras e informações práticas sobre o museu.
.Guide do the Louvre. 0.99 dólares. Atualizado em 10.04.2009. Em inglês. Válido para quem quer conhecer o museu todo e domina bem o inglês. Entre este e o anterior, ficaria com o primeiro, é mais dinâmico e gratuito.
.Orsay Tour. 1.99 dólares. Em inglês. Fornece mapa do museu e disponibiliza descrição em áudio e escrita sobre os setores do museu.
Dicionários e tradutores- francês
.uTalk – francês/português. Ensina o básico da língua francesa. Ótimo.
.Lonely Planet French Phrasebook. 5.99 dólares. Em inglês. Tradutor de viagem com áudio. Recomendo.
.Odyssey Translator French Free. Gratuito. Em inglês. Similar ao aplicativo anterior, mas menos completo. Quase uma amostra grátis.
.Ispeak French. 1.99 dílares. Tradutor como estes da internete que passa as frases do inglês para o francês. Não encontrei uma versão de português para o francês.
Transportes e Mapas
.Paris Metro System. Gratuito. Em francês. Mapa do metro de Paris. Muito prático.
.RATP Lite: Metro & Bus Paris Officiel. Gratuito. Em francês. Oferece mapa do metro, dos ônibus diurnos e noturnos, dos ônibus no final de semana e feriados.
.RATP Premium Subway.0.99 dólares. Em inglês. Versão completa e interativa do aplicativo anterior oferecendo as rotas desejadas.
.Paris Street Map Lite. Gratuito. Em inglês. Mapa de Paris permitindo que o turista se localize no mapa. Não é muito completo.
.Metro Paris Subway. 0.99 dólares. Em inglês. Parece mágica. Aplicativo com a tecnologia da “realidade aumentada”, ou seja, você direciona a câmera do Iphone em direção ao horizonte e ele mostra as estações de metro próximas, a distância que você está delas. Além disto, mostra ponto comerciais na redondeza, como MacDonalds, Starbuks e outros. Disponibiliza também mapa interativo do metro, ônibus e RER.
Guias
.Le Parisien Sortie. Gratuito. Em francês. Guia de eventos de Paris. Dinâmico e completo.
.Top 10 Paris. 7.99 dólares. Em inglês. Diversos top 10 da cidade: museus…
.Lonely Planet Paris City Guide. 5.99 dólares. Em inglês. Versão digitalizada do guia papel. Achei cansativo, porque os textos são longos.
.Paris: A Frommer’s Complete Guide. 4.99 dólares. Em inglês. Guia completo.
.CityGuide Paris – Marco Polo. 4.99 dólares. Em inglês. Guia completo. Na minha opinião o mais prático e melhor organizado dos guias completos.
.Michelin guide Restaurant. 9.99 dólares. Em inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. Ainda não utilizei porque é preciso estar em Paris para ele funcionar. Mostra os restaurantes próximos de onde o turista se encontra.
.My Airport – Service Officiel d’Aeroports de Paris. Gratuiro. Em francês. Um pouco confuso, mas cumpre a promessa de informação de vôos.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
119 Comentários
Aurea Costa
João, Vivian, pitaqueiros,
Estarei indo a Paris em setembro e começo a curtir desde os momentos dos planejamentos, e desta vez aqui nno CP vou aproveitar bem mais com certeza.
Eu 2008 quando fui, havia comprado um laptop já perto de ir e o resultado foi que quanse não usei, a não ser para guardar fotos, etc; Desta vez estava pensando levar um Iphone. Atualmente tenho um Nokia -N95 mas estou com receio de trocar pelo iphone 3gs e não conseguir me familiarizar em temo com os recursos. Levo meu nokia que ja estou acostumada e o lap top pra deixar no hotel? Geralmente ja chego nos locais sabendo tudo o que tem por perto. Façõ um recohecimento pelas redondezas no google eart ou google maps, roteiros, etc. Gostaria do palpite dos entendidos e experientes
Abçs
Madá
João,
Eu incluiria no seu check-list não esquecer de levar o cabo que permite a transmissão da camera fotográfica para o Notebook…
Pessoal,
se voces comprarem um chip com serviço de dados na França (SFR ou Orange), vcs poderão usar o Iphone como aqui no BR. Tem um post discutindo essas opcoes. Alguém lá disse que o pacote para ligações locais e acessoa a dados não custa caro. É só levar o Iphone desbloqueado.
Vivian Campanelli
João, estarei em Paris no final de setembro e começo de outubro… confesso que a realidade relatada muito me decepcionou, mas com certeza me abre os olhos pra nao deixar aquela idéia de ir prevenida, com os papéis na mão! hehehe
Obrigada! Super útil o seu depoimento!
Beth
João
Eu não tive problemas com wifi no meu quarto de hotel em Paris, onde usei o netbook sem problemas. Nem precisei fazer backup, etc. E para me comunicar com a família (que foi junto na viagem) compramos dois BicFhones descartáveis por 30€…
Maria das Graças
João, concordo com voce e para mim também o planejamento antes da viagem está sendo fundamental para o sucesso da minha temporada aqui. Trouxe o NetBook, no apto tem wifi e uso o Skype. No apto alugado onde estamos podemos fazer ligações para telefones fixos em diversos países o que facilita o nosso contato com familiares que não tem Skype. As fotos estão no NetBook e um backup no pen drive. Melhor impossível. Trouxe o celular com rooming mas não precisei usá-lo nenhuma vez. Sou fã da tecnologia mas as vezes me sinto embaralhada com tanta tranqueira.
Madá
Joao,
Achei legal suas dicas. Eu sempre levo o notebook e me esqueço do cabo que permite a transferencia da maquina de fotos ao note e na França nada é compatível ….
Porem, vc nao tentou usar um chip local com pacote de dados como foi mencionado em outros posts ? Dessa forma vc fica independente dos pontos grátis de rede sem fio. Li nesses posts aqui do CP que o serviço não fica muito caro.
Helena Bäuerlein
Oi João,
Contribuiu sim.
Nessa minha nova fase ”hacker”, qualquer informação acrescenta muito.
Não entendi muito bem , mas vou ler outra vez.
É meio complicadinho, né? Cada hora vcs usam um novo termo.
É meu novo desafio.
Êta blog, bom. Até cursos à distância ele oferece !
Merci !!!
Helena Bäuerlein
Beth,
Depois dos 45 , estamos todos na terceira idade !
Nosso objetivo agora é a 4a. idade, com muita qualidade de vida e dominando todos os gadgets e os avanços tecnológicos !
Tomara… !
Joao
Ola Gente
Cheguei de Paris na ultima 4a-feira(30) depois de 45 dias pelo velho continente. Dessa vez levei o meu Iphone 3GS cheio de APPS instaladas, ao invés do meu meu notebook, achando que iria encontrar pontos de acesso grátis por toda a europa. Apesar dos meus 34 anos de informática, foi PURA ILUSÃO.
Caia na real “Joaozinho” dizia a minha esposa a todo momento que eu tentava conectar-me à uma Wi-Fi “free of charge” e que fosse descente.
E para a minha surpresa o pior lugar foi Paris. A prefeitura local disponibiliza uma rede pública de Wi-Fi grátis que realmente não atende às necessidades de quem precisa baixar mapas, elaborar rotas(daqui/ali), localizar restaurantes etc….(veja a URL http://www.paris.fr/portail/pratique/Portal.lut?page_id=7799&document_type_id=5&document_id=29274&portlet_id=17981). Para e-mail, sem anexo – fotografia – por exemplo, até dá para fechar os olhos, com um punhado de paciência.
Portanto, a minha salvação foi a internet do hotel e do planejamento detalhado que fiz dos meus roteiros diários, esse último graças às dicas do próprio “Conexão”, “Viaje na Viagem”, “Janela Laranja” e dos colegas etc… Procurei contemplar opções de translado aeroporto/hotel, roteiros diários com pontos turísticos (endereço, horário, preço, formas de pagamento, destaques, promoções etc), restaurantes, confeitarias, bares, parques, mercados, feiras, passeios fora do perímetro urbano/turisticos, passeios de barcos etc.
Conclusão:
a) Leve um Netbook ou um Iphone sim, mas não abra mão de um bom e detalhado planejamento de viagem e guias;
b) Não deixe de instalar o Skype para falar diretamente do telefone com o pessoal no Brasil “de grátis” como diz a minha filha mais velha ((falava com elas todo dia por volta de 30 /40 minutos).
c) Iniba a opção de “Roaming de Dados” (Iphone : Ajuste=> Geral=> Rede )
d) Não deixe de levar um cabo de dados (UTP tipo 5). Alguns hoteis não tem Wi-Fi no quarto e sim rede local (IBIS por exemplo)
e) Se for para Londres não esqueça de levar um conector triplo chato (NTA 360). Caso contrário, pagará caro e em Libra;
f) Se não levar Notebook, não esqueça de levar memória suficiente para a sua máquina fotográfica. Em Paris não encontrei Internet Café, Fnac ou outro lugar que tivesse um gravador de DVD. Somente para leitura e gravação de CD – Pode? Lembre-se!! Se a sua memória for de 8GB vc irá necessitar de aproximadamente de 12 CDs OK?
g) Leve um “Pen Drive” de no mínimo 8GB, por segurança;
h) Leve midia DVD. Lá custa caro e em Euro.
Bom, espero ter contribuído. Um grande abraço e boa sorte.
Beth
Vivian
É “segunda Infância” em alemão, risos. Maneira carinhosa de chamar alguém de “velho”….
Bjs.