Este artigo foi escrito por Vivian Camparelli.
Experimentei vários aplicativos sobre Paris e aqui vai a minha seleção que provavelmente mudará radicalmente a minha próxima ida à Paris.
Se tiverem mais alguma sugestão, por fovor, apresentem.
Museus
.Musée du Louvre. Gratuito. Atualizado em 03.03.2010. Em inglês. Oferece mapa com localização das principais obras, descrição das obras e informações práticas sobre o museu.
.Guide do the Louvre. 0.99 dólares. Atualizado em 10.04.2009. Em inglês. Válido para quem quer conhecer o museu todo e domina bem o inglês. Entre este e o anterior, ficaria com o primeiro, é mais dinâmico e gratuito.
.Orsay Tour. 1.99 dólares. Em inglês. Fornece mapa do museu e disponibiliza descrição em áudio e escrita sobre os setores do museu.
Dicionários e tradutores- francês
.uTalk – francês/português. Ensina o básico da língua francesa. Ótimo.
.Lonely Planet French Phrasebook. 5.99 dólares. Em inglês. Tradutor de viagem com áudio. Recomendo.
.Odyssey Translator French Free. Gratuito. Em inglês. Similar ao aplicativo anterior, mas menos completo. Quase uma amostra grátis.
.Ispeak French. 1.99 dílares. Tradutor como estes da internete que passa as frases do inglês para o francês. Não encontrei uma versão de português para o francês.
Transportes e Mapas
.Paris Metro System. Gratuito. Em francês. Mapa do metro de Paris. Muito prático.
.RATP Lite: Metro & Bus Paris Officiel. Gratuito. Em francês. Oferece mapa do metro, dos ônibus diurnos e noturnos, dos ônibus no final de semana e feriados.
.RATP Premium Subway.0.99 dólares. Em inglês. Versão completa e interativa do aplicativo anterior oferecendo as rotas desejadas.
.Paris Street Map Lite. Gratuito. Em inglês. Mapa de Paris permitindo que o turista se localize no mapa. Não é muito completo.
.Metro Paris Subway. 0.99 dólares. Em inglês. Parece mágica. Aplicativo com a tecnologia da “realidade aumentada”, ou seja, você direciona a câmera do Iphone em direção ao horizonte e ele mostra as estações de metro próximas, a distância que você está delas. Além disto, mostra ponto comerciais na redondeza, como MacDonalds, Starbuks e outros. Disponibiliza também mapa interativo do metro, ônibus e RER.
Guias
.Le Parisien Sortie. Gratuito. Em francês. Guia de eventos de Paris. Dinâmico e completo.
.Top 10 Paris. 7.99 dólares. Em inglês. Diversos top 10 da cidade: museus…
.Lonely Planet Paris City Guide. 5.99 dólares. Em inglês. Versão digitalizada do guia papel. Achei cansativo, porque os textos são longos.
.Paris: A Frommer’s Complete Guide. 4.99 dólares. Em inglês. Guia completo.
.CityGuide Paris – Marco Polo. 4.99 dólares. Em inglês. Guia completo. Na minha opinião o mais prático e melhor organizado dos guias completos.
.Michelin guide Restaurant. 9.99 dólares. Em inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. Ainda não utilizei porque é preciso estar em Paris para ele funcionar. Mostra os restaurantes próximos de onde o turista se encontra.
.My Airport – Service Officiel d’Aeroports de Paris. Gratuiro. Em francês. Um pouco confuso, mas cumpre a promessa de informação de vôos.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
119 Comentários
eymard
Vivian, eu usei um do Chateau Chenonceau, bem interessante. Usei quando estive lá. abs
Maria das Graças
Karina, ou o autor da matéria adora o verão escaldante ou ele nunca esteve aqui em Paris no verão. Não gosto de verão. Basta o do Rio que tenho que suportar porque moro lá. Para mim tudo aqui perdeu o encanto. Não tem feira bonita, nem frutas bonitas, nem café na calçada. E o pior é que ar refrigerado por aqui é coisa raríssima. Estou pensando seriamente em antecipar a minha volta que está programada para o próximo dia 05/07.
Sueli OVB
KARINA
Muito boa a matéria!
Obrigada por compartilhar conosco, que não moramos aí no Rio.
Beijos
Sonia S
Maria das Graças,
O que você constata, sempre me impressionou.
Os parisienses falam o tempo todo ao celular. Sempre.
Outra coisa, antes do celular, eles usavam muito o telefone fixo. Cansei de entrar em loja, em galeria de arte, e sempre alguém, falando ao telefone. Nem aí, para quem entrava. Por mim, sempre acho ótimo. Entro, cumprimento, e passo a olhar o que me interessa. Quando quero levar alguma coisa, já esperei algumas vezes, que o (a) atendente desligasse o telefone. Tudo bem.
Um abraço e continue sua temporada maravilhosa,
Sonia S
Janine Barros
Vivian,
É pelo App Store mesmo que apareceu isso… Olha, eu vou tentar, mais uma vez, baixar algum aplicativo hoje, de casa. Depois conto como foi…
Quanto à possibilidade de identificar a minha localização, quando conectado, sabe que eu não sei dizer?! rs Vou procurar ver isso tb…
Obrigada!
Vivian Campanelli
Madá,
Estou a procura de audio-guides, por enquanto encontrei alguns dos bairros de Paris (se tiverem interesse falo mais sobre eles) e o aplicativo do Museu D´Orsay que eu coloquei no post também pode funcionar como uma espécie de audio guide do museu (e não necessariamente das obras).
Quais são os audio-guides encontrados pelos visitantes do Conexão?
Beijos
Karina
Dos 4 comentários à matéria sobre a qual o Ricardo S. falou, 2 mencionam o “verão insuportável” de Paris. Já vou preparada para o pior rsrs
link, a quem interessar: http://oglobo.globo.com/viagem/mat/2010/06/30/um-flaneur-gourmet-em-paris-917023417.asp
Vivian Campanelli
JANINE,
O seu relato é novidade pra mim, não tive que aceitar termo de contrato algum para baixar o aplicativo… achei engraçado inclusive. Eu baixo direto no Iphone, pelo aplicativo da App Store ou pelo Installous. Será que para baixar no Ipod Touch o esquema é diferente? Não vejo nenhum motivo pra isso… Uma pergunta… o Ipod Touch tem opção de informar sua localização atual, quando conectado à internet? Pergunto pois esse seria o único modo de identificar se vc está ou não no país.
Madá
Muito bom concentrar todos os aplicativos nesse post.
Obrigada Vivian e Lina.
Eu acrescentaria os audio-guides das exposições. Em várias vc pode acompanhar com o seu proprio aparelho e nao precisa compartilhar aqueles fones.
Karina
Alguém sabe dizer se em Versailles tem wi-fi que alcance a área dos Jardins próximo ao castelo?