“Aqui no Brasil, não se assuste se for convidado para uma festa de aniversário de dois anos de uma criança. Vai ter mais adultos do que crianças, e mais cerveja do que suco de laranja. Também não se assuste se parece mais com a coroação de um imperador romano do que como o aniversário de dois anos. É normal”.
Vocês se lembram do blog de Olivier Teboul chamado Aqui no Brasil? Tomando por modelo este autor, eu posso dizer que quando você for convidado, hoje, para uma festa infantil francesa, você não vai se assustar porque Aqui na França é assim também. Virou normal.
Crédito foto: Shutterstock.
Antes, as mães francesas compravam um bolinho na pâtisserie do bairro e colocavam as velinhas. Depois do jantar a pequena família reunida cantava “joyeux anniversaire” e pronto. Hoje as mães contratam uma empresa especializada em festas infantis e cada uma é mais sofisticada que a outra.
Em recente artigo do M Magazine do Le Monde, uma jornalista levantava a questão: o que foi que aconteceu em uma geração para que meses antes da data do aniversário dos filhos os pais passem horas na internet procurando temas para a festa? Mesmo com a crise, parece que o budget “aniversário criança” é sem limites. Como se a capacidade de imaginar festas cada vez mais extraordinárias fosse a única maneira de medir a qualidade de ser pai e mãe.
Parques de diversão e zoológicos encontraram, na organização de festas infantis, um meio fabuloso para ganharem dinheiro. No programa, além das atrações de cada um deles, caça ao tesouro e diploma de detetive no final.
Um antropólogo americano (*) analisou o fenômeno e chegou à seguinte conclusão: estas festas são uma singularidade do mundo ocidental e representam um ritual de passagem. Os pais consacram fortunas para que a festa de aniversário da criança seja um evento inesquecível e único.
Crédito foto: Shutterstock.
Na França, mesmos os pais que resistem a moda acabam desistindo e entram na onda. Em comentário divertido, o jornalista do Le Monde explica que a lógica das festas de aniversário é a mesma da corrida ao armamento. Podemos jogar fora nossas armas se todos fizerem o mesmo. As convicções dos pais mais lúcidos se chocam contra a tendência e o lifestyle. Se a família for convidada para uma festa de aniversário com um domador de animais selvagens, você é obrigado a alugar uma estação espacial internacional no próximo aniversário do seu filho.
Os museus franceses também entraram nesta dança. Com uma diferença: cedo eles perceberam o “exagero” e decidiram dar uma outra orientação para estas festas. Após passarem dias procurando balões enchidos com helium presos nos tetos históricos ou procurando confetes entre esculturas famosas, a diretoria pede hoje aos pais para não acompanharem o aniversariante e seus convidados. Sozinhos com as crianças, os responsáveis do museu administram melhor a situação. Eles explicam aos pimpolhos que é proibido correr e gritar e criam um ambiente mais adequado à situação.
Artigo publicado na revista M do jornal Le Monde do dia 18 de julho de 2015.
(*)David Lancry, The Anthropopoly of Childhood
Conheça o guia Paris com Crianças, escrito por Adélia Lundberg com dicas do Conexão Paris. Ele traz uma seleção dos melhores programas para a criançada, organizados em nove roteiros pelas principais regiões de Paris, com mapas detalhados, e também informações práticas para ajudar no planejamento da viagem e na estadia. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
13 Comentários
Claudia
Em geral gasta-se o que não tem, para comprar um objeto (ou festa) que não precisa, para impressionar pessoas de quem não gosta…que lógica não é?
wendell
Acho também um exagero os gastos com festas infantis hoje em dia. A criança nem entende o que esta acontecendo mas a festança esta solta.
Jacqueline
Para mim, tanto faz aqui ou aí. Festa só para a família e um ou outro amigo mais chegado. Fico apavorada de ver como há pessoas capazes de gastar fortunas dando festas para todos que conhecem e que não conhecem. Q
Nilde Melo
Ja fui a algumas festas de aniversario de crianças aqui na França. Nada a ver com aquelas festas brasileiras.
Rodrigo Chaves
Acho difícil um francês médio achar normal esse tipo de ostentação.
Nas festas de família a que fui, criança nunca é tratada como imperador. Pelo contrário, ajudam os pais antes da festa, com os preparativos em casa; durante, servindo os convidados; e depois, com a faxina.
E estou falando de famílias de classe alta, com belas piscinas em casa.
Ana Flavia
Moro na França à 11 anos e sei bem que festa de aniversário de criança por aqui não existe, é só um bolinho de padaria e bombons para a família ou 5 amiguinhos. Ano passado festejei os quinze anos da minha filha num barco aqui mesmo onde moro, só um jantar para 20 amigos dela e os país dos jovens todos de classe média alta se admiraram muito. Realmente estas coisas nunca farão parte da cultura francesa.
maria estela daibert de andrade
Maio fui no aniversario de 6 anos de minha neta comemorado na cite de les enfants em Paris.Brincadeiras,,suco ,balas e bolo….Bem diferente do que vemos no Brasil.
Roberta
Isso pode até acontecer em alguns meios na França, mas está bem longe de ser normal. Moro na França há alguns anos, tenho várias amigas e amigos com filhos, e nunca vi ninguém planejar festas desse tipo, muito pelo contrário. Quando comento como é no Brasil, todos ficam literalmente chocados. Por isso repito, esse fenômeno pode até acontecer em alguns meios mais sensíveis à demonstração de status, mas não acontece na imensa maioria das famílias francesas – ao contrário do Brasil, onde as pessoas se endividam pra dar uma festa que está muito além de suas posses.
Flavie
Eu moro na Franca ha 8 anos e fui em inumeras festinhas de crianca. Posso dizer que nao existe comparacao possivel às festas brasileiras. Em geral, na frança faz-se uma festinha com alguns amigos da escola, da familia. Mas nunca vi festa de mais de 40 pessoas. Existe uma decoracao e as vezes nem isso… Nao ha exagero nem ostentancao. Tem muitas brincadeiras pras criancas. As festas q fui foram muitas vezes no 7eme arrondissement e outras na banlieue. Nao vi diferenca. Qdo vou ao brasil, ai sim me “assusto” com o tamanho da festa e mtas vezes a ostentacao desnecessaria.
Alexandre
As festas acabam sendo uma ostentação para a sociedade. As crianças nem vão lembrar dessas festas mais tarde. Mas o pior mesmo a meu ver aqui no Brasil são as cafonérrimas festas de 15 anos. Ainda bem que ultimamente algumas meninas com mais massa cinzenta preferem viagens, mesmo que pra Disney.