foto:Reuters – Liberation.fr
Todos já ouviram falar do Velib – velo en libre service – o programa da prefeitura de Paris que instalou estações de bicicletas por toda a cidade.
Este programa foi e está sendo um sucesso absoluto. Os parisienses passaram a utilizar as bicicletas para o trajeto casa/trabalho.
Este mesmo sucesso criou um grande problema para os que se ocupam da administração do programa: a regulação do número de bicicletas e de lugares livres em cada estação. O parisiense pega uma bicicleta na estação mais próxima da sua casa e vai estacioná-la na estação próxima do seu trabalho. Mas se ele perde a hora e acorda tarde não acha mais bicicletas perto de casa. Quando afinal ele consegue uma e chega atrasado no seu escritório, todas as vagas já estão ocupadas. De manhã, as estações dos bairros mais residencias se esvaziam e as dos bairros onde estão concentrados os escritórios ficam superlotadas. De tarde a situação se inverte.
A regulação se faz com caminhões que passam o dia todo recuperando bicicletas nas estações lotadas e abastecendo as vazias.
O horário da cinderala não é mais o último metrô e sim a última bicicleta.
Mas existe um outro problema. Aqueles que moram em bairros altos como Montmartre e Belleville, de manhã descem de bicicleta mas voltam para casa de metrô. Ninguém é doido de subir até o Sacre Coeur de Montmartre de bicicleta. Para incentivar o espírito esportivo e colaborador dos cidadãos, a prefeitura de Paris vai oferecer a todos aqueles que estacionarem as bicicletas nas estações dos bairros altos 15 minutos grátis. Como os 30 primeiros minutos são grátis para todos, os que aceitarem a proposta vão poder circular 45 minutos sem pagar nada.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
11 Comentários
Marcela Ventura
Cara Lina ,
Parabéns pelo seu trabalho. Tenho lido seu blog já faz bastante tempo.
Iremos para Paris agora em janeiro e gostaria de alugar bicicletas, mas tenho algumas dúvidas: temos que devolver a bicicleta no mesmo lugar em que alugarmos ? Li em seu blog que temos que pagar para estacioná-las , isso acontece nos pontos turisticos? Irei com crianças , consigo encontrar bicicletas em vários tamanhos?
Muito obrigada!!! E aguardo seu retorno.
Abraços
Marcela
Mari
Ola,
Descobri o site através do Freire’s e to amando!!! to viciada! hehehe….
Queria fazer um comentario sobre o velib que é importante para os turistas, só aceita os cartoes com chip, o que aqui na França é basico mas no Brasil nao sao todos que têm… acho que so os mais novos…
Bjo, Mari
conexaoparis
Jader,
Fui, visitei a catedral e voltei. Não sei se vale a pena para aqueles que estão por poucos dias em Paris. Ela não é mais bonita do que a Notre Dame de Paris. Só se você é um especialista em catedrais e gostaria de conhecer todas. Neste caso vá a Chartres, é pertinho e você pode comprar a passagem na hora.
conexaoparis
Ana Paula e Célio
Os turistas usam o serviço como todo mundo. Não precisa de cadastramento. Ele funciona com o cartão de crédito e nos artigos precedentes eu explico como. É muito fácio. Em cada estação, onde a bicicleta está amarrada, tem uma pequena máquina digital onde você introduz o cartão e vai seguindo as operações.
Jader Medeiros
Olá, descobri seu blog nas minhas andanças pela internet e achei excelente. Pretendo ir a Paris em setembro e quero fazer um passeio de um dia a Chartres. Sei que é uma pequena cidade medieval e que possui uma belíssima catedral. Minhas dúvidas: o passeio vale a pena? Pretendo ir de trem. Já descobri que a estação em paris é a de Montparnasse, porém não sei como funciona o sistema de trens na França. Posso comprar a passagem de inda e volta na hora ou tem que comprar antecipadamente?
Muito obrigado.
Claudia Pimenta
oi lina!
adoro seu blog… e Paris, claro! vc consegue dar dicas incriveis, mesmo p/quem ja conhece a cidade-luz, estimulando o gostinho de quero mais! gostaria de saber se posso incluir seu link no meu blog, ja que sou uma apaixonada por esta cidade de conexao. aguardo sua visita!
e parabens pelo manhattan!
bjs,
claudia.
Célio
Olá Lina,
Vc. poderia explicar com detalhes como funciona o serviços…é cartão de crédito???? ou compra-se um bilhete?????
Um abraço e obrigado.
ana Paula
Oi Lina,
Para quem vai a turismo é facil usar o serviço ou tem de se cadastrar na Prefeitura?
bjs
Ana Paula
Goimar Dantas
Adorei seu blog, menina!
Tinha visto a dica no Manhattan Connection! Paris é uma saudade e, posso dizer, um desejo inacabado na minha vida… Estive aí a trabalho, durante 10 dias e foram raras as oportunidades de passeio… Pretendo voltar o quanto antes, sem a carga de trabalho, claro… Enquanto isso não acontece, vou viajando aqui pelo seu espaço, que é uma delícia!
Obrigada pela oportunidade!
Parabéns!
Um beijão!