Andar de bicicleta em Paris é uma das formas mais agradáveis de conhecer a cidade. Veja abaixo o passo-a-passo de como alugar uma bike Vélib’, o sistema de aluguel de bicicletas da prefeitura, que é um sucesso entre os parisienses.
Artigo de autoria do leitor Eduardo V.
1 – É extremamente simples, seguro e prático;
2 – Você se dirige a um dos inúmeros totens espalhados pela cidade;
3 – “Examina” uma bicicleta para ter certeza que não está quebrada ou com o pneu vazio;
4 – Em um dos lados dos totens há um visor com um teclado e um local para colocar o cartão de crédito;
5 – Na tela do visor tem a opção idioma na tecla 3 (não tem português);
6 – O próximo passo é escolher se (a) você já tem um cartão Vélib’ com identificador que lhe permite alugar as bicicletas ou se (b) você irá adquirir um naquele momento;
7 – Optando em adquirir um cartão Vélib’, você escolhe se quer um cartão válido por 7 dias (8€) ou válido por 1 dia (1,70€);
8 – Nesse momento ele pede para você criar uma senha de 4 dígitos para sua conta de assinante Vélib’ que está sendo criada e pede para você inserir seu cartão de crédito com chip. A tela informa também que será feita uma pré-autorização de 150 euros no seu cartão como uma caução;
9 – Após isto, o totem imprime seu cartão de assinante onde consta o número (8 dígitos) da sua conta Vélib’ criada;
10 – O totem volta a tela inicial e, depois de escolher o idioma, escolha a opção de JÁ SER UM ASSINANTE;
11 – Ele pede o número do seu cartão de assinante (8 dígitos) e sua senha pré-cadastrada (4 dígitos), abrindo sua conta;
12 – Nesse momento você escolhe a opção: ALUGAR UMA BICICLETA;
13 – O totem pede para você digitar o número da bicicleta em questão (localizado ao lado de cada bicicleta) e destrava a bicicleta escolhida, você ouvirá um “clique”;
14 – É só puxar a bicilceta para trás e sair pedalando por Paris;
15 – Além do valor do cartão Vélib citado no item 7, é cobrado também um adicional por tempo de utilização das bicicletas. A cobrança é feita da seguinte forma: a primeira meia-hora é grátis; a segunda meia-hora 1 euro; a terceira meia-hora 2 euros; da quarta meia-hora em diante 4 euros por meia-hora. Ou seja 2 horas seguidas custará 7 euros; 5 horas custará 31 euros;
16 – Para devolver: se dirija a qualquer totem, encaixe a bicicleta até ouvir 2 “cliques” e a luz ao lado do número ficará verde;
17 – Para sua segurança, se dirija ao totem e acesse sua conta como explicado acima e terá a opção de imprimir o ticket de devolução;
18 – Você usará este cartão de assinante durante o período para o qual você comprou (1 ou 7 dias) quantas vezes quiser;
19 – Essa sua conta criada expirará ao término do período pelo qual você adquiriu seu cartão de assinante do Vèlib.
Dica: Se for pedalar por muito tempo, troque de bicicleta com menos de 2 horas para não sair muito caro. Ao expirar a conta a Vélib’ debitará o que você usou de aluguel. Por isso sempre imprima seu ticket de devolução para ter certeza que ela foi computada e até como forma de garantia.
Na verdade o melhor é trocar de bicicleta de meia em meia hora para não ter que pagar o extra.
Abraços
Eduardo V.
Completo o artigo de Eduardo informando que pelo site oficial do Velib vocês podem abrir uma conta, procedimento descrito nos itens acima. As opções de idiomas são: francês, inglês e espanhol. Na homepage, clique em ‘Mon Abonnement’. A conta pode ser válida imediatamente ou a partir da data escolhida. Acho mais fácil fazer a inscrição em casa, com calma e neste caso escolham data futura.
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
125 Comentários
Donizetti
“15- A cobrança é da seguinte forma: a primeira meia-hora grátis, a segunda meia-hora 1 euro, a terceira meia-hora 2 euros, da quarta meia-hora para cima 4 euros. Ou seja 2 horas seguidas custará 7 euros, já 2horas e 10 minutos custará 11 euros;”
Essa informação não está clara no site. Pelo leitura que eu fiz, paga-se 1,70 por dia e pode-se usar a bicicleta quantas vezes quiser, sem qualque acréscimo. Inclusive, perguntei isso para um parisiense e a informação foi a mesma. Quem está errado nessa história? O fracionamento em meia hora torna o uso das bikes muito caro!
Abraço,
conexaoparis
Donizetti
O valor de 1.70 é relativo à inscrição e obtenção de uma conta Vélib.
Em seguida o cliente paga os valores acima por hora. Uma tática consiste a trocar de bike à cada 29 minutos.
Clara
Faltou dizer que só aceita cartão com chip. Não lê tarja magnética. Se seu cartão é dos velhos, não dá.
Nilza Freire
Lina, bom dia e a todos Tambem. Desculpe-me por aproveitar seu espaço, mas e que preciso saber sr alguem do CP tem informacoes sobre sites de compra coletiva (tipo Peixe Urbano, Groupon), que estao oferecendo, aos montes, viagens para a Europa, principalmente para Paris, a preços muito convidativos, mas suspeito da idoneidade deles. Alguem tem alguma informação?
Beijos
Nilza
conexaoparis
Nilza Freire
Não posso te ajudar. Nunca comprei nada por estes sites de compras coletivas. Tomara que um leitor ou leitora possa nos dar dicas.
TATIANA
completando a minha pergunta Lina….a parte do cartão de crédito tb pode ser feita pela internet??
conexaoparis
Tatiana
Você se inscreve para ter uma conta Vélib com número e senha por internet. Em seguida, na hora entra a parte do cartão de crédito.
Adriana Pessoa
Fico com vontade de alugar, pois adoro pedalar.
Mas confesso que ainda acho muito, mas muito complicado todo o processo de aluguel.
Bjs.
conexaoparis
Adriana Pessoa
Não é complicado. Parece, mas não é.
Jonas
Lina, e como são as ciclovias nas ruas de Paris? é fácil ir de um ponto a outro sem precisar competir com carros?
conexaoparis
Jonas
Vou publicar amanhã artigo sobre as ciclovias em Paris.
TATIANA
Lina, até qual passo é feito pela internet agora??
Letícia R.
Li aqui no CP artigos sobre Vélib e fiquei preocupada com os problemas relatados anteriormente.
Que bom saber essas novidades! Vou alugar uma bicicleta com mais tranquilidade, depois dessas informações.
Obrigada!
Abraços,
Letícia.
Jane Curiosa
Ótima informação.Eu teria me enroscado no nº 9.
Obrigada .
Suly
Parabéns pelo passo-a-passo super bem explicado. Na minha próxima viagem à Paris acho ele será bem útil.