Cada vez que circulo pela rota do vinho, de Colmar a Riquewihr, Hunawihr e Ribeauvillé, tenho a certeza que nada na França pode ser mais calmo, mais verde, mais florido, mais organizado.
Impossível dizer que a Alsácia seja a região mais bonita da França. Todas são bonitas. Mas a tentação é grande.
Este é o primeiro artigo sobre a Alsácia e o meu primeiro conselho é simples. O que a Alsácia tem de mais bonito são os vilarejos. Se eu tivesse que escolher entre visitar Strasbourg e as pequenas cidades, escolheria as últimas.
Um circuito completo, Strasbourg, Colmar e as pequenas cidades pede no mínimo quatro dias. Para visitar somente as pequenas cidades bastam dois dias.
O segundo conselho é fazer o percurso Paris/Strasbourg de trem TGV e em seguida alugar carro para conhecer a região. Para as pessoas que escolheram conhecer somente as pequenas cidades da rota do vinho o melhor seria continuar a viagem de trem até Colmar e lá alugar um carro. Na praça da estação de Colmar (9 place de la Gare) se encontra uma agência da Avis. Reservem com antecedência.
A minha sugestão de itinerário seria sair de Colmar direto para uma degustação de vinhos. Bela maneira de abordar o assunto.
O fabricante se chama Koeberlé Kreyer, produtores de vinho desde 1760. A cave se encontra na pequena cidade de Rodern, distante 30 minutos de Colmar. Chegando na cidade é só perguntar onde se encontra este produtor.
Os vinhos Koeberlé Kreyer foram várias vezes recompensados. Nós provamos um Gewurztraminer Grand Cru, inesquecível. E, detalhe importante, o patrão é simples, jovial, sorridente, um pequeno fazendeiro produtor de vinhos maravilhosos.
De Rodern, voltamos para Colmar passando por estas cidades que criaram a fama da Alsácia.
Aqui está o mapa de toda a rota do vinho da Alsácia. Eu fiz somente este pequeno trecho descrito acima porque é o mais bonito.
Leia também: A rota dos vinhos da Alsácia.
Como ir de Paris até Estrasburgo, a principal cidade da Alsácia
. De trem. Em 2 horas é possível fazer Paris Gare de l’Est /centro de Strasbourg. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. E se comprar sua passagem com antecedência no site da RailEurope (clique aqui), consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. A viagem de avião dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Strasbourg, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. Passando por Reims, Epernay e Metz. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta costuma ser a opção mais barata mas também a mais longa, com cerca de 6h30 de viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
314 Comentários
Mário A Zambiazzi
Oi, Lina. Estou partindo sexta feira para Milão para um giro europeu de 30 dias. No nosso roteiro está incluida Paris. Essas cidades que postaste dá uma sensação de “perda”, pois parece que “não vai dar tempo”, ou, ainda “iiiiii… não ví isso… não vi aquilo…” (sabe?) de tão apaixonante que parece ser. A historia da exposição de Monet com o final no restaurante foi demais (rs). Gostei e já inclui no trajeto. Muito obrigado.
conexaoparis
Mário
Este restaurante é realmente especial.
Paulo
Oi LIna!
Estarei hospedado próximo à estação Cluny-Sourbone. Qual a melhor forma para chegar a Gare D´Este de metro e/ou RER? Qual o horário devo sair do hotel para não me estressar com o horário?? Meu trem para Strasbourg parte às 08:24h.
Muito obrigado.
conexaoparis
Paulo
Pegue na estação Saint Michel – ao lado da Cluny – a linha 4 que é direta para Gare de l’Est. Saia de casa entre 7.30 e 7.45h.
Celeste
Lina , de qual esteção sai o trem para Strasbourg?
conexaoparis
Celeste
Da Gare de l’Est.
Celeste
Olá Lina ,minha viagem à Paris em outubro quando fiz 25 anos de casada foi maravilhosae, em grande parte graças a sua ajuda, vamos voltar em dezembro para passar Natal e Ano Novo desta vez levaremos nossos filhos (um casal -19 e 24 anos) gostaria muito de conhecer Strassburg , voce acha que vale a pena nesta época do ano ,minha duvida é em relação ao frio, mas já me falaram que tem uma feira de natal que vale a pena. O que voce me diz?
conexaoparis
Celeste
Acho que vale a pena. Mesmo a experiência do frio e neve é importante e inesquecível.
Aline Paola
Olá pessoal,
Com o aval da Lina, compartilho com vocês um excelente post sobre a rota dos vinhos da Alsácia:
http://www.entreculturas.com.br/2010/12/a-rota-de-vinhos-e-as-vilas-floridas-da-alsacia/comment-page-1/#comment-887
Vou para Colmar daqui a 2 semanas!!!! Meu roteiro foi feito com base nos posts do Conexão, contando com as indicações sobre os vinhos obtidas no http://www.entreculturas.com.br
Abraços a todos!
Aline Paola
Olá Lina,
Vou testar o roteiro do Conexão daqui a duas semanas rsrs. Resolvi me hospedar em Colmar e passear pelos vilarejos, conforme suas indicações! Só estou em dúvida quanto às passagens de trem..não sei se compro passagem do TGV pela net ou deixo para comprar em Paris na semana que vem (chego no dia 24/04).
Outra coisa, é fácil alugar carros lá? Qual a média de preços???
Muuuuuito obrigada!!!!
Beijos
conexaoparis
Aline
Compre lá quando chegar. Mas não compre na última hora.
Mas o carro, melhor reservar. Os preços variam muito. Se reservar mais cedo é mais barato, na última hora mais caro.
Eu uso muito a europcar. Mas não sei os preços atuais. Entre no site deles e compare com outras como a Hertz.
Aline
Oi Lina,
Desculpe a pergunta anterior..havia feito a busca errada!!!!
Beijos
Aline
Oi Lina, para ir de Paris a Colmar de trem não tem TGV. Qual trem poderia pegar??
Obrigada!
Beijos
Daniela
Amei rever estas fotos. Fiz esta viagem ano passado de carro (moro aqui na Bélgica) e recomendo muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Vou voltar lá com certeza!!!
Seu blog está cada dia melhor, parabéns!