Cada vez que circulo pela rota do vinho, de Colmar a Riquewihr, Hunawihr e Ribeauvillé, tenho a certeza que nada na França pode ser mais calmo, mais verde, mais florido, mais organizado.
Impossível dizer que a Alsácia seja a região mais bonita da França. Todas são bonitas. Mas a tentação é grande.
Este é o primeiro artigo sobre a Alsácia e o meu primeiro conselho é simples. O que a Alsácia tem de mais bonito são os vilarejos. Se eu tivesse que escolher entre visitar Strasbourg e as pequenas cidades, escolheria as últimas.
Um circuito completo, Strasbourg, Colmar e as pequenas cidades pede no mínimo quatro dias. Para visitar somente as pequenas cidades bastam dois dias.
O segundo conselho é fazer o percurso Paris/Strasbourg de trem TGV e em seguida alugar carro para conhecer a região. Para as pessoas que escolheram conhecer somente as pequenas cidades da rota do vinho o melhor seria continuar a viagem de trem até Colmar e lá alugar um carro. Na praça da estação de Colmar (9 place de la Gare) se encontra uma agência da Avis. Reservem com antecedência.
A minha sugestão de itinerário seria sair de Colmar direto para uma degustação de vinhos. Bela maneira de abordar o assunto.
O fabricante se chama Koeberlé Kreyer, produtores de vinho desde 1760. A cave se encontra na pequena cidade de Rodern, distante 30 minutos de Colmar. Chegando na cidade é só perguntar onde se encontra este produtor.
Os vinhos Koeberlé Kreyer foram várias vezes recompensados. Nós provamos um Gewurztraminer Grand Cru, inesquecível. E, detalhe importante, o patrão é simples, jovial, sorridente, um pequeno fazendeiro produtor de vinhos maravilhosos.
De Rodern, voltamos para Colmar passando por estas cidades que criaram a fama da Alsácia.
Aqui está o mapa de toda a rota do vinho da Alsácia. Eu fiz somente este pequeno trecho descrito acima porque é o mais bonito.
Leia também: A rota dos vinhos da Alsácia.
Como ir de Paris até Estrasburgo, a principal cidade da Alsácia
. De trem. Em 2 horas é possível fazer Paris Gare de l’Est /centro de Strasbourg. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. E se comprar sua passagem com antecedência no site da RailEurope (clique aqui), consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. A viagem de avião dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Strasbourg, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. Passando por Reims, Epernay e Metz. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta costuma ser a opção mais barata mas também a mais longa, com cerca de 6h30 de viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
314 Comentários
Igor Pinho
Olá pessoal,
Que lindas fotos! Dá próxima vez que eu for à França visitarei mais cidades. Já fui à Paris 3 vezes em menos de 1 ano (a última há 2 meses) e conheci muitas cidadezinhas maravilhosas e tranquilas: Carries Sous Poissy, Chelles, Serris (Disneyland Paris – Cidade pacata e linda!), e tantas outras que nem lembro os nomes.
Nas 3 viagens aluguei carro, na última fui até Londres dirigindo! Percorri 160km até Dieppe (linda cidade à beira-mar), depois fiu até Calais e cruzei o canal da mancha de Ferry Boat (empresa SeaFrance). Estava muuito friio! O mais estranho e divertido foi dirigir um carro com direção do lado direito, enquanto os outros do lado direito. Tive um grande problema com a alfândega Britânica na hora da entrevista antes de entrar no cais para sair da França e entrar na Inglaterra. Que oficial chata que me entrevistou!!!
Foram viagens MARAVILHOSAS! A primeira passei 10 dias em Paris e 6 em Londres, a segunda 20 dias em Paris e 5 em Lisboa, e a terceira 19 dias em Paris, 2 em Londres e 1 em Frankfurt. Em todas fui sozinho, mas nem sempre estive só, rsrsrs. Fiz muitos amigos, visitei muitos cafés de dia e de noite (Café Montmartre, Café Oz…). Certa noite fui a um Karaokê super divertido, cantei juntos com muitos franceses, rsrsrs! Vivi uma vida meio boêmia, confesso!
Em janeiro, comi um crepe maravilhoso num restaurante seguindo dica do Conexão! Passei tanto tempo lá nessas viagens que até aprendi a me comunicar um pouco em francês.
AMO a França, me apaixonei à primeira vista e já quero voltar logo! Essa semana me matriculei num curso de francês e estou disposto a me esforçar para dominar a língua, que por sinal é muito elegante, uma das línguas mais charmosas 🙂
Quando voltar lá espero não precisar mais falar as coisas mais importantes somente em Inglês, mas somente em francês, a terceira língua que estou disposto a dominar.
Na próxima irei rodar mais à França de carro, talvez eu vá até Cannes.
Je suis français maintenant, rsrsrsrs….
Au revoir, a bientot!
Beth
Karol
Na última vez que eu estive na Alsácia eu me hospedei em Baden-Baden.
Simplesmente perfeito! Eu ia e vinha da Alemanha para a França como quem vai na esquina, risos. É tudo muito lindo e próximo. Aproveitei também para fazer longas caminhadas pela Floresta Negra…
Fui no outono, que é a época dos Weindorfs (festas populares) com muito vinho, bailinhos, vinho novo e quiche de cebola…
Kika
Este roteiro tem que ser feito em conjunto com a Helena Baüerlein, que é casada com um alemão da região e sabe tudo de lá! Ela está devendo um post para a Lina e faz tempo! Vou ajudar a pressionar…
Bjs. e abs.
Kika Mello
Claudia
aproveitei as dicas que vc deu para Maria das Graças. Vai ser uma viagem e tanto! Aproveite muito! E quando voltar, retorne aqui para contar o gostoso que foi..,
Boa viagem!
Kika Mello
Lina
que belo post inspirador de uma região tão linda que ainda não conheço!
Beth
você está recomendando esticar a viagem pela Alsácia alemã… Seria abusar muito te pedir sugestão de um roteiro na Alemanha do que você considera imperdível nessa região?
Obrigado antecipadamente.
Eduarda
gostei muito do seu comentário!
Um abraço a todas vocês
Karol
Alguém já foi a Baden-Baden, perto dessa região?
Alguma dica para ida na primavera?
Bjs
Maria das Graças
Claudia, obrigada pela atenção. Aguardaremos as novidades.
Eduarda
Quero ir a Colmar.Lá tem um altar de Matthias Grünewald lindíssimo que tenho muita vontade de conhecer.Portinari fez, pouco antes de morrer, um poema lindíssimo para um dos quadros desse altar.Aliás seu maior desejo antes de morrer era ver esse altar…Foi até lá especialmente para isso mas a porta estava trancada.Teve de espiar pelo buraco da fechadura, e seu poema trata dessa vivência.O quadro era tão forte ( justamente o que Portinari descreve, é o da Paixão de Cristo) que esse foi o olhar que lhe coube num momento em que ele mesmo estava à beira da morte. Vendo sua foto nesse post pude perceber que a cidade tem muitos outros atrativos além desse altar!
Tatyana Mabel
Lina, que sonho de lugar!
Vivian Mara Côrtes Camargo
Lina
parabéns pelo lindo post, que região maravilhosa, não? dá para entender porque tantas pessoas curtem a Alsácia!
Aline Paola
Lina,
Voltando ao lugar-comum..parabéns pelo post! Embarco para Paris daqui a duas semanas e esse post me fez mudar um dos meus roteiros..agora vou para a Alsácia! Aguardo ansioooosa o próximo post.
Beijos a todos!