Cada vez que circulo pela rota do vinho, de Colmar a Riquewihr, Hunawihr e Ribeauvillé, tenho a certeza que nada na França pode ser mais calmo, mais verde, mais florido, mais organizado.
Impossível dizer que a Alsácia seja a região mais bonita da França. Todas são bonitas. Mas a tentação é grande.
Este é o primeiro artigo sobre a Alsácia e o meu primeiro conselho é simples. O que a Alsácia tem de mais bonito são os vilarejos. Se eu tivesse que escolher entre visitar Strasbourg e as pequenas cidades, escolheria as últimas.
Um circuito completo, Strasbourg, Colmar e as pequenas cidades pede no mínimo quatro dias. Para visitar somente as pequenas cidades bastam dois dias.
O segundo conselho é fazer o percurso Paris/Strasbourg de trem TGV e em seguida alugar carro para conhecer a região. Para as pessoas que escolheram conhecer somente as pequenas cidades da rota do vinho o melhor seria continuar a viagem de trem até Colmar e lá alugar um carro. Na praça da estação de Colmar (9 place de la Gare) se encontra uma agência da Avis. Reservem com antecedência.
A minha sugestão de itinerário seria sair de Colmar direto para uma degustação de vinhos. Bela maneira de abordar o assunto.
O fabricante se chama Koeberlé Kreyer, produtores de vinho desde 1760. A cave se encontra na pequena cidade de Rodern, distante 30 minutos de Colmar. Chegando na cidade é só perguntar onde se encontra este produtor.
Os vinhos Koeberlé Kreyer foram várias vezes recompensados. Nós provamos um Gewurztraminer Grand Cru, inesquecível. E, detalhe importante, o patrão é simples, jovial, sorridente, um pequeno fazendeiro produtor de vinhos maravilhosos.
De Rodern, voltamos para Colmar passando por estas cidades que criaram a fama da Alsácia.
Aqui está o mapa de toda a rota do vinho da Alsácia. Eu fiz somente este pequeno trecho descrito acima porque é o mais bonito.
Leia também: A rota dos vinhos da Alsácia.
Como ir de Paris até Estrasburgo, a principal cidade da Alsácia
. De trem. Em 2 horas é possível fazer Paris Gare de l’Est /centro de Strasbourg. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. E se comprar sua passagem com antecedência no site da RailEurope (clique aqui), consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. A viagem de avião dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Strasbourg, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. Passando por Reims, Epernay e Metz. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta costuma ser a opção mais barata mas também a mais longa, com cerca de 6h30 de viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
314 Comentários
claudia
Oi Maria das Graças,
Obrigada!
É a segunda vez que vou para a região. Na primeira fui com a minha filha e amei! Desta vez vou levar o marido.
Para falar a verdade, quanto mais leio, mais vejo que serão poucos dias para tudo que quero fazer, mas tudo bem, é mais um motivo para voltar em outra ocasião.
Na 1a vez eu fiz a minha base em Aix e Nice. Desta vez farei Avignon e Nice, mas vou dormir uma noite em Saint Remy de Provence (adorei ter ficado uma noite lá na 1a vez e quero repetir) e terei 2 noites “livres”(sem hotel marcado) entre Aix e Nice (provavelmente ficaremos em Marseille ou Cassis e depois em St Tropez ou St Raphael – depois de eu ter lido maravilhas desta cidade pelos pitaqueiros daqui). Eu gosto de deixar algumas noites livres para ficar onde dá na telha.
Tentarei fazer algum report e enviar para a Lina.
abraços e vá se preparando, pois maio está aí ! (se der tempo leia os livros de P Mayle, se não der para ler todos, leia ao menos o PROVENCE de A a Z – é uma pequena bíblia da região. Obs: Li em inglês, não sei se foi lançado em português)
conexaoparis
Claudia
Estou esperando seus relatos.
Mércia Almeida
Lina
O ano passado (início de junho), fiz um bate-volta a Strasbourg com a famíla toda!
Achamos a cidade linda!
Pena que estava quente e fez muito calor no passeio de barco… Insuportável o calor e o sol escaldante nas nossas cabeças…
Dava vontade de pular no rio e dar um mergulho…
Aconselho não optar para o almoço, num Restaurante- Hotel até simpático, (Maison Rommerzell – 1427), bem perto da Catedral.
A comida não é boa e o salsichão e o chucrute estavam contaminados…
Imaginem as consequências…
Isto mesmo…
Ninguém merece!!!
Da próxima vez, vou para as suas dicas (cidades menores) e por sinal lindas demais!
Abraço a todos!
Mércia Almeida
Beth
Suely
Vc não sabe o quanto é lindo.
Na última vez que estive lá eu passei duas semanas percorrendo tanto o lado francês como o alemão da Alsácia. E ainda por cima come-se maravilhosamente bem por lá, sem falar no Gewustraminer …
No outono tem também o neurwein, que vc toma naquelas taças engraçadas de 1/4 de litro, Fui numa missa comemorativa da colheita numa pequena capela de uma igualmente pequena vila onde o ofertório e decoração da igreja eram as frutas e legumes da região. Simplesmente estonteante!
Suely
Beth,estou bem tentada…voce e a Cláudia estão sempre elogiando a região.realmente as casa parecem de brinquedo,é tudo muito lindo!!!!
Adliz
Oi. Td bem?
Estou amando seu site, em dezembro eu embarco para Paris, irei ficar 2 meses lá pois farei um curso de linguas intensivo para aprimorar meu Françes, e por isso estou adorando as dicas.
Bjs
Lenna
Lina, é muuuito lindo!!! Não conheço, mas quero conhecer…
Claudia Rangel
Oi Lina, tudo bem?
Estarei em Strasbourg entre os dias 16 e 18 de maio deste ano. Dá tempo de dar uma esticada em pelo menos uma dessas cidades da rota dos vinhos alsacianos? Qual delas você indicaria? muito obrigada, seu blog é ótimo e muito objetivo.
conexaoparis
Claudia
Conheça as pequenas que citei no artigo. Elas estão coladas umas nas outras. Pode conhecer todas em um só dia.
Beth
Suely
Vale a pena ir até a Alsácia, tanto do lado francês como do alemão…
É tudo muito lindo!
Carlos Marques
Já virou até lugar comum, mas não se pode deixar de dizer: parabéns pelo post. Muito inspirador. Depois do sul e do oeste, minha próxima meta é o leste!
Suely
Lina,a cada post fico mais indesiva no meu roteiro,o tempo é curto,e tantos lugares maravilhosos,não sei por qual me decidir…