Cada vez que circulo pela rota do vinho, de Colmar a Riquewihr, Hunawihr e Ribeauvillé, tenho a certeza que nada na França pode ser mais calmo, mais verde, mais florido, mais organizado.
Impossível dizer que a Alsácia seja a região mais bonita da França. Todas são bonitas. Mas a tentação é grande.
Este é o primeiro artigo sobre a Alsácia e o meu primeiro conselho é simples. O que a Alsácia tem de mais bonito são os vilarejos. Se eu tivesse que escolher entre visitar Strasbourg e as pequenas cidades, escolheria as últimas.
Um circuito completo, Strasbourg, Colmar e as pequenas cidades pede no mínimo quatro dias. Para visitar somente as pequenas cidades bastam dois dias.
O segundo conselho é fazer o percurso Paris/Strasbourg de trem TGV e em seguida alugar carro para conhecer a região. Para as pessoas que escolheram conhecer somente as pequenas cidades da rota do vinho o melhor seria continuar a viagem de trem até Colmar e lá alugar um carro. Na praça da estação de Colmar (9 place de la Gare) se encontra uma agência da Avis. Reservem com antecedência.
A minha sugestão de itinerário seria sair de Colmar direto para uma degustação de vinhos. Bela maneira de abordar o assunto.
O fabricante se chama Koeberlé Kreyer, produtores de vinho desde 1760. A cave se encontra na pequena cidade de Rodern, distante 30 minutos de Colmar. Chegando na cidade é só perguntar onde se encontra este produtor.
Os vinhos Koeberlé Kreyer foram várias vezes recompensados. Nós provamos um Gewurztraminer Grand Cru, inesquecível. E, detalhe importante, o patrão é simples, jovial, sorridente, um pequeno fazendeiro produtor de vinhos maravilhosos.
De Rodern, voltamos para Colmar passando por estas cidades que criaram a fama da Alsácia.
Aqui está o mapa de toda a rota do vinho da Alsácia. Eu fiz somente este pequeno trecho descrito acima porque é o mais bonito.
Leia também: A rota dos vinhos da Alsácia.
Como ir de Paris até Estrasburgo, a principal cidade da Alsácia
. De trem. Em 2 horas é possível fazer Paris Gare de l’Est /centro de Strasbourg. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. E se comprar sua passagem com antecedência no site da RailEurope (clique aqui), consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. A viagem de avião dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Strasbourg, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. Passando por Reims, Epernay e Metz. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta costuma ser a opção mais barata mas também a mais longa, com cerca de 6h30 de viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
314 Comentários
Valesca
Oi Rodrigo! Em outubro sairemos da Alemanha, Gunzburg, em direção à Alsacia, como estaremos com duas crianças queremos parar no meio do caminho. Alguma sugestão de local/ cidadezinha interessante para parar? Grata.
Rodrigo Lavalle
Valesca, esse trajeto vai passar basicamente pela Alemanha, que eu não conheço. Quando vocês atravessarem a fronteira já estarão na Alsácia. Na Alsácia é imprescindível conhecer Strasbourg e Colmar.
Gabriela Pazos
Ola, Rodrigo, tudo bem?
Desculpe pela acentuação, estou em um teclado alemão. Minha amiga mora em Dusseldorf e vamos dirigir ate Alsace quinta a noite, voltando no domingo a noite. Gostaria de saber se vc sugere ficarmos em Colmar ou Strasbourg para visitar as outras 3 cidadezinhas que vc mencionou no post.
Outra pergunta: vc fez essas cidadezinhas em quanto tempo e qual foi a ordem delas?
Muito obrigada e adorei seu post!
Rodrigo Lavalle
Gabriela, se você pretende conhecer a cidades citadas no artigo acima, fique em Colmar. Nós fomos de Colmar até Rodern e, na volta, passamos por Ribeauvillé, Hunawihr e Riquewihr (nessa ordem). Mas existem várias outras pequenas cidades entre Rodern e a Colmar.
Carmen
Olá , estarei em Colmar no fim de setembro. Gostaria de saber se as degustações são muito caras. Já li q em algumas vinícolas não se cobra nada para degustar. Verdade?
Rodrigo Lavalle
Carmen, degustações giram em torno de 15€. Algumas vinícolas não cobram se você comprar vinhos após a degustação.
Marcio Coutinho
Olá Rodrigo!
Em março de 2018, eu, minha esposa e meu pequeno Lucas de apenas 3 anos vamos fazer a rota do vinho.
Pergunto!
Fazendo base em Colmar (4 noites) seria a dica perfeita ou você sugere fazer base em outra cidade?
Rodrigo Lavalle
Márcio, é mais uma questão de preferência. Você pode fazer base em Strasbourg e conhecer os vinhedos/propriedades no entorno ou em Colmar. Clique aqui e leia esse artigo mais detalhado.
Lydia dana
Ficarei 4 dias lá! O que fazer?
Rodrigo Lavalle
Lydia, clique aqui e leia nossos artigos cheios de dicas da Alsácia e de suas principais cidade.
Lydia dana
Estou indo agora dia 19/3 para lá com duas amigas! Gostaria de saber o que seria de melhor para fazer? Grata!
Angelica Andrade
Bom dia! Estou começando a “estudar” sobre essa região para montar o nosso roteiro e gostaria de saber como fica a região no verão (julho), pois tenho filha pequena e só podemos viajar duranre férias escolares??
Em princípio penso em fazer Rj – Estrasburgo, fazer a 1a. Base em Estrasburgo), alugar carro e descer até Colmar (2a. Base) fazendo a Rota dos vinhos.
Como eu disse estou iniciando as minhas pesquisas, lendo bastante sobre cada região, e fazendo minhas anotações. Mas, se além disso, se alguém puder ajudar, dar dicas de lugares imperdiveis, vinicilas, quanto tempo em cada cidade e o que visitar e hospedagem (de preferência ap ou com cozinha compacta), eu agradeço.
Rodrigo Lavalle
Angélica, até o fim dessa semana iremos publicar um artigo focado na rota de vinhos da Alsácia. Enquanto isso leia todos os nossos artigos com muitas dicas da região, clique aqui.
Sérgio Santos
A Alsácia é uma região muito tradicional e como em todas regiões tradicionais da França o idioma ingles não é muito bem recebido. Tente falar alguma coisa em Frances e será mais bem recebido. Mesmo que voce não fale, tente e verá que o modo como é atendimento será diferente.
Sérgio Santos
Minha sugestão é que não se hospede em Strasbourg, pois os hotéis e a comida são os mais caros da região, assim como os estacionamentos. Fique em uma cidade menor e faça toda a região de carro. Um bom lugar é Colmar onde a estadia e a comida não são nada exorbitantes. A região não é muito grande e dá para ficar em qualquer cidade e a partir dela visitar as outras.
Lenira
Obrigada, Rodrigo, mas desculpe insistir. Como vou ficar 3 dias em janeiro, nessa região, e como vou fazer tudo de trem, você me sugere ficar os 3 dias numa cidade maior, como Estrasburgo, e de lá fazer bate e volta para as cidades menores ou ficar 2 noites lá e uma em Colmar? Da França vou para a Suíça.
Rodrigo Lavalle
Lenira, fique 2 noites em Strasbourg e 1 em Colmar. O mais importante é saber para quais cidades menores há trens saindo de Strasbourg e de Colmar. Nós fizemos os passeios de carro alugado.