Cada vez que circulo pela rota do vinho, de Colmar a Riquewihr, Hunawihr e Ribeauvillé, tenho a certeza que nada na França pode ser mais calmo, mais verde, mais florido, mais organizado.
Impossível dizer que a Alsácia seja a região mais bonita da França. Todas são bonitas. Mas a tentação é grande.
Este é o primeiro artigo sobre a Alsácia e o meu primeiro conselho é simples. O que a Alsácia tem de mais bonito são os vilarejos. Se eu tivesse que escolher entre visitar Strasbourg e as pequenas cidades, escolheria as últimas.
Um circuito completo, Strasbourg, Colmar e as pequenas cidades pede no mínimo quatro dias. Para visitar somente as pequenas cidades bastam dois dias.
O segundo conselho é fazer o percurso Paris/Strasbourg de trem TGV e em seguida alugar carro para conhecer a região. Para as pessoas que escolheram conhecer somente as pequenas cidades da rota do vinho o melhor seria continuar a viagem de trem até Colmar e lá alugar um carro. Na praça da estação de Colmar (9 place de la Gare) se encontra uma agência da Avis. Reservem com antecedência.
A minha sugestão de itinerário seria sair de Colmar direto para uma degustação de vinhos. Bela maneira de abordar o assunto.
O fabricante se chama Koeberlé Kreyer, produtores de vinho desde 1760. A cave se encontra na pequena cidade de Rodern, distante 30 minutos de Colmar. Chegando na cidade é só perguntar onde se encontra este produtor.
Os vinhos Koeberlé Kreyer foram várias vezes recompensados. Nós provamos um Gewurztraminer Grand Cru, inesquecível. E, detalhe importante, o patrão é simples, jovial, sorridente, um pequeno fazendeiro produtor de vinhos maravilhosos.
De Rodern, voltamos para Colmar passando por estas cidades que criaram a fama da Alsácia.
Aqui está o mapa de toda a rota do vinho da Alsácia. Eu fiz somente este pequeno trecho descrito acima porque é o mais bonito.
Leia também: A rota dos vinhos da Alsácia.
Como ir de Paris até Estrasburgo, a principal cidade da Alsácia
. De trem. Em 2 horas é possível fazer Paris Gare de l’Est /centro de Strasbourg. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. E se comprar sua passagem com antecedência no site da RailEurope (clique aqui), consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. A viagem de avião dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Strasbourg, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. Passando por Reims, Epernay e Metz. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta costuma ser a opção mais barata mas também a mais longa, com cerca de 6h30 de viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 10€ de desconto a cada 150€ de compras na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
314 Comentários
Cristina Curzio
Oi Rodrigo obrigada por sua atenção.. seguirei sua orientação. realmente Colmar será nosso destino final com o carro, onde tomaremos o trem para Paris, O mais dificil será arranjar arranjar um carro maior para aluguel.. estou tentando diferentes sites. alguma sugestão local? Mais uma vez muito grata.Grande abraço
Rodrigo Lavalle
Cristina, as maiores empresas na França de aluguel de carros são a Hertz, a Europcar e a Avis.
Abraços.
Cristina Curzio
A propósito. Estou pensando em visitar as pequenas vinicolas nas cidades que voce sugere no blog. suas dicas são preciosas… grata
Cristina Curzio
Por gentileza… ficarei 4 dias em SAtrasbourg em outubro 2015 e pretendo terminar em Colmasr; Qual o melhor meio de locomoção. Trens ou alugar um carro. Somos 5 pessoas. Grata
Rodrigo Lavalle
Cristina, se vocês pretendem fazer a rota do vinho eu aconselho alugar um carro. Se for somente uma viagem direto Strasbourg-Colmar o trem é mais prático.
Abraços.
Felipe Veloso
Olá, bom dia! Gostaria de saber quanto tempo leva em média para conhecer uma das pequenas vinícolas da rota dos vinhos. Vou passar dois dias inteiros em Colmar e sairei conhecendo as cidades da região, por isso queria saber quanto tempo leva em média para encaixar algumas dessas vinícolas no roteiro! Obrigado!
Rodrigo Lavalle
Felipe, em um dia você consegue visitar algumas.
Abraços.
Caroline
Bom dia, eu e minha família vamos para Colmar no dia 26 de dezembro e ficaremos três noites. Nós gostaríamos de contratar um tour para fazer umas 3 cidades pequenas, como riquewhir, rebeauville e kayseberg em um dia, você teria alguma empresa ou guia em português para indicar? Como será inverno não gostaríamos de locar carro e, como somos em 11 pessoas, acho que um tour seria mais apropriado. Muito obrigada.
Rodrigo Lavalle
Caroline, infelizmente não conhecemos nenhuma empresa ou guia na região da Alsácia.
Abraços.
Lena Ranghetti
Olá, Pessoal! Observei , pelos comentários,que muitos de vocês estão em dúvida entre escolher as regiões da Provence e da Alsácia. Ambas são belíssimas, mas bem diferentes. A Provence é uma região com clima mediterrâneo, com muitas villages medievais e até influência da época dos romanos. Tem uma culinária muito típica, com muitos legumes, peixes, óleo de oliva e vinho rosé. No verão, pode ser muito quente. Mas, é encantadora. Prefira visitá-la tendo como base Aix-en-Provence ou Avignon. A partir da metade de junho começam a florir as lavandas em seus campos (até o começo de agosto), o que é um grande espetáculo de cor e perfume! Essas duas cidades têm bons “offices de tourisme” onde se pode agendar passeios de ônibus ou de van, para visitas ao seu interior e suas muitas villas e villages. E bem pertinho, fazendo parte da mesma região, PACA(Provence, Alpes e Côte d’Azur) há as lindíssimas praias do Mediterrâneo, como Nice e Cannes, as mais conhecidas. Fica cerca de 3h 1/2 saindo de Paris pelo TGV. A Alsácia é uma região que tem influência alemã, pois já pertenceu à Alemanha.É mais perto de Paris. Tendo como base Strasbourg ou Colmar, vocês podem visitar suas lindas villages, que são coloridas, repletas de flores e com as casas em estilo “colombage”, ou seja, “enxaimel”, como se diz por aqui. Vale a pena provar suas tartes flambées, seus pratos à base de batatas, carne de porco e chucrute. Como em toda a França, usam muitos legumes, também. Os doces são muito gostosos e o vinho branco é tido como um dos melhores do mundo, feitos, principalmente, com as uvas Gewurztraminer, Riesling e Pinot Gris (o meu preferido). É uma região mais fria que a Provence, pois fica mais em cima no mapa da França, onde neva muito no inverno. Eu adoro ambas e se puderem, visitem as duas!
Marilucia
Olá Rodrigo! Planejamos ir a Alsácia e Floresta Negra (de 26/11 a 09/12) e gostaríamos de saber se neva muito nesta época na França e Alemanha, pois sempre alugamos carros nas viagens. Estamos em dúvida quanto ao caro, que dá maior autonomia, ou iremos de trem de Frankfurt a Strasbourg. Abraços!
Rodrigo Lavalle
Marilucia, a neve é sempre uma incógnita.
Abraços.
Rosana
Rodrigo, estarei em Paris em agosto e quero conhecer Colmar num bate volta. Li que Eguisheim e Riquewihr sao bem proximas de Colmar e dá para ir de onibus ou taxi. Estarei sozinha… o que acha? Da para conhecer as tres em um dia e voltar para Paris? Nao pretendo dormir la não. obrigada!
Rodrigo Lavalle
Rosana, acho muito cansativo conhecer as 3 de uma tacada só. Vá à Colmar e mais uma, se você ainda tiver tempo e disposição conheça mais outra.
Abraços.
claudia barrozo
Pessoal, acabei de voltar de uma mega viagem pela Europa e me encantei nos blogs pela regiaõ da Alsácia. Fui conferir e não ficou nada a desejar:abril, na primavera, as casas ,os canteiros, as ruas ficam super floridas, os vilarejos são extremamente fofos e cada cenário é mais bonito que o outro!Parece que estamos naqueles contos de fada! Estarsburgo, porém ,apesar de maior é simplesmente imperdível, a atmosfera jovial, as bicicletas e o Tram como meios de transporte, as pessoas bem vestidas junto a lojas chiques e modernas, a sensação de total segurança, a Petit France , a parte moderna , o Parque Orangerie, a Universidade que é uma das melhores da Europa,tudo isso contribuiu pra todo o encantamento. P.S. Ficamos 2 dias lá, 2 na Rota do Vinho e 1 em Colmar, esta igualmente maravilhosa!!
nina botelho
Gostaria de saber qual o melhor roteiro para Alsácia: Brasil/Lisboa/Strasbourg(base aqui)/
Riquiewihr/Hunawihr/Ribeauvillé/Colmar/Strasbourg/Lisboa/Brasil
Ou Lisboa /Genebra/Basileia/Colmar……até Strasbourb/Brasil
Se há voos para Strasbourg. Obrigada