Cada vez que circulo pela rota do vinho, de Colmar a Riquewihr, Hunawihr e Ribeauvillé, tenho a certeza que nada na França pode ser mais calmo, mais verde, mais florido, mais organizado.
Impossível dizer que a Alsácia seja a região mais bonita da França. Todas são bonitas. Mas a tentação é grande.
Este é o primeiro artigo sobre a Alsácia e o meu primeiro conselho é simples. O que a Alsácia tem de mais bonito são os vilarejos. Se eu tivesse que escolher entre visitar Strasbourg e as pequenas cidades, escolheria as últimas.
Um circuito completo, Strasbourg, Colmar e as pequenas cidades pede no mínimo quatro dias. Para visitar somente as pequenas cidades bastam dois dias.
O segundo conselho é fazer o percurso Paris/Strasbourg de trem TGV e em seguida alugar carro para conhecer a região. Para as pessoas que escolheram conhecer somente as pequenas cidades da rota do vinho o melhor seria continuar a viagem de trem até Colmar e lá alugar um carro. Na praça da estação de Colmar (9 place de la Gare) se encontra uma agência da Avis. Reservem com antecedência.
A minha sugestão de itinerário seria sair de Colmar direto para uma degustação de vinhos. Bela maneira de abordar o assunto.
O fabricante se chama Koeberlé Kreyer, produtores de vinho desde 1760. A cave se encontra na pequena cidade de Rodern, distante 30 minutos de Colmar. Chegando na cidade é só perguntar onde se encontra este produtor.
Os vinhos Koeberlé Kreyer foram várias vezes recompensados. Nós provamos um Gewurztraminer Grand Cru, inesquecível. E, detalhe importante, o patrão é simples, jovial, sorridente, um pequeno fazendeiro produtor de vinhos maravilhosos.
De Rodern, voltamos para Colmar passando por estas cidades que criaram a fama da Alsácia.
Aqui está o mapa de toda a rota do vinho da Alsácia. Eu fiz somente este pequeno trecho descrito acima porque é o mais bonito.
Leia também: A rota dos vinhos da Alsácia.
Como ir de Paris até Estrasburgo, a principal cidade da Alsácia
. De trem. Em 2 horas é possível fazer Paris Gare de l’Est /centro de Strasbourg. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. E se comprar sua passagem com antecedência no site da RailEurope (clique aqui), consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. A viagem de avião dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Strasbourg, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. Passando por Reims, Epernay e Metz. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta costuma ser a opção mais barata mas também a mais longa, com cerca de 6h30 de viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
314 Comentários
nina botelho
Gostaria de saber qual o melhor roteiro para Alsácia: Brasil/Lisboa/Strasbourg(base aqui)/
Riquiewihr/Hunawihr/Ribeauvillé/Colmar/Strasbourg/Lisboa/Brasil
Ou Lisboa /Genebra/Basileia/Colmar……até Strasbourb/Brasil
Se há voos para Strasbourg. Obrigada
Rodrigo Lavalle
Nina, eu prefiro visitar a Alsácia e suas pequenas cidades francesas do que Genebra e Basiléia. Mas isso é uma opinião pessoal. Os dois roteiros são bons.
Abraços.
Sergio Kill
Ola Rodrigo. Nunca dirigi fora do Brasil, mas me interessei por sua sugestão de aluguel de carro (com GPS), mas me vem a dúvida: sinalização, forma de trafegar, etc é semelhante à daqui? Em resposta ao Rodrigo Henkel você comentou que como são cidades menores o inglês é menos frequente; sabe me dizer se, no geral, ao menos eles recebem bem quem só fala português e inglês ? Já tive experiência positiva e negativa em Lisieux quanto ao inglês.
Rodrigo Lavalle
Sérgio, a forma de trafegar é semelhante. No geral, a recepção é boa mas não há um padrão. Pelo menos treine algumas expressões básicas em francês, como: bonjour (oi, bom dia), merci (obrigado) e s’il vous plait (por favor). Leia esse artigo com expressões úteis em francês: https://www.conexaoparis.com.br/2012/02/27/dicionario-de-sobrevivencia-em-paris/.
Abraços.
Alessandra
Oi Rodrigo! Obrigada demais! Eu já estava mesmo querendo ir para Alsácia…rsrs… mas vendo fotos de lá fiquei tentada a passar apenas 1 dia em strasbourg e os outros 3 entre Colmar e pequenas cidades… Em estrasburgo fiz reserva no hotel indicado por vocês, mas em Colmar estou pensando em pegar um hotel bom mas que seja mais em conta, afinal ficaremos o dia fora conhecendo outras cidadezinhas né? Entendi bem? Que local você indica para se hospedar em Colmar, ou melhor alguma cidadezinha menor na rota. Desculpe ficar te amolando… mas quero aproveitar o máximo essa viagem. Estamos presenteando um casal de amigos que irá conosco. Obrigada!!
Rodrigo Lavalle
Alessandra, nesse artigo nós indicamos alguns hotéis em Colmar: https://www.conexaoparis.com.br/2011/04/23/alsacia-colmar-a-cidade-seu-museu-e-seus-hoteis/.
Abraços.
Alessandra
Esqueci… São 4 dias completos. Se for Alsácia, você acha que devemos nos hospedar 2 dias em strasburgo, depois descermos até colmar e lá se hospedar por mais dois dias?
Rodrigo Lavalle
Alessandra, 2 dias em Strasburgo, 1 dia fazendo alguma rota e 1 dia em Colmar.
Abraços.
Alessandra
Olá, bom dia! Estou viajando para a Europa no dia 26 de maio, próximo domingo. Acabamos de descobrir que além dos 4 dias em Paris, teremos mais 5, estamos querendo ir para Alsácia ou Provença. Qual das duas regiões você nos sugere é porque? Estava praticamente decidida a ir para Alsácia na rota do vinho, mas me lembrei de vocês e gostaria de saber sua opinião e motivo. Obrigada! Alessandra
Rodrigo Lavalle
Alessandra, eu prefiro a Alsácia por ser mais bucólica e fofa. A Provence seria mais para o final de junho em virtude dos campos de lavanda. Leia nossos artigos sobre a Alsácia: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/regioes-dos-vinhos/alsacia/.
Abraços.
Raissa
Boa tarde, estamos indo para Paris no dia 31 de maio e estamos em dúvida em qual região da França conhecer depois. Temos 6 dias após Paris. Estamos entre o sul da França e a região de Alsacia, o que você sugere? Obrigada
Rodrigo Lavalle
Raissa, pela época do ano é mais interessante conhecer a Provence. Leia nossos artigos sobre a região:
– https://www.conexaoparis.com.br/2009/12/26/a-provence-o-luberon-e-a-cote-dazur/,
– https://www.conexaoparis.com.br/2009/12/30/roteiro-da-provence-ate-cote-dazur/,
– https://www.conexaoparis.com.br/2014/07/11/duas-noites-em-aix-en-provence/,
– https://www.conexaoparis.com.br/2014/08/01/um-dia-nos-arredores-de-aix-en-provence/,
– https://www.conexaoparis.com.br/2012/06/07/os-circuitos-dos-campos-de-lavanda-da-provence/.
Abraços.
Cristiana
Muito obrigada!!!!
Adorei as dicas do seu site!
Sucesso!!
Cristiana
Olá.
Estou indo à Paris dia 21/05 e irei até Amsterdã de carro. No percurso incluiremos paradas em Reims, Strasbourg, Luxemburgo e Bruxelas. Quantos dias indica para dormir em Strasbourg?? E em Reims??
Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Cristiana, uma noite em Reims está bom (geralmente pode-se visitar a cidade e duas caves de champanhe em um dia só). Somente na cidade de Strasbourg seria interessante passar 2 dias inteiros. Leia esse artigo sobre a cidade: https://www.conexaoparis.com.br/2009/08/14/estrasburgo-na-alsacia-relato-de-uma-viagem/.
Abraços.
Inacio dos santos
Rodrigo vou fazer um viagem para Alsacia no dia 7 a 13 de outubro gostaria que informase por favor a temperatura e se os restaurante abre se vinigulas abrem nesta data . No mais muito obrigado pelas dicas .
Rodrigo Lavalle
Inácio, outubro é um bom mês para fazer a rota de vinhos. Os restaurantes e as vinícolas abrem. As temperaturas mínimas em outubro variam em torno de 7°C e as máximas variam em torno de 15°C.
Paulo Cesar Fachini
Estive em Colmar em novembro de 2014, essa cidade não estava nos nosso planos, mais valeu a pena é linda de mais, quem ainda não conhece eu recomendo passar um dia, e degustar um bom vinho e melhor ainda um povo educado e simples.