Cada vez que circulo pela rota do vinho, de Colmar a Riquewihr, Hunawihr e Ribeauvillé, tenho a certeza que nada na França pode ser mais calmo, mais verde, mais florido, mais organizado.
Impossível dizer que a Alsácia seja a região mais bonita da França. Todas são bonitas. Mas a tentação é grande.
Este é o primeiro artigo sobre a Alsácia e o meu primeiro conselho é simples. O que a Alsácia tem de mais bonito são os vilarejos. Se eu tivesse que escolher entre visitar Strasbourg e as pequenas cidades, escolheria as últimas.
Um circuito completo, Strasbourg, Colmar e as pequenas cidades pede no mínimo quatro dias. Para visitar somente as pequenas cidades bastam dois dias.
O segundo conselho é fazer o percurso Paris/Strasbourg de trem TGV e em seguida alugar carro para conhecer a região. Para as pessoas que escolheram conhecer somente as pequenas cidades da rota do vinho o melhor seria continuar a viagem de trem até Colmar e lá alugar um carro. Na praça da estação de Colmar (9 place de la Gare) se encontra uma agência da Avis. Reservem com antecedência.
A minha sugestão de itinerário seria sair de Colmar direto para uma degustação de vinhos. Bela maneira de abordar o assunto.
O fabricante se chama Koeberlé Kreyer, produtores de vinho desde 1760. A cave se encontra na pequena cidade de Rodern, distante 30 minutos de Colmar. Chegando na cidade é só perguntar onde se encontra este produtor.
Os vinhos Koeberlé Kreyer foram várias vezes recompensados. Nós provamos um Gewurztraminer Grand Cru, inesquecível. E, detalhe importante, o patrão é simples, jovial, sorridente, um pequeno fazendeiro produtor de vinhos maravilhosos.
De Rodern, voltamos para Colmar passando por estas cidades que criaram a fama da Alsácia.
Aqui está o mapa de toda a rota do vinho da Alsácia. Eu fiz somente este pequeno trecho descrito acima porque é o mais bonito.
Leia também: A rota dos vinhos da Alsácia.
Como ir de Paris até Estrasburgo, a principal cidade da Alsácia
. De trem. Em 2 horas é possível fazer Paris Gare de l’Est /centro de Strasbourg. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. E se comprar sua passagem com antecedência no site da RailEurope (clique aqui), consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. A viagem de avião dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Strasbourg, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. Passando por Reims, Epernay e Metz. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta costuma ser a opção mais barata mas também a mais longa, com cerca de 6h30 de viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
314 Comentários
Antônio Carlos Abath Valença
Oi, Lina, estamos com viagem programada para o mês de abril. Chegaremos em Paris num sábado, provavelmente, e o roteiro sugerido é o seguinte:
1) Pegar o trem para Colmar, hospedagem de dois dias e duas noites na cidade, com visitas às cidadezinhas durante os dias.
2) Depois, ir a Strausbourg e passar dois dias e duas noites lá.
Uma dúvida: esses quatro dias são suficientes para se conhecer bem a região? Estamos na dúvida entre 4 ou 5 dias na região.
Desde já, agradecemos pelo auxílio.
Rodrigo Lavalle
Antônio, 4 dias são suficientes.
Abraços.
Luciane Goldstein
Oi Rodrigo. Vi que em um dos posts, o Carlos Henrique pediu informações sobre alugar um carro com motorista para conhecer a região de Alsácia. Eu e meu marido vamos agora em setembro e também estamos procurando o mesmo serviço. Não consegui localizar através dos links que postou. Você tem alguma indicação? Vamos partir de Estrasburgo. Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Luciane, não conhecemos nenhum guia com carro ou motorista na região. Consulte uma das empresas de passeios que o Conexão Paris e peça a eles um orçamento: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/passeios-de-carro_traslados/.
Abraços.
Rosana
Olá, gostaria de saber se é tranquilo visitar a região e alugar um carro durante o inverno (dezembro). Tem problema com neve? Vale a pena nessa época, ou devo optar por outro período?
Obrigada
Rodrigo Lavalle
Rosana, leia esse artigo e o depoimento do João: https://www.conexaoparis.com.br/2014/08/19/o-interior-da-franca-inverno/.
Abraços.
Eusa
Você tem informação sobre trilhas nesse região?
Eu gostaria de ir caminhar, ou seja percorrer essa região por trilhas, chegando em todas essas cidades.
Aguardo sua reposta. Obrigada!
Rodrigo Lavalle
Eusa, não tenho informações precisas mas esse site propõe passeios a pé pela região: http://www.tourisme-alsace.com/fr/activites-pedestres/.
Abraços.
Mônica
Oi Rodrigo, muito obrigada pela dica. Vou ficar na torcida para que até dezembro vocês indiquem alguns guias na Alsácia.
Abraços
Monica
Olá, passaremos a semana de natal em Estrasburgo e pretendemos alugar um carro e visitar alguns vilarejos e vinícolas, no entanto nosso conhecimento de francês é bem básico, conseguiremos nos comunicar em inglês ou teremos problemas?
Rodrigo Lavalle
Mônica, vocês terão um pouco de dificuldade mas nada que impeça a viagem. Seja simpática e tenha paciência.
Abraços.
Luis Madeira
Pretendo em breve conhecer a Alsácia.
Saindo de Lisboa ou Porto, há voos diretos para
Estrasburgo ou outra cidade dessa região?
Obrigado
Luis Madeira
Rodrigo Lavalle
Luis, fiz uma pesquisa e achei somente um voo direto Porto-Strasbourg pela companhia Ryanair. Todos os demais saindo de Lisboa ou do Porto fazem, no mínimo, uma escala. Pesquise voos, horários e preços nesse site: http://www.skyscanner.pt/?usrplace=PT&langid=PT&_ga=1.86927838.772472952.1400709004.
Abraços.
Carolina Cassola
Olá! Vou passar pela rota dos vinhos na Alsácia de carro em setembro. Meu marido ainda está em recuperação de uma cirurgia no joelho. Ele pode andar mas não distâncias muito longas. Gostaria de saber se nas caves o percurso é muito longo a pé e de difícil acesso. Tem acesso para cadeira de rodas? É possível alugar lá?
Obrigada,
Carol
Rodrigo Lavalle
Carolina, na Alsácia não existem caves como em Reims. Não visitamos muito produtores, mas entramos dentro do galpão de produção, onde se encontram os tonéis e pronto. A degustação é feita em mesinhas simples. Nada de castelos, nem caves subterrâneas maravilhosas como na região da Champagne.
Abraços.
Walda Silva
Conhecem alguém de confiança que possa nos levar nas cidades vizinhas?
Rodrigo Lavalle
Walda, infelzmente não conhecemos guias na Alsácia.
Abraços.
Rosana Gama
No mês de setembro deste ano, eu e meu marido passaremos 6 noites na Alsácia. Poderiam nos informar sobre atividades culturais, turísticas e de lazer que ocorrem nessa época do ano por lá?
Rodrigo Lavalle
Rosana, consulte os sites dos Offices de Tourisme de Strasbourg (http://www.otstrasbourg.fr/en/) e de Colmar (http://www.ot-colmar.fr/en/), as duas cidades mais importantes da Alsácia.
Abraços.