Cada vez que circulo pela rota do vinho, de Colmar a Riquewihr, Hunawihr e Ribeauvillé, tenho a certeza que nada na França pode ser mais calmo, mais verde, mais florido, mais organizado.
Impossível dizer que a Alsácia seja a região mais bonita da França. Todas são bonitas. Mas a tentação é grande.
Este é o primeiro artigo sobre a Alsácia e o meu primeiro conselho é simples. O que a Alsácia tem de mais bonito são os vilarejos. Se eu tivesse que escolher entre visitar Strasbourg e as pequenas cidades, escolheria as últimas.
Um circuito completo, Strasbourg, Colmar e as pequenas cidades pede no mínimo quatro dias. Para visitar somente as pequenas cidades bastam dois dias.
O segundo conselho é fazer o percurso Paris/Strasbourg de trem TGV e em seguida alugar carro para conhecer a região. Para as pessoas que escolheram conhecer somente as pequenas cidades da rota do vinho o melhor seria continuar a viagem de trem até Colmar e lá alugar um carro. Na praça da estação de Colmar (9 place de la Gare) se encontra uma agência da Avis. Reservem com antecedência.
A minha sugestão de itinerário seria sair de Colmar direto para uma degustação de vinhos. Bela maneira de abordar o assunto.
O fabricante se chama Koeberlé Kreyer, produtores de vinho desde 1760. A cave se encontra na pequena cidade de Rodern, distante 30 minutos de Colmar. Chegando na cidade é só perguntar onde se encontra este produtor.
Os vinhos Koeberlé Kreyer foram várias vezes recompensados. Nós provamos um Gewurztraminer Grand Cru, inesquecível. E, detalhe importante, o patrão é simples, jovial, sorridente, um pequeno fazendeiro produtor de vinhos maravilhosos.
De Rodern, voltamos para Colmar passando por estas cidades que criaram a fama da Alsácia.
Aqui está o mapa de toda a rota do vinho da Alsácia. Eu fiz somente este pequeno trecho descrito acima porque é o mais bonito.
Leia também: A rota dos vinhos da Alsácia.
Como ir de Paris até Estrasburgo, a principal cidade da Alsácia
. De trem. Em 2 horas é possível fazer Paris Gare de l’Est /centro de Strasbourg. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. E se comprar sua passagem com antecedência no site da RailEurope (clique aqui), consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. A viagem de avião dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Strasbourg, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. Passando por Reims, Epernay e Metz. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta costuma ser a opção mais barata mas também a mais longa, com cerca de 6h30 de viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
314 Comentários
Renata
Vou para Alemanha fazer a rota romântica a partir de Munique em agosto e graças a este site, escolhi ficar 5 dias em Estrasbourg para fazer a rota dos vinhos. Sairei de Wurzburg de carro e pelo que vi pelo google maps +/- 320km até Estrasbourg. Prentendo ficar alojada os 5 dias na cidade e de lá conhecer as menores, pois estaremos com 2 bebês. Gostaria de saber quais as opções de vinículas e se é preciso fazer reserva antes de ir. depois de lê aqui a reportagem sobre as geléias de Christine Ferber, já inclui esta cidade tb no roteiro. Ela fica próxima de Estrasbourg? Tem alguma sugestão de loja para comprar os grand crus da Alsácia?
Rodrigo Lavalle
Renata, deguste vinhos da Alsácia nesse produtor que fica na cidade de Ammerschwihr pertinho de Colmar:
http://www.jb-adam.com/fr/carte-de-localisation-ou-nous-trouver/carte.html
Durma duas noites em Strasbourg e depois passe as outras em Colmar. O que é bonito na Alsácia são as cidade pequenas que estão perto de Colmar: Riquewhir, Ribeuvillé… A partir de Colmar visite as geléias.
Abraços.
Ivanita
Lina
Comente, por favor,pois vou à França em novembro de 2014 e gostaria de conhecer a Alsácia.Quais as dificuldades que terei por ser final de outono…
grata,
Rodrigo Lavalle
Ivanita, o único incoveniente nessa época é o frio que já começa a apertar um pouco.
Abraços.
Sophia
Jorge, costumo alugar pela Europcar. Mas há outras, como a Hertz. Alugar em Strasbourg ou Colmar depende do seu roteiro e da disponibilidade das locadoras nas cidades. Não me lembro quanto paguei da última vez. Você pode fazer a cotação e a reserva pelo site http://www.europcar.pt. Este é o link para a versão em português.
Jorge Rossi
Amigos Rodrigo e Sophia, obrigado pelas informações, definido então, irei de carro. Neste caso eu alugo carro em Strasbourg ou posso alugar em Colmar..?? Outra, vocês poderiam me passar o valor que pagaram e como funciona a locação.? qual agencia de locação de carros que vocês me indicam..?? abrs amigos, essas informações serão muito importantes, pois entou fazendo o orçamento e roteiro de minha viagem. mais uma vez, obrigado.
Rodrigo Lavalle
Jorge, você pode ir de trem de Paris direto até Colmar e lá alugar um carro. Como a Lina escreveu no artigo: “Na praça da estação de Colmar (9 place de la Gare) se encontra uma agência da Avis (http://www.location-voiture-vehicule.com/location-voiture-avis-colmar_4270.htm). Reservem com antecedência.”
Abraços.
Sophia
Jorge, fui a todos esses lugares em dezembro. Para Colmar, fui de trem, passei o dia lá e voltei no fim do dia a Strasbourg, cidade onde me hospedei durante toda a temporada na Alsace. Em outro dia, aluguei um carro de manhã cedo e fui para as outras cidadezinhas. São muito próximas e agradabilíssimas. Mas o carro é imprescindível para chegar até elas. Visitamos todas em um dia.
Jorge Rossi
Amigos, seguinte:
Quero conhecer Colmar,Riquewihr, Ribeauvillé e Kaisersberg. Até Colmar eu sei que posso chegar de trem, mas gostaria de saber como faço para visitar as demais cidades..?? Dois dias ´w suficiente para visitá-las..?? preciso de ajuda.
abrs,
Jorge
Rodrigo Lavalle
Jorge, como a Lina diz no artigo, 2 dias para visitar somente essas pequenas cidades é suficiente. Até Colmar se chega de trem, para visitar as outras é somente de carro.
Abraços.
Mércia
Querida Lina,,vou de Paris até Lucerna de lcarro.Gostei muito da ideia de conhecer Colmar.Achei a região linda.É possível conhecer algum lugarejo próximo rápido numa tarde? Obrigada.
Rodrigo Lavalle
Mércia, estando em Colmar você pode visitar uma das cidades citadas nesse artigo (Riquewihr, Hunawihr ou Ribeauvillé).
Outra alternativa super simpática é a cidadezinha de Niedermorschwihr onde é fabricada artesanalmente a melhor geléia francesa, leia esse artigo: https://www.conexaoparis.com.br/2011/04/12/alsacia-as-geleias-christine-ferber-e-o-museu-do-automovel-de-mulhouse/.
Leia também esse artigo sobre Colmar: https://www.conexaoparis.com.br/2011/11/02/alsacia-colmar/.
Abraços.
waldemar etevaldo dos santos filho
Estarei em estrasburgo de 16/06/2014 a 19/06/2014.A gare para ir a Alsacia e a GARE DE LEST em Paris.Comprei bilhetes ia e volta.
sueli nickelle
Qual melhor época para ir a cidade de Alsácia.
Rodrigo Lavalle
Sueli, para ver a região em toda a sua exuberância verde e florida, o melhor é ir nos meses de primavera/verão, de maio a setembro.
Abraços.
Carlos Henriques
Estou indo para Paris em Setembro/2014, gostaria de passar uns cinco dias pela Alsacia. Como é o tempo lá nesta época e seria possível contratar um carro com motorista para visitar as cidades vizinhas? Qual seria o melhor roteiro?
Rodrigo Lavalle
Carlos, é possível contratar carro com motorista, o Conexao Paris indica essas empresas:
– https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/passeios-de-carro_traslados/telma-france-tour/
– https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/passeios-de-carro_traslados/paris-my-driver/
– https://www.conexaoparis.com.br/categoria/lina-indica/passeios-de-carro_traslados/franca-entre-amigos/.
Roteiro: nós adoramos as cidades pequenas da Alsácia. Vá até Colmar e de lá visite Riquewihr, Hunawihr, Ribeauvillé https://www.conexaoparis.com.br/2011/04/06/alsacia-rota-do-vinho-colmar-riquewhir-hunawihr-ribeauville/. Visite tambem Strasbourg e se gostar de carros veja o museu do automóvel de Mulhouse https://www.conexaoparis.com.br/2011/04/12/alsacia-as-geleias-christine-ferber-e-o-museu-do-automovel-de-mulhouse/.
Abraços.