Cada vez que circulo pela rota do vinho, de Colmar a Riquewihr, Hunawihr e Ribeauvillé, tenho a certeza que nada na França pode ser mais calmo, mais verde, mais florido, mais organizado.
Impossível dizer que a Alsácia seja a região mais bonita da França. Todas são bonitas. Mas a tentação é grande.
Este é o primeiro artigo sobre a Alsácia e o meu primeiro conselho é simples. O que a Alsácia tem de mais bonito são os vilarejos. Se eu tivesse que escolher entre visitar Strasbourg e as pequenas cidades, escolheria as últimas.
Um circuito completo, Strasbourg, Colmar e as pequenas cidades pede no mínimo quatro dias. Para visitar somente as pequenas cidades bastam dois dias.
O segundo conselho é fazer o percurso Paris/Strasbourg de trem TGV e em seguida alugar carro para conhecer a região. Para as pessoas que escolheram conhecer somente as pequenas cidades da rota do vinho o melhor seria continuar a viagem de trem até Colmar e lá alugar um carro. Na praça da estação de Colmar (9 place de la Gare) se encontra uma agência da Avis. Reservem com antecedência.
A minha sugestão de itinerário seria sair de Colmar direto para uma degustação de vinhos. Bela maneira de abordar o assunto.
O fabricante se chama Koeberlé Kreyer, produtores de vinho desde 1760. A cave se encontra na pequena cidade de Rodern, distante 30 minutos de Colmar. Chegando na cidade é só perguntar onde se encontra este produtor.
Os vinhos Koeberlé Kreyer foram várias vezes recompensados. Nós provamos um Gewurztraminer Grand Cru, inesquecível. E, detalhe importante, o patrão é simples, jovial, sorridente, um pequeno fazendeiro produtor de vinhos maravilhosos.
De Rodern, voltamos para Colmar passando por estas cidades que criaram a fama da Alsácia.
Aqui está o mapa de toda a rota do vinho da Alsácia. Eu fiz somente este pequeno trecho descrito acima porque é o mais bonito.
Leia também: A rota dos vinhos da Alsácia.
Como ir de Paris até Estrasburgo, a principal cidade da Alsácia
. De trem. Em 2 horas é possível fazer Paris Gare de l’Est /centro de Strasbourg. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. E se comprar sua passagem com antecedência no site da RailEurope (clique aqui), consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. A viagem de avião dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Strasbourg, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. Passando por Reims, Epernay e Metz. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta costuma ser a opção mais barata mas também a mais longa, com cerca de 6h30 de viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
314 Comentários
Marcelo
Olá, estamos com vontade de visitar a região da Alsacia entre Natal e Ano. Novo, gostaria de saber como é o clima. Nessa época, visto que estarei de carro? Obrigado e parabéns pelas dicas.
Rodrigo Lavalle
Marcelo, será inverno. É provável que esteja nevando.
Abraços.
Camila
É possível conhecer as pequenas cidades da Alsácia de transporte público? Imagino que de carro seja ideal… mas há outras possibilidade?
Rodrigo Lavalle
Camila, geralmente a ligação entre as cidades (quando existe) é feita de trem. Pesquise nesse site: http://www.voyages-sncf.com/.
Abraços.
Idenize Cruz
Olá,estarei em meados de abril em Lucerna e gostaria de dar um pulinho tipo bate e volta em Colmar,só que vi os horarios de trem e teri pouco tempo na cidade,só umas 4 hrs. será que tem onibus de Lucerna para lá ???
Rodrigo Lavalle
Idenize, não achei informações sobre ônibus que façam o trajeto. Quando você estiver em Lucerna procure por informações no escritório de turismo da cidade, geralmente existe um na estação central de trem.
Abraços.
Carlos F Peixoto Pires
Estou com viagem marcada para fins de Abril e estarei passando por esta região . Estarei vindo da Alemanha, vale do Rio Reno vindo desde Colônia.
Conhece a região, teria duas cidades que pudéssemos ficar para explorar a região .
Grato e parabéns pelas dicas .
Frederico
Niterói ,RJ
Rodrigo Lavalle
Carlos, 2 boas cidades são Strasbourg (a capital) e Colmar. Leia os artigos que o Conexão Paris já escreveu sobre essas 2 cidades e sobre a Alsácia: https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/regioes-dos-vinhos/alsacia/.
Abraços.
Claudio Orlandi
é possível ir de Reims para Stransbourg, Colmar e Liyon de Trem?
Obrigado pelas dias
Rodrigo Lavalle
Claudio, sim.
Abraços.
Renilda Torres
Estou indo para França, chegando no dia 23/10, já passei tempos atrás 10 dias em Paris e agora queremos passar 5 dias no Vale do Loire e 5 dias na Alsácia, gostaríamos de dicas de trens, hotéis, restaurantes e passeio.
Lina
Renilda
Tudo que deseja saber está no blog. Nas categorias Alsácia, Vale do Loire.
Por favor, leia os artigos.
Se tiver uma questão ou dúvida precisa, contate.
Silvana
Estou fazendo a rota de vinhos da Alsacia! Êh tudo mto lindo, Cidades parecem ter saído de um conto de fadas! Altamente recomendo! Estou hospedada em Thannekirch, linda, no meio das montanhas dos Vosges! Se quiserem dicas, eu passo !
Daniela
Adorei suas dicas, mas queria mais umas!!!rsrsrs
Estarei de carro na Rota do Vinho. Onde vc ficou hospedada em Strasbourg e Colmar? Tem dicas de restaurante?
Estarei vindo da Rota Romantica e depois vou p/ Bélgica. Agradeço a atenção
Lina
Daniela
Estava com amigos. Mas temos algumas sugestões de hotéis na região.
https://www.conexaoparis.com.br/categoria/dormir/hoteis-fora-de-paris/alsacia-hoteis-na-franca/
maria esther silva
Boa Tarde
Agradeço as excelentes dicas/informações fornecidas por este blog. Passarei o Natal em Colmar. Gostaria de saber se em dezembro – entre natal e ano novo – as vincículas desta região ficam fechadas.
Muito Obrigada
Maria Esther
Lina
Maria Esther
O meio mais seguro para obter esta informação é entrar em contato com as vinículas. Umas abrem outras não. No ano seguinte, já mudaram os horarios. Melhor olhar na web quais quer visitar e em seguida entrar em contato.
Irma
É possível alugar um carro com motorista em Colmar por uns 3 dias.Onde? Como?
Lina
Irma
Você pode entrar em contato com o Luiz, diga que vem da minha parte. Ele te levar até Colmar e fica com você lá. Ele agora está com uma proposta para roteiros nos interior da França.
https://www.conexaoparis.com.br/2009/06/12/traslados-em-paris-e-passeios-paris-amigo/