Cada vez que circulo pela rota do vinho, de Colmar a Riquewihr, Hunawihr e Ribeauvillé, tenho a certeza que nada na França pode ser mais calmo, mais verde, mais florido, mais organizado.
Impossível dizer que a Alsácia seja a região mais bonita da França. Todas são bonitas. Mas a tentação é grande.
Este é o primeiro artigo sobre a Alsácia e o meu primeiro conselho é simples. O que a Alsácia tem de mais bonito são os vilarejos. Se eu tivesse que escolher entre visitar Strasbourg e as pequenas cidades, escolheria as últimas.
Um circuito completo, Strasbourg, Colmar e as pequenas cidades pede no mínimo quatro dias. Para visitar somente as pequenas cidades bastam dois dias.
O segundo conselho é fazer o percurso Paris/Strasbourg de trem TGV e em seguida alugar carro para conhecer a região. Para as pessoas que escolheram conhecer somente as pequenas cidades da rota do vinho o melhor seria continuar a viagem de trem até Colmar e lá alugar um carro. Na praça da estação de Colmar (9 place de la Gare) se encontra uma agência da Avis. Reservem com antecedência.
A minha sugestão de itinerário seria sair de Colmar direto para uma degustação de vinhos. Bela maneira de abordar o assunto.
O fabricante se chama Koeberlé Kreyer, produtores de vinho desde 1760. A cave se encontra na pequena cidade de Rodern, distante 30 minutos de Colmar. Chegando na cidade é só perguntar onde se encontra este produtor.
Os vinhos Koeberlé Kreyer foram várias vezes recompensados. Nós provamos um Gewurztraminer Grand Cru, inesquecível. E, detalhe importante, o patrão é simples, jovial, sorridente, um pequeno fazendeiro produtor de vinhos maravilhosos.
De Rodern, voltamos para Colmar passando por estas cidades que criaram a fama da Alsácia.
Aqui está o mapa de toda a rota do vinho da Alsácia. Eu fiz somente este pequeno trecho descrito acima porque é o mais bonito.
Leia também: A rota dos vinhos da Alsácia.
Como ir de Paris até Estrasburgo, a principal cidade da Alsácia
. De trem. Em 2 horas é possível fazer Paris Gare de l’Est /centro de Strasbourg. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. E se comprar sua passagem com antecedência no site da RailEurope (clique aqui), consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. A viagem de avião dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Strasbourg, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. Passando por Reims, Epernay e Metz. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta costuma ser a opção mais barata mas também a mais longa, com cerca de 6h30 de viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
314 Comentários
Eduardo Troncoso
Ola Lina,
Boa tarde!!
Estarei indo para Paris no Final de Junho,ficarei 4 a 5 dias e depois irei para Alsacia,onde eh o lugar mais facil para pegar o TGV em Paris? Na Alsacia o melhor vc disse eh alugar um carro ,ok? Ja peguei algumas dicas,mas gostaria realmente de saber sobre as vinicolas mais proximas e Castelos,vc pode me passar
Obrigado
Eduardo Troncoso
Lina
Eduardo
Toda estação ferroviária tem seus destinos. Você tem que ver qual a estação de onde partem os trens para a Alsácia.
http://www.voyages-sncf.com/
O site acima é da estatal francesa e nela você pode comprar ou se informar sobre passagens, preços e estações.
Todas as estações estão em Paris mesmo e são bem centrais.
Para conhecer as pequenas e maravilhosas cidades da Alsácia, alugue um carro.
Como não sou muito chegada à visita de vinícolas, nunca fiz a pesquisa. Mas na categoria Alsácia cito um pequeno produtor, várias vezes premiado, onde costumamos comprar vinhos.
Os artigos estão nesta categoria:
https://www.conexaoparis.com.br/categoria/outras-regioes/regioes-dos-vinhos/alsacia/
Paulo
Oi Lina, vou aproveitar sua dica para conhecer essa região da Alsácia, para isso estou reservando 04 dias e 03 noites, pensei em ir de Paris para Strasbourg de trem como você sugere e então alugar um carro. Passarei uma noite em Strasbourg e 02 outras que ainda não defini a cidade, existe alguma desvantagem se trocar Colmar por uma pequena vila como Riquewihr ou Ribeauvillé?
Lina
Paulo
Quanto menor a cidade mais bonita. A Alsácia possui várias pequenas cidades maravilhosas.
Elsa
Lina, pesquei várias dicas sobre a Alsácia e tenho certeza que serão de grande valia. Li vários comentários sobre Riquewihr, Hunawihr e Ribeauvillé. Realmente devem ser maravilhosas, entretanto, não encontrei nada sobre “Kaysersberg” que fica a 93km de Strasbourg. Alguém tem alguma dica sobre essa cidade? Obrigado.
Lina
Elsa
Kaysersber, não conheço. Não fui desta última vez. Mais sei que é também bonita. São todas bonitas.
Claudia
Lina, mais uma excelente dica.
Aprovado o vinho e as recomendações de cidades.Riquewihr em especial, para mim a cidade mais linda das que conheci na Alsácia.
Rosangela
Lina, achei linda esta região, mas vou para a europa em Dezembro e fico em dúvida se não estará tudo coberto de neve nesta região. Voce acha que vale a pena passar por lá?
Mariana Berutto
Rosangela, sempre é melhor visitar Paris e a França na primavera e no outono. O inverno na Alsácia costuma ser rigoroso, você deve vir com o espirito preparado. Mas, apesar do frio, o inverno também tem suas belezas, não é mesmo?
Carlos Eduardo
Lina,
Obrigado pelo retorno. E o blog é realmente matador, muito completo. Vamos seguir nossa primeira intuição, agora incentivados pela sua opinião. Da França só conhecemos Paris, Côte d’Azur e Monaco, que embora não seja exatamente a França, pra mim é como se fosse.
Penso em ficar em Honfleur para ver também Rouen, Deauville e Trouville. Pretendemos ficar no Mont Saint-Michel para poder andar pelas ruas vazias e sentir o clima. Já estou sabendo que tirarão nossa derme e epiderme na hospedagem e no jantar. Mas tudo OK, como estaremos na Normandia vamos considerar estes euros gastos a mais como baixas de guerra.
Se eu tiver mais alguma dúvida vou abusar, OK? Depois, se for de interesse do blog, passo as nossas impressões sobre a viagem. Abraço.
Carlos Eduardo
Olá pessoal do Conexão Paris. Viajarei com minha mulher de 05/10 a 19/10 para a França. Já estivemos em Paris, mas foi pouco tempo e pretendemos passar 6 ou 7 desses dias por lá. Também já decidimos que passaremos 3 ou 4 dias no Vale do Loire. Eu, a princípio, pensei em passar os outros 3 ou 4 na Normandia e conhecer o Mont Saint-Michel, Rouen, Honfleur. Mas estes artigos sobre a Alsácia me balançaram. Pela época, e pelos lugares, o que me recomendariam? Alsácia ou Normandia? Estarei de carro o tempo todo em que estiver fora de Paris.
Desde já agradeço.
Abraço a todos. Este blog “mateaux” a pau, em termos de conhecimento e dicas.
Lina
Carlos Eduardo
Gostei do “mateaux” a pau. Divertido. Eu estive na Alsácia em outubro e gostei muito. Mas a Normandia também é linda. O problema da França é este: tudo é lindo. Decide na sorte. Espera, pensando bem, o Mont Saint Michel é especial. Comece por aí então.
Katia
Ah! Estou no Grand Hotel. Gostei bastante, recepção super atenciosa e quarto enorme.
Lina
Katia
Em frente. Que bom que está dando tudo certo. Aguardo seu relato.
Katia
Olá Lina!
Resolvi postar porque estou em Strabourg , cheguei hoje. E tive uma noite muito emocionante assistindo à filarmonica (free), em frente à catedra! Foi inesquecível! Logo a seguir houve o show de iluminação na catedral, muito lindo também. Não sabia que haveria essa coincidencia dos eventos, foi fantástico. Depois de amanhãvou para Colmar , mas ainda não me informei como irei deStrabourg para Colmar… Bjao!