Cada vez que circulo pela rota do vinho, de Colmar a Riquewihr, Hunawihr e Ribeauvillé, tenho a certeza que nada na França pode ser mais calmo, mais verde, mais florido, mais organizado.
Impossível dizer que a Alsácia seja a região mais bonita da França. Todas são bonitas. Mas a tentação é grande.
Este é o primeiro artigo sobre a Alsácia e o meu primeiro conselho é simples. O que a Alsácia tem de mais bonito são os vilarejos. Se eu tivesse que escolher entre visitar Strasbourg e as pequenas cidades, escolheria as últimas.
Um circuito completo, Strasbourg, Colmar e as pequenas cidades pede no mínimo quatro dias. Para visitar somente as pequenas cidades bastam dois dias.
O segundo conselho é fazer o percurso Paris/Strasbourg de trem TGV e em seguida alugar carro para conhecer a região. Para as pessoas que escolheram conhecer somente as pequenas cidades da rota do vinho o melhor seria continuar a viagem de trem até Colmar e lá alugar um carro. Na praça da estação de Colmar (9 place de la Gare) se encontra uma agência da Avis. Reservem com antecedência.
A minha sugestão de itinerário seria sair de Colmar direto para uma degustação de vinhos. Bela maneira de abordar o assunto.
O fabricante se chama Koeberlé Kreyer, produtores de vinho desde 1760. A cave se encontra na pequena cidade de Rodern, distante 30 minutos de Colmar. Chegando na cidade é só perguntar onde se encontra este produtor.
Os vinhos Koeberlé Kreyer foram várias vezes recompensados. Nós provamos um Gewurztraminer Grand Cru, inesquecível. E, detalhe importante, o patrão é simples, jovial, sorridente, um pequeno fazendeiro produtor de vinhos maravilhosos.
De Rodern, voltamos para Colmar passando por estas cidades que criaram a fama da Alsácia.
Aqui está o mapa de toda a rota do vinho da Alsácia. Eu fiz somente este pequeno trecho descrito acima porque é o mais bonito.
Leia também: A rota dos vinhos da Alsácia.
Como ir de Paris até Estrasburgo, a principal cidade da Alsácia
. De trem. Em 2 horas é possível fazer Paris Gare de l’Est /centro de Strasbourg. A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. E se comprar sua passagem com antecedência no site da RailEurope (clique aqui), consegue preços mais baratos ainda.
. De avião. A viagem de avião dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Strasbourg, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De carro. Passando por Reims, Epernay e Metz. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. Esta costuma ser a opção mais barata mas também a mais longa, com cerca de 6h30 de viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
314 Comentários
ROGERIO
O paraíso existe!
Chris
Nossa, que lindo!!!! Vou colocar na minha lista de ‘viagens de fim de semana’ =))
Tenho uma sensação engraçada quando vejo esse tipo de paisagem. Para mim até pouco tempo atras era coisa de filme e agora tenho isso so há algumas horas daqui =P
Lindo!
Miriane
Lina:
OQUEQUEÉISSO!!!!!!???????
Que lugar lindo!!! Amei cada foto!
Já estou até programando uma mega eno-viagem com meu grande parceiro de vinhos: meu pai! Ele adoraria… e eu também!
Bjos.
Mirys
Patrícia V.
Lina
Essas belas fotos reforçam, para mim, que a França é o país mais lindo e charmoso do mundo! Quero muito conhecer essa rota a partir de Colmar.
Adriana Pessoa
Lindo post.
A Alsácia é encantadora.
Fiz a “Rota do Vinho da Alsácia” e foi uma das melhores viagens da minha vida.
Os vilarejos, os vinhedos, a culinária…inesquecíveis.
.
Bjs
Maria das Graças
Lina, não conheço ainda essa região mas adoraria conhecê-la. Já tenho algumas informações guardadas e agora, com essa sequência de post do Conexão, estarei pronta para aproveitar bem a viagem.
Em junho do ano passado pensei em dar uma esticada até Strasburg, para começar. Estávamos na 2ª quinzena de junho mas o forte calor que fazia em Paris não me animou a ir a lugar nenhum.
Leila
Realmente, é uma região linda. Riquewhir é um biscuit. Très, très jolie!
Como sempre, só boas dicas no Conexão Paris.
Taisy
Olá, Lina
Sou fã do Conexão Paris. Vou para França na próximo fim de semana e seu site foi muito importante para mim. Eu tinha pensado em dar uma volta na Bélgica, Holanda e Inglaterra, mas, diante de tantas belezas na França, não sei se terei tempo de ir a outros países.
Você já ouviu falar com festival de vinho de Mâcon? Eles estão vendendo passaportes pelo site, mas parece que não oferecem transporte entre os pontos.
Parabéns e obrigada pelo seu site.
Taisy
conexaoparis
Taisy
Não posso te informar sobre este festival. Nunca participei.
Cristiana
Ótimo post. É sempre bom conhecer um pouquinho mais da França.
Désirée
Que lindo, Lina! Me dá até uma pontinha de dúvida, mas com sua ajuda meu roteiro está fechado. Irei para Provence em junho, na próxima vez, quem sabe Alsacia. Obrigada pelo post. Abraços.