Após o primeiro artigo (cliquem aqui) sobre a rota do vinho, segue aqui o segundo sobre esta região.
A partir de Colmar, proponho conhecerem a loja de Christine Ferber e o Museu do Automóvel de Mulhouse.
Pertinho de Colmar (15 minutos de carro) existe uma cidade minúscula que se chama Niedermorschwihr.
É este o esconderijo da chefe considerada a rainha das confitures. Chrsitine Ferber é conhecida e respeitada pelas suas geléias de fabricação artesanal.
Entrar nesta pequena loja e passar horas lendo as etiquetas das geléias foi, para mim, um ponto alto da viagem: geléia de abacaxi, baunilha e rum, geléia de cebola branca com riesling (para acompanhar carnes), geléia de framboesa e chocolate ao leite, geléia de pétalas de rosa, geléia de framboesas e chocolate amargo, geléia de morango e hortelã…
Endereço: 18 rue des Trois Epis, Niedermorschwihr.
Após parada gourmande, a direção é Mulhouse e o famoso Museu do Automóvel. Apesar de não ser admiradora incondicional do objeto em questão, fiquei fascinada pelo museu e o considero uma das etapas obrigatórias na Alsace.
Fotos: entrada do museu
A Cité de Automobile – Collection Schlumpf – é um dos maiores museus de automóvel do mundo com 25.000 m² exibindo 400 carros raros.
O museu possui um espaço chamado Les Chefs d’Oeuvre de l’Automobile onde estão reunidos 80 carros dos anos 1930. Entre eles Rolls Royce, Mercedes, Hispano-Suiza e as célebres Bugatti Royales.
O guia Michelin aconselha este museu e o classifica três estrelas.
Neste site vocês encontraram vídeos, fotos e mapas explicando como chegar na Cité de l’Automobile.
De Niedermorschwihr até Mulhouse foram 1.20h de carro. A visita do museu dura em torno de 2 a 3 horas.
O museu está fechado somente dia 25 de dezembro. Ele abre das 10h às 17h. No mês de janeiro ele está aberto durante a semana somente das 13h às 17h. Preço da entrada: 17.50 euros.
Como ir de Paris até Mulhouse
. De avião. A viagem de avião até Estrasburgo, a principal cidade da região, dura 3 horas saindo de Paris, verifique as escalas de cada voo. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Estrasburgo, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida e/ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
. De trem. Em 2h50 é possível fazer Paris Gare de l’Est /Mulhouse A duração da viagem e os preços podem variar de acordo com o mês, o dia da semana e a hora escolhida para a viagem. Verifique também se há baldeação em Estrasburgo. Se comprar sua passagem com antecedência – clique aqui – consegue preços mais baratos ainda.
. De carro. Passando por Reims, Epernay, Metz e Colmar. Belo passeio na região da Champagne. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
. De ônibus. É possivel ir de ônibus até Estrasburgo, depois pegar carro ou trem regional até Mulhouse. A viagem de ônibus até Estrasburgo costuma ser a opção mais barata mas também a mais longa, com cerca de 6h30 de viagem. O ônibus sai da estação Paris Bercy. Consulte valores, disponibilidade de horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus (clique aqui).
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
42 Comentários
Deborah
Este museu é fantástico e imperdível para os que curtem carro como eu! Estive tb em uma pequena cidade nessa região chamada Riquewihr que é praticamente uma vila, mas como estive em pleno inverno (Janeiro 2008) a pequena cidade estava com o comércio todo fechado! Vale a pena visitar!! Mas claro, em outra estação do ano…
Adriana
Lina, viajei o ano passado para Paris com minha família e colhi várias dicas preciosas no seu site (por exemplo, uma exposição do Playmobil que as minhas filhas amaram!). Agora estou na Suiça, a caminho da Alsácia, e novamente você está me ajudando. Seu site é imbatível! Você tem muito bom gosto e adoro o jeito como escreve! Parabéns a você e a todos os ‘comentaristas’ que sempre complementam com outras dicas especiais.
Miriane
Lina:
Meu pequeno mosqueteiro iria ADORAR esse lugar cheeeeeiooooo de carros!!! Que paraíso!!!
Bjos e bençãos.
Mirys
http://www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com
Beth
Eymard
Bom conselho vc deu para A Nilda.
Na 1a, aventura pelo interior da França, melhor começar por um hotel de bandeira, sem maiores surpresas, Com o tempo e mais experiência dá para partir para voos mais ousados…
eymard
Nilda, para visitar os castelos do Loire, como disse Lina, o melhor é Amboise. Ha hoteis charmosos (como os que a Lina colocou o link). Mas já que voce estava vendo o Novotel de Blois, em Amboise também tem um Novotel. Ja me hospedei lá. Simples. Bem prático (pois fica exatamente na saída para as regioes dos Castelos); café da manha simpatico e uma bela vista.
Jacqueline
Oi, Lina. Dá para constatar o sucesso deste blog pelo número crescente de comentários e as participações fiéis. Eu não escrevo sempre, mas estou sempre mesmo por aqui lendo tudo. E como leio tudinho, desde os mais antigos, percebo o aumento de interesse, o que revela o prazer e a confiança que seus leitores sentem com este ponto de encontro que você criou. Parabéns pelo belo trabalho!
CARMEN A.
Lina
Em 1996 visitamos a Alsace, fomos de Paris a Strasbourg de carro,
depois conhecemos cidades menores, como Obernai, Colmar, Riquewihr,
conhecemos o museu do automóvel de Mulouse (meu marido adorou!!!)
Mas ainda não havia essa entrada com automóveis pendurados, que ficou
bem interessante. Infelizmente também as geléias são novidade, assim
como a cidade de nome impronunciável. Adorei a catedral de Strasbourg,
Colmar é linda, Riquewhir uma gracinha. Pena que não achei o álbum com as fotos da região, mas hei de achar e relembrar melhor.
Abraços.
MônicaSA
Lenna,
Achei nostálgico e encantador o seu comentário.
Nilda
Uau….apareceu outra Nilda….rsrs…..eu já frequento aqui faz um tempinho e vou a Paris agora dia 14/04, mas ficarei em Lisboa e Paris.
Lenna
Hummm…..Que delícia.Amo geléias e estas parecem ser tudo de bom! Remontam à minha infância, onde tínhamos um pomar enorme e colhíamos frutas no pé, enquanto minha mãe e tias faziam geléias no tacho de cobre e cuidavam das flores no jardim. Era um perfume e uma gostosura só…Inesquecível!!!