Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
As pessoas, sempre surpresas com o meu gosto pela chanson française, geralmente me pedem para citar a música mais conhecida da França, e eu sempre respondo o mesmo: a Marseillaise. É raro encontrar uma pessoa adulta que nunca ouviu o hino nacional francês e, muitas vezes, mesmo sem saber o nome, as pessoas reconhecem imediatamente quando eu cantarolo a melodia.
Beatles
Certamente que a culpa pela popularidade desta canção não é inteiramente dos Beatles, mas o hino francês é, possivelmente, o hino mais conhecido do mundo, e a aparição dele na introdução de uma das músicas mais famosas de uma das bandas mais conhecidas da história, ajudou a disseminar a Marseillaise por aí. Li, aqui neste artigo super interessante, que o responsável por inserir a Marseillaise na introdução de All you need is love foi o famoso quinto Beatle, o produtor George Martin.
Aparentemente, a escolha foi meio ao acaso (se é que isso existe) e ele decidiu misturar a Marseillaise com uma melodia do Bach (alemão), mais “In the mood”, de Glenn Miller (americano) e “Greensleeves”, música folclórica inglesa supostamente composta por Henrique VIII, para criar a textura do pano de fundo de All you need is love. É claro que esta mistura de melodias de diferentes partes do planeta em uma canção que queria cantar a paz mundial não foi tão aleatória assim e, mesmo que inconscientemente, Martin estava colocando juntas as músicas que ele queria que representasse esta idéia de paz e amor.
Gainsbourg
Reza a lenda que, em 1979, Gainsbourg estava folheando a enciclopédia e caiu no artigo que falava da Marseillaise. Curioso, Serge decidiu explorar o texto e logo percebeu que, na transcrição do hino, lá pelo décimo verso, a enciclopédia sintetizou a letra imensa com um simples “aux armes et caetera”.
Eu prefiro confiar mais na minha própria interpretação e acreditar que Gainsbourg, sempre muito rebelde e provavelmente um pouco cansado de seu próprio país, decidiu desafiar a ordem e tocar na coisa que ele sabia que seria a mais intocável: o hino nacional. O modo desdenhoso com que canta, o tom de deboche, e as imagens do vídeo oficial, me fazem acreditar que Gainsbourg estava tirando um bom sarro com aquela letra sangrenta e absurda – pelo menos para os dias de hoje – que é a da Marseillaise. E cantou “aux armes et caetera” como quem diz “às armas, e toda aquela bobajada”.
Obviamente, uma versão reggae do hino nacional não iria agradar a gregos e troianos mas, embora Gainsbourg tenha sido chamado de todos os nomes após o lançamento da canção, os opositores não conseguiram impedir que o disco fosse um sucesso absoluto e se transformasse no primeiro Disco de Ouro da carreira do compositor.
Filmes
Outra grande aparição da Marseillaise é no clássico hollywoodiano Casablanca. A cena em que o personagem de Victor Laszlo manda tocar o hino francês para calar as vozes dos soldados alemães é emocionante e faz arrepiar cada pelo do meu corpo sempre que revejo. A força rebelde que o hino francês representa aliado às expressões tristes dos atores representando os expatriados nos transportam de maneira muito forte para o horror da Segunda Guerra.
Recentemente, o hino francês também foi incluído na cinebiografia de Édith Piaf em uma cena que ela, ainda menina, o canta na rua para conseguir dinheiro.
Django Reinhardt
E fecho este texto de comemoração à Queda da Bastilha com uma das minhas interpretações favoritas da Marseillaise, tocada no violão pelo gênio Django Reinhardt.
Bom 14 de julho a todos!
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
46 Comentários
Claudia
Parabéns pelo post, Penélope! Genial! Além de escrever bem, vc possui um imenso conhenhecimento de música. Foi um grande prazer ler seu texto.
Suely
Penélope
Arrasou!
Esse hino é demais, a música e a letra são lindas.
Mada
Quanta emoção!
Etienne
Bárbara essa “Marseilleuse” sempre…mas, a menina que representou Piaf, esplêndida !!! Emocionante !!!
Denise C.
Adorei Pénelope, mais um show de músicas…
Pq o Hino se chama Marseillaise?
Alguém sabe me informar…
De
marcos
Boa tarde!!
Gostaria de solicitar aos amigos deste cshat, se têem algum contato de casas de shows, bistros, pubs na França que trabalhem com música brasileira.
Estou chegando em novembro e gostaria de firmar parcerias.
abraços!
Lina
Marcos
Não tenho estas informações. Sinto não poder ajudar.
Francy
Claro Jane,esta turma toda :você ,Beth ,Eymard,Madá,Lúcia e mais um montão de gente bacana,divertida e apaixonados por Paris .Sinto falta das conversas diárias,mas…a vida segue seu rumo e de repente nos tira o tapete,mas com fé se anda, e eu pode ter certeza aguento o tranco.bjs
Mauricio Christovão
Matou a pau, Penélope!!! A que mais gostei foi a de Django Reinhardt. Fantástica!!!
Jane Curiosa
Francy,mas eu não né?Eu não sou sua velha amiga.Eu sou nova.kkkkkkkkk.Bom “vê-la”também
Francy
Na data de hoje não poderia deixar de passar pelo CP ,a cata de novidades,e que bela surpresa Pénelope,versões diferentes ,mas nem por isso menos interessantes.Como fã dos Beatles adorei ,mas minha preferência vai para a versão de Casablanca,emocionante linda.Encerrei bem meu dia,e ainda tive o prazer de “rever”todos os velhos amigos do CP.
Beth
Penélope
Tudo é questão de estar no lugar certo e na hora certa, rsrsr
Morei na Europa na década de 60/70…
Os Beatles eram mocinhos e eu mais ainda, risossss
Bjs.