Por Penélope do blog Sob o Céu de Paris
As pessoas, sempre surpresas com o meu gosto pela chanson française, geralmente me pedem para citar a música mais conhecida da França, e eu sempre respondo o mesmo: a Marseillaise. É raro encontrar uma pessoa adulta que nunca ouviu o hino nacional francês e, muitas vezes, mesmo sem saber o nome, as pessoas reconhecem imediatamente quando eu cantarolo a melodia.
Beatles
Certamente que a culpa pela popularidade desta canção não é inteiramente dos Beatles, mas o hino francês é, possivelmente, o hino mais conhecido do mundo, e a aparição dele na introdução de uma das músicas mais famosas de uma das bandas mais conhecidas da história, ajudou a disseminar a Marseillaise por aí. Li, aqui neste artigo super interessante, que o responsável por inserir a Marseillaise na introdução de All you need is love foi o famoso quinto Beatle, o produtor George Martin.
Aparentemente, a escolha foi meio ao acaso (se é que isso existe) e ele decidiu misturar a Marseillaise com uma melodia do Bach (alemão), mais “In the mood”, de Glenn Miller (americano) e “Greensleeves”, música folclórica inglesa supostamente composta por Henrique VIII, para criar a textura do pano de fundo de All you need is love. É claro que esta mistura de melodias de diferentes partes do planeta em uma canção que queria cantar a paz mundial não foi tão aleatória assim e, mesmo que inconscientemente, Martin estava colocando juntas as músicas que ele queria que representasse esta idéia de paz e amor.
Gainsbourg
Reza a lenda que, em 1979, Gainsbourg estava folheando a enciclopédia e caiu no artigo que falava da Marseillaise. Curioso, Serge decidiu explorar o texto e logo percebeu que, na transcrição do hino, lá pelo décimo verso, a enciclopédia sintetizou a letra imensa com um simples “aux armes et caetera”.
Eu prefiro confiar mais na minha própria interpretação e acreditar que Gainsbourg, sempre muito rebelde e provavelmente um pouco cansado de seu próprio país, decidiu desafiar a ordem e tocar na coisa que ele sabia que seria a mais intocável: o hino nacional. O modo desdenhoso com que canta, o tom de deboche, e as imagens do vídeo oficial, me fazem acreditar que Gainsbourg estava tirando um bom sarro com aquela letra sangrenta e absurda – pelo menos para os dias de hoje – que é a da Marseillaise. E cantou “aux armes et caetera” como quem diz “às armas, e toda aquela bobajada”.
Obviamente, uma versão reggae do hino nacional não iria agradar a gregos e troianos mas, embora Gainsbourg tenha sido chamado de todos os nomes após o lançamento da canção, os opositores não conseguiram impedir que o disco fosse um sucesso absoluto e se transformasse no primeiro Disco de Ouro da carreira do compositor.
Filmes
Outra grande aparição da Marseillaise é no clássico hollywoodiano Casablanca. A cena em que o personagem de Victor Laszlo manda tocar o hino francês para calar as vozes dos soldados alemães é emocionante e faz arrepiar cada pelo do meu corpo sempre que revejo. A força rebelde que o hino francês representa aliado às expressões tristes dos atores representando os expatriados nos transportam de maneira muito forte para o horror da Segunda Guerra.
Recentemente, o hino francês também foi incluído na cinebiografia de Édith Piaf em uma cena que ela, ainda menina, o canta na rua para conseguir dinheiro.
Django Reinhardt
E fecho este texto de comemoração à Queda da Bastilha com uma das minhas interpretações favoritas da Marseillaise, tocada no violão pelo gênio Django Reinhardt.
Bom 14 de julho a todos!
Acesse nosso novo site Minha Viagem a Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
46 Comentários
Jane Curiosa
Penèlope,você está se transformando em uma especialista em mexer com a emoção alheia.Ora,nem sou tão emocional assim, porém em minutos tive lágrimas nos olhos e quase ao mesmo tempo me sacudi dançando aqui na cadeira.E que seleção!
Madá
Penélope, seu post me fez lembrar uma das cerimônias da Universidade que meu filho cursou na França, a École Polytechnique, algo tipo IME no Rio ou ITA em São Paulo. Eles cantam a marselhesa a quatro vozes e nós (a família) filmando emocionados. Segue o link desse vídeo família, mas emocionado. Dois anos depois teve o desfile do 14 de julho nos Campos Elíseos, muita emoção.
http://www.youtube.com/watch?v=67ovwBhkxgo
Lina
Madá
Eu também teria ficado muito emocionada.
Tania Maria Mylius
Participei bastante no início do teu blog,depois deixei espaço para outros apixonados por Paris.Mas hoje quero registrar minha indignaçãpo com os organizadores do espetáculo desta noite,13/07 ,em Versailles.A falta de repeito para com o público chegou às raias da loucura! Chovia muito,. mas havia milhares de pesoas lá,algumas bem idosas, a maioria molhada até à raiz dos cabelos,mas esperavam pacientemente, o início do concerto.Às 21 hs,quando deveria iniciar o espetásculo, ouve-se uma voz de homem avisando que o público deveria aguardar mais 15 minutos,pois se a “méteo”não melhorasse, uma decisão seria tomada.Balela!Pura conversa mole pra boi dormir…Chovia canivetes,como é que ia melhorar?Àquelas alturas,a decisão já estava tomada, mas ainda nos fizeram ficar sentados naquele aguaceiros,feito idiotas, antes de nos mandarem embora!O portão para a saída do público era minúsculo,fazendo com que a multidão ficasse apinhada contra o gradil do palácio.Além de falta de respeito,hove uma total negligência com a segurança das pessoas!Apatifaram com metade do meu dia e a noite em Paris.Não assisti à Fanfarra dos Guardiões da Paz, no Luxembourg, paa ir à Vesailles assistir à 9ª Sinfonia de Beethoven,com uma orquestra de Palestinos e Israelenses,que são um símbolo da Paz no Oriente Médio;.Comprei os ingressos há mais de 3 meses, paguei IOF n o cartão de créditlo.Quem me reembolsa por tudo isso, pela frustração de estar lá,toda molhada,pra nada?Depois os franceses dizem que o Brasil não é um país sério….mas lá o céu pode se abrir e jorrar água pra valer que o espetáculo não é cancelado!Quem não quiser se molhar,pode ir embora,mas os músicos não deixam de tocar por causa da chuva!!!Além disso, quem estava molhado era o público, pois os músicos ficariam bem sequinhos no enorme tablado coberto destinado a eles! Uma VERGONHA!!!
que o espetáculo n~;ao é canceladlo!
Lina
Tania
Que pena. Realmente o cancelamento não foi a melhor solução. Também ficaria indignada.
eymard
Vera, se o frio te espanta, voce esta indo na época certa. Para quem mora em S.Paulo voce nao sentirá frio. Fique acompanhando o tempo pela internet e a previsao. Agora é verao. Faz calor. Mas para os “friorentos” leve sempre algum casaco leve, caso o tempo enlouqueça e resolva fazer um friozinho (18/20 graus).
carlos
Penepole,
hoje você se superou. Fica-se emocionado com o texto e com a seleção do HINO. Desde a adolescência, eu escolhi a Marseillaise como o mais bonito hino nacional e até hoje não tive dúvidas.
Parabens.
Evandro Barreto
Seleção incrível, emoção irresistível, mesmo “pelo avesso”, na leitura desconstrutiva de Serge. Grande post, Penélope.
Restou uma curiosidade pessoal: o violinista que dialoga com o Django é o Grapelli?
VERA
Disponha de mim em São Paulo,dessa megalópolis desvairada onde eu moro, e que curte inverno de ventos gelados!
Abraço grande e super grata
vera
VERA
OlaLlina,como vai?Devo viajar agora em 08 de agosto e ficar 5 dias em Paris sigo para Barcelona,Madri e retorno porLisboa. 14 dias de minha primeira e grande aventura europeia. O frio me espanta. O que eu devo levar? Desculpe o atrevimento mas preciso de ajuda, o agente de viagem não me orientA.
Lina
Vera
Estamos no verão. Por enquanto o verdadeiro verão ainda não chegou e não está tão frio assim. Basta trazer um suéter e um impermeável.
Fique otimista. Vai esquentar.
Penélope
Sempre erro esse, Loretta, obrigada pela correção!
Loretta
Olá! Só uma correção. A conjugação do verbo ”aller” tem 2 ls: ‘allons’.