Acabei de ler um artigo irônico, uma crítica ao comportamento de Sarkozy com as mulheres. Parece que ele ofereceu à Carla Bruni um anel, anel este idêntico à um outro que ele teria oferecido à Cecilia. Para os que não se interessam às histórias relacionadas à vida amorosa do presidente francês, Carla Bruni é sua namorada atual e Cecilia foi sua esposa.
Pois bem, como o exemplo que vem do alto é péssimo, uma jornalista do Liberation, Marie Joelle Gros, escreveu um artigo pedindo às mulheres uma vigilancia reforçada. Uma caça aos homens mal educados. O problema é como reconhece-los. Fácil. Alguns poucos detalhes denunciam imediatamente a presa, aquele que está por fora das regras elementares da educação à la française.
Como dizia Coco Chanel, a primeira impressão é sempre a boa. Principalmente se ela péssima.
Eliminar todos aqueles que estiverem com meias brancas esporte + sapatos. Idem para a pinça na gravata, o lencinho no bolso do paletó e o telefone celular na cintura. Verificar se o último botão do casaco, de cima para baixo, está desabotoado. Um homem elegante nunca vai abotoa-lo. Se ele tirar o casaco tirará também a gravata. Casaco+camisa+gravata = elegância. Camisa sem casaco+gravata = erro fundamental. Nada de joias como pulseiras, correntes no pescoço ou anéis. Só um relógio.
O homem educado sobe as escadas antes da mulher para evitar de colar os olhos no traseiro da dama e desce antes por outras razões. Desta vez ele vai ampara-la se por acaso cair. Ele entra nos restaurantes na frente, para sondar o ambiente, verificar que está tudo em ordem, nada de sequestros ou ameaças outras.
Se é perfeito ele frisa o ridículo ao abrir portas de carros que se abrem automaticamente, ao pagar as contas do restaurante, discretamente, quando for ao banheiro, entre a sobremesa e o café.
Ele é sempre obrigado à pagar as contas? Não. Um dia a dama pode anunciar que naquele dia ele será seu convidado.
Para ler o artigo por inteiro em francês: www.liberation.fr
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
16 Comentários
Elisa
Oi Maria Lina,
eu gosto muito do seu blog, sempre que possível venho visitá-la, mas nunca atrevi-me a comentar nada aqui porque pouco conheço de Paris, onde estive apenas duas vezes e claro que amei!
Mas hoje não tive como resistir a deixar meu comentário porque a escolha do tema e a sua narrativa estão absolutamente fantásticas!
Eu sou uma jovem que desde sempre, desde que me entendo como mulher, reparo e aprecio a elegância e educação, em todos os sentidos, dos cavalheiros.
Por favor, continue um pouco mais com o tema, porque na minha opinião os homens estão cada vez mais deselegantes porque nós mulheres , de certa forma, permitimos. Abraços
conexaoparis
Ana Paula.
Já que o assunto agradou vou pazer uma pesquisa seríssima sobre o assunto.
conexaoparis
Dé.
me conta onde você trabalha.rs…porque eu os acho elegantes.
Dé
Eu acho que os homens franceses não tem o menor gosto para se vestir. (salvo rarissimas exceções).
Canso de ver no meu trabalho uns colegas com gravatas que não tem nada a ver com a camisa ou então a ponta da gravata no meio da barriga. Isso é o muito feio!!!
Bem que os franceses poderiam aprender um pouco com os vizinhos italianos, né?
Ana Paula
Olá, não deixo um dia de abrir o blog, adoro os artigos, todos são ótimos e úteis, mas esse foi engraçado e interessando….até gostaria de saber mais sobre os fraceses e etiqueta amorosa…estive por ai..e tive um breve namoro com um frances….não sei bem se nao notas!! rs
conexaoparis
Os franceses estão detestando a italianização da vida política. Habituados com a separação entre vida pública e privada eles já declararam que o presidente deveria ser mais discreto.
Carla Castro
Maria Lina,
e o Sarkozy continua enfiando o pé pelas mão quando se trata de sua divulgação na imprensa, não?
Como anda a divulgação agora que a Carla Bruni vai posar nua?
Abraços,
Carla
Trixx
Muito bom!
Ale
Adorei as regras de educação francesas, mande outras. Um abraço
Monica
Ola, ri muito com esse post/artigo, realmente homem com meia branca è horrivel. Abraços.