Acabei de ler um artigo irônico, uma crítica ao comportamento de Sarkozy com as mulheres. Parece que ele ofereceu à Carla Bruni um anel, anel este idêntico à um outro que ele teria oferecido à Cecilia. Para os que não se interessam às histórias relacionadas à vida amorosa do presidente francês, Carla Bruni é sua namorada atual e Cecilia foi sua esposa.
Pois bem, como o exemplo que vem do alto é péssimo, uma jornalista do Liberation, Marie Joelle Gros, escreveu um artigo pedindo às mulheres uma vigilancia reforçada. Uma caça aos homens mal educados. O problema é como reconhece-los. Fácil. Alguns poucos detalhes denunciam imediatamente a presa, aquele que está por fora das regras elementares da educação à la française.
Como dizia Coco Chanel, a primeira impressão é sempre a boa. Principalmente se ela péssima.
Eliminar todos aqueles que estiverem com meias brancas esporte + sapatos. Idem para a pinça na gravata, o lencinho no bolso do paletó e o telefone celular na cintura. Verificar se o último botão do casaco, de cima para baixo, está desabotoado. Um homem elegante nunca vai abotoa-lo. Se ele tirar o casaco tirará também a gravata. Casaco+camisa+gravata = elegância. Camisa sem casaco+gravata = erro fundamental. Nada de joias como pulseiras, correntes no pescoço ou anéis. Só um relógio.
O homem educado sobe as escadas antes da mulher para evitar de colar os olhos no traseiro da dama e desce antes por outras razões. Desta vez ele vai ampara-la se por acaso cair. Ele entra nos restaurantes na frente, para sondar o ambiente, verificar que está tudo em ordem, nada de sequestros ou ameaças outras.
Se é perfeito ele frisa o ridículo ao abrir portas de carros que se abrem automaticamente, ao pagar as contas do restaurante, discretamente, quando for ao banheiro, entre a sobremesa e o café.
Ele é sempre obrigado à pagar as contas? Não. Um dia a dama pode anunciar que naquele dia ele será seu convidado.
Para ler o artigo por inteiro em francês: www.liberation.fr
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
16 Comentários
Angélica - PR
Juciana, aém de escrever em letra maiúscula, escrever sobre a sua performance na cama tb não é de bom gosto. Prefira sites e bate papos específicos para encontros e afins. Aqui estamos todos para trocar dicas sobre Paris, trocar experiencias, fazer amigos, etc. Mas tudo isso com muito respeitos com os colegas leitores, pitaqueiros e principalmente à Lina.
Desculpem o desabafo queridos amigos, mas não acho o Conexão Paris próprio pra esse tipo de comentário. Me sinto “em casa” aqui.
Bjos
Adriano
Sergio
Se achas que essa é a maior das imbecilidades certamente é perda de tempo responder-te. Escrevo aos demais, para contribuir com esse divertido debate. Meias brancas e gravatas curtas são ridiculas, não é preciso ler manuais para perceber. Sugiro que dediques teu tempo para outros manuais, como os de gramática.
Quanto a elegância dos franceses, consideradas as diferenças culturais, acho que não é maior ou menor que a dos outros europeus.
sergio
Que tretas, cada um anda cm quer isso sim é elegante.
andar com o livro da etiqueta com ideais ridiculos que naoseiquem axa que é elegante é a maior das imbecibilidades
conexaoparis
Ah! são os funcionários públicos. Agora eu entendo.Rss.
Dé, no verão, na Córsega, acho os homens franceses tão elegantes. Bermuda de linho creme, camisa de linho branca, sandálias de couro marrom.
No inverno os vejo com belos casacos.
Moro em Paris em uma área onde estão as sedes dos bancos e de grandes empresas. Talvez seja por isto que quando saio na rua acho os homens elegantes.
Dé
Oi Maria Lina! Trabalho numa consultoria de informatica e atualmente estou alocada num cliente do setor publico de “retraite”. O meu chefe atual usa gravata na altura da barriga (e raramente combinado com a camisa) e o meu chefe antigo usava sapato de camurça marrom com terno preto. Arhhh!!!
Ok, talvez a informatica não seja o ambiente onde os homens sejam os mais elegantes… mas em todos as empresas onde trabalhei no Brasil os homens davam de 10 a zero nos franceses no quesito elegancia.
conexaoparis
Olá Elisa
Eu não poderia imaginar que este assunto fosse agradar tanto. Vou escrever outros, talvez um para as mulheres…
Volte sempre Elisa e deixe seus comentários. Preciso de saber o que os meus leitores pensam.