Roberta e Antonio me enviaram um relatório sobre o albergue Le d’Artagnan em Paris. Aproveito para inaugurar a categoria Albergues do Conexão Paris. Parece que Paris não possui bons albergues e, para agravar, são mais caros que os de outros países europeus. Pesquisei uma classificação dos bons albergues na Europa e Paris não constava na lista.
Aqui está o depoimento de Roberta e seu marido.
Fizemos as reservas através do site www.hihostels.com, da rede de albergues Hostelling International.
Pesquisamos bastante na internet para escolher um albergue com boa localização, bom preço e um mínimo de conforto para uma boa noite de sono. Segurança foi um item que também prezamos. Este albergue nos pareceu ser o melhorzinho da capital francesa.
Ficamos em um quarto com uma cama de casal (há opções de beliches), um chuveiro privado, pia com espelho, uma mesa com duas cadeiras e televisão. Conseguimos reservar este quarto porque entramos em contato por email, no site há apenas a opção de camas em dormitórios ( quartos compartilhados ). O quarto é limpo diariamente, por isto é proibido o acesso, todos os dias, das 12h às 15h. O aquecimento (no piso) não era eficiente. Tínhamos que usar o banheiro coletivo do corredor que estava sempre muito sujo. Mas as áreas comuns em geral eram mantidas limpas.
Entre os funcionários do albergue encontramos uma menina de origem portuguesa. Uma salvação porque muito solícita e sempre disposta a ajudar os brasileiros.
O café da manhã é servido das 7h às 11h e está incluído na diária: baguette, iogurte, suco de laranja, manteiga, leite, café, chocolate, cereais e geléias. Há diversos tipos de telefones públicos que funcionam com cartão. Estes cartões são adquiridos no albergue, em distribuidores automáticos.
A localização é boa, 10 minutos à pé da estação de metro Porte de Bagnolet.
A diária em quarto compartilhado com café da manhã é de 22 euros por pessoa. Um quarto privado para duas pessoas tem a diária de 26 euros por pessoa (café da manhã incluído). Este preço é para aqueles que tem a carteirinha de associado do HI Hostelling International. Para fazê-la no Brasil, deve-se pagar 40 reais e ela tem a validade de um ano.
Serviços: internet 30 minutos: 2 euros – lavadoura: 3 euros – secadora: 1 euro.
Auberge de Jeunesse Le d’Artagnan – 80 rue Vitruve 75020 – Paris
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
103 Comentários
Ana
Lina, é um prazer poder colaborar. Aliás, peguei dicas de roupa de inverno para esta viagem aqui no seu blog: comprei a famosa “doudoune” para aguentar o frio parisiense e ela me salvou a pele! Mas não foi da Moncler… ! Eu não conhecia essa peça, foi um verdadeiro achado. Minha irmã teimou em usar sobretudo de lã (com mil camadas por baixo), e ainda saiu um dia sem chapéu/ boina, etc. Resultado: pegou um resfriado com direito a muita moleza e um pouco de febre.
Ana Bittencourt
Lina e leitores,
Em 2005 me hospedei no MIJE da Rue de Fourcy. Embora o albergue tenha curfew e não tenha locker (apenas uma sala para guardar as malas), eu mais que recomendo.
A localização é excelente, os quartos e banheiros são limpos e o prédio bem charmoso.
Fiquei em um quarto duplo e posteriormente, em um quarto quádruplo. O aquecimento é eficiente e o café da manhã básico (café, suco, baguete, croissant, géleias) porém de boa qualidade.
conexaoparis
Ana
Obrigada pelo depoimento.
Roberta e Antonio
Lina e leitores,
Optamos pelos albergues do Hi Hostel por serem os únicos que conhecíamos de outras viagens, mas aprendemos (na prática) que em Paris os albergues dos outros grupos são melhores. Estamos anotando todas as dicas dos comentários, e agradecemos muito a ajuda e opiniões de vocês!
E também achamos louvável agradecer à Lina pela iniciativa de publicar opções de hospedagem para todos os bolsos, e aproveitamos para convidar outros viajantes a colaborar com posts sobre albergues e hotéis baratinhos em Paris!
Ana
Pesquisei muitos albergues na net para uma viagem em final de dezembro de 2008, e fiquei entre o St. Christopher, o M.I.J.E. e o BVJ. Só consegui cama no M.I.J.E. (Maisons Internationales de la Jeunesse et des Etudiants), porque deixei para última hora. Preenchi o requerimento de reserva no site do albergue (www.mije.com), que não é lá grandes coisas, e me responderam depois de uns três dias confirmando disponibilidade.
A rede têm três prédios antigos, situados em ruas diferentes (porém próximos). Eu e minha irmã fomos alojadas no da Rue Fourcy, no Marais, a poucos passos da estação de metrô St. Paul. No mesmo quarteirão tem supermercado, farmácia, cafés e lojas. O Hôtel de Ville e a Catedral de Notre Dame ficam super próximos, dá para fazer inúmeros passeios a pé, uma “caminhadinha” e você já está no Arco do Triunfo!!! A localização é impecável, basta olhar um mapa da cidade, e me pareceu bastante seguro.
O quarto era para cinco mulheres, e havia duas partes separadas, eu sequer via o local onde ficavam as outras três camas. O banheiro era dentro do quarto e tinha dois chuveiros e duas pias. Aquecimento potente em todos os ambientes, facilmente controlado de dentro do quarto, através de algo parecido com uma torneira. Uma noite acordei sufocada de calor e tive que me levantar para diminuir a temperatura.
Custou 29 euros a noite mais taxa única de 2.50 para fazer uma carteirinha de filiação à rede (obrigatório). NÃO LEVEM TRAVELLER´S CHEQUES DA AMERICAN EXPRESS!!! Tive muita dor de cabeça com eles. Não foram aceitos no albergue, nem em vários lugares da cidade. Eu queria matar o meu gerente do banco. Tudo deve ser acertado na chegada; tenha dinheiro à mão pelo menos para a primeira noite. Só aceitam euro e travellers em euro.
O café da manhã era o básico de albergues: baguete, algo parecido com um croissant de chocolate, geléia, manteiga, chocolate quente, suco de laranja e água. Podia repetir a baguete e a bebida. Infelizmente, na época, por serem férias escolares, não funcionava o restaurante à noite. Eles vendem jantar com pratos fixos por um preço ótimo. O M.I.J.E recebe muitos alunos de escolas dos arredores de Paris. Durante nossa temporada havia vários franceses do interior, uma excursão de garotas australianas, alguns americanos, argentinos… dá de tudo, tinha de criança até idoso. O clima é de hotel, agradável, nada de loucuras e barulheira. As dependências são limpas e organizadas.
Não tem lockers, e sim uma sala para bagagem com várias prateleiras. Antes de sair para um passeio eu sempre deixava minha mochila nesta sala. Algumas pessoas tinham aqueles cadeados de bicicleta e prendiam a mochila na estrutura da prateleira, fica a dica. Tem uma câmera nessa sala mas prevenção nunca é demais. Deixavam malas lá também.
Eles dão roupa de cama, só é preciso levar toalha de banho. Curfew 1h. Lock-out acho que era entre 12 e 15, mas quem quisesse podia ficar no quarto enquanto a moça limpava. Não tem cozinha nem sala de computador (há uma máquina que funciona com moedas e dá para o gasto).
Como eu vi muitas pessoas indicando o M.I.J.E na internet, faço questão de retribuir a *ajuda* que tive para minha escolha divulgando o albergue e dando a minha opinião. Realmente é uma opção a ser levada em conta. Já fiquei em albergues em Edimburgo, Roma, Barcelona, Lisboa, e o M.I.J.E. foi sem dúvida um dos melhores e mais aconchegantes albergues onde me hospedei. Meu bloco era o mais novo, acho que era o bloco A. Pé direito alto, decoração de bom gosto, escada larga, corredores amplos. Outro bloco era mais feio, um prédio mais antigo com escada estreita e pé direito baixo, mas ainda assim, eu ficaria hospedada lá novamente, com certeza, ainda que ficasse nesse bloco mais “feioso”.
Na recepção falam francês e inglês. Quem for chegar após o meio-dia deve ligar na véspera ou na manhã da chegada para reconfirmar a reserva, caso contrário ela é cancelada.
M.I.J.E. / 6 rue de Fourcy, Paris 4° – Métro St Paul
+33 1 42 74 23 45
Julio
Já ouvi falar muito bem dos albergues do MIJE (http://www.mije.com/index_individuels_uk.asp), que ficam todos muito bem localizados no Marais.
Vivi Portugal
Confesso que sempre torcia o nariz quando amigos me chamavam pra ficar em albergues, hahaha.
Até q em 2004 me hospedei em Búzios com uma amiga em um quarto quádruplo. Resultado: fiquei amiga do dono do albergue, conheci pessoas incríveis de vários países e ainda mantenho contato com minhas ex-companheiras de quarto que eram de SP.
Ah serviu tb pra tirar a má impressão q carioca teima em ter de paulistas, GRANDE bobagem,hahah!
Pra mim tb foi MUITO importante o banheiro completo dentro do quarto, isso é algo q não abro mão. Mas pra quem é fã de acampamento o banheiro coletivo é detalhe…
Hj em dia existem espécies de “albergues design”. Super bem decorados e com serviço agradável. São hóteis econômicos. Um deles é o Oops!Hostel (www.oops-paris.com) que faz parte dessa rede de hostels http://www.hiphophostel.com
Giovanna
Paris para todos os bolsos! Ótima iniciativa. Bjs
Adriana
Lina,
a revista Viagem e Turismo de março/2009 traz uma matéria com os 10 melhores albergues do mundo, de acordo com o site do Hostelworld.com.
Paris não consta na lista.
De acordo com este site, dos 10 melhores, 4 estão em Lisboa.
Bjs.
Humberto Oliveira
O melhor site para descobrir albergues é o http://www.hostelworld.com, e sim, os de Paris são bem mais caros do que aqueles de outras cidade da Europa.
Em 2007 fiquei no Le Village que fica na Rue D’Orsel, em Montmartre aos pés da Sacré Coeur. Os quartos são bastantes confortáveis, todos possuem banheiro dentro do quarto e a localização é ótima, super perto do Metro Anvers.
Este é o link do site do albergue http://www.villagehostel.fr