No circuito que indico para conhecer o sul da França, entre a Provence e a Côte d’Azur, sugeri a vocês a estrada que passa pelas Gorges do Verdon e uma pausa gastronômica no restaurante do chefe Alain Ducasse que se encontra na cidade de Moustiers Sainte Marie.
A Bastide de Moustiers é um restaurante e também um pequena pousada simpática.
Henrique Tensfedl e sua esposa aceitaram a minha sugestão. Aqui está o relato desta pausa na Provence.
Enquanto esperávamos nosso pedido, admirávamos a vista e a belíssima louça que ornamentava a nossa mesa.
A entrada foi uma Caponatina de legumes, um molho fantástico acompanhado de um ovo cozido.
O prato, uma fricassé de coelho caipira, macarrão gratinado, alcaxofra, beterraba e brócolis.
Para acompanhar, meia garrafa do Rosé Prestige do Chateau Minuty 2009. Foi o nosso primeiro rosé da Provence. Ótimo.
Queijos frescos e curados e salada do jardim. Admito que não conhecemos nada de queijos, por isso gentilmente pedimos que o maitre fizesse a escolha para nós. Cada variedade devidamente justificada e a sequência certa definida, os queijos foram em seguida harmonizados com uma meia garrafa de branco Chateaux Les Valentines 2008. Leve e frutado.
Sorvete, morangos, arroz doce e caramelo de manteiga salgada. Inesquecível.
Você pensa que acabou? Nos serviram ainda mousse de chocolate branco e pequenos bolos e biscoitos da região.
Antes de pegar a estrada de novo, um pequeno repouso nos jardins da pousada.
O menu escolhido foi o Grisolières a 55 euros por pessoa.
Como ir de Paris até Moustiers Saint-Marie
Como a região é muito montanhosa a grande maioria das cidades por lá não possuem estação de trem. O mais indicado é alugar um carro em Aix-en-Provence ou Marseille e aproveitar o belo passeio pela região.
- Trem: a viagem de Paris até Aix-en-Provence tem cerca de 3h40 de duração e Paris até Marseille cerca de 3h20. Compre sua passagem antecipadamente – clique aqui – para garantir os melhores preços.
- Avião. A viagem de avião até Marseille dura 1 hora. Pela Air France, você pode comprar a passagem direto do Brasil para Marseille, fazendo uma parada grátis em Paris (na ida ou na volta). Veja aqui as melhores ofertas da Air France.
- Carro: a viagem até Moustiers dura cerca de 8h20, belo passeio pela região da Provence. Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França aqui.
- Ônibus: é possivel ir de ônibus até Aix-en-Provence e Marseille, esta costuma ser a opção mais barata mas também é a mais longa. A viagem até Aix ou Marseille têm cerca de 12h. Consulte valores, horários e faça a compra da passagem pelo site da empresa de ônibus OuiBus.
Conheça o guia do Conexão Paris O Essencial da Provence. Ele traz 6 roteiros incríveis para que você conheça o melhor da Provence em uma semana. À venda no site HotMart.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
30 Comentários
Katia Prade Rezende
Eu e marido estivemos por 12 dias na região da Provence em junho de 2012 e, posso dizer que foi MARAVILHOSO!Estivemos neste inesquecível restaurante Bastide de Moustiers, e foi uma experiência deliciosa! Está em nossos planos retornar à esta linda região para vermos os campos de lavanda floridos! Super recomendo o restaurante de Alain Ducasse e a viagem à Peovence!
Marília Mamede
Nunca imaginei a menor possibilidade de alguém usar rede na França! Realmente , inacreditável!
Fabio
Vou para Paris no início do mês de março de 2014. Pretendo ficar uns seis dias em Paris e queria aproveitar para conhecer a Provence ou o Vale de Loire, porém vi que em março é frio. Então, gostaria de saber se vale a pena fazer este passeio pela Provence ou qual passeio você se sugeriria. Ah! Eu e minha esposa já estivemos Paris em 2005 e, agora, iremos nós e nossa filha de 5 anos de idade.
Lina
Fabio
Para conhecer a Provence você precisa de no mínimo 3 dias. Melhor conhecer o Vale do Loire, mais perto e fácil. Março ainda está frio, mas não atrapalha a visita dos castelos.
Nós sugerimos que vá de trem até Tours e ao lado da estação, alugue carro. Volte de trem.
Ou então de ônibus com a empresa Paris Vision.
http://www.pariscityvision.com/pt/franca/castelos-do-vale-do-loire
Grazy
Lina,
Você saberia me dizer onde eu poderia encontrar a receita dessa sobremesa?
“Sorvete, morangos, arroz doce e caramelo de manteiga salgada”
Obrigada.
conexaoparis
Grazy
Não sei onde encontrar esta receita. Mas deve ser fácil. O arroz doce é bem brasileiro. O caramelo de manteiga salgada, se procurar no google vai achar.