Os brasileiros costumam estranhar quando os parisienses enchem o copo com água da torneira para beber. Alguns ficam ressabiados. Mas beber água da pia faz parte da cultura francesa assim como os queijos, os vinhos e os macarons.
A água da pia é boa para o consumo? Sim, a Prefeitura de Paris monitora constantemente a qualidade da água. As normas européias que controlam a potabilidade da água são as mais rigorosas do mundo. E a água de Paris passa nos 56 parâmetros de potabilidade definidos pelo código europeu de saúde pública.
Apesar da boa qualidade, muitos estranham o gosto da água em Paris, tanto da água da pia quanto de algumas marcas de água mineral. Comparada com a água do Brasil, a água na França tem o gosto forte. Da pia, tem gosto de cloro, usado para evitar a contaminação da água durante o percurso pelos canos. E algumas águas engarrafadas têm um forte gosto de mineral, como é o caso da Volvic (que eu considero imbebível!). Mas o gosto forte não significa menos qualidade.
A França tem aproximadamente 110 marcas de água. A Evian é a mais famosa, e a mais vendida (em todo o mundo). Ela e a Vitel têm menos gosto, por isso eu as prefiro. Entre as gasosas, sugiro a Badoit e a Orezza (da Córsega). Todas essas têm preços bem em conta.
A Châteldon é considerada a Don Pérignon das águas gasosas francesas. Com produção muito pequena, só pode ser encontrada na França e, mesmo assim, em alguns selecionados restaurantes. Por isso, é mais cara. É uma água delicada, com bolhas suaves. Conhecida por ter sido a água predileta do rei Louis XIV, estava sempre presente nos banquetes reais.
A famosa Perrier, ao contrário, é rica em gás carbônico o que a torna a mais gasosa de todas as águas. É para aqueles que preferem as águas menos suaves.
A Colette, a super-hiper-trendy-famosa-concept store, foi o primeiro lugar a abrir um water bar. Lá, você pode degustar as melhores marcas de água do mundo, incluindo águas de geleiras e de icebergs.
Se você não tem o paladar tão apurado assim ou se acha isso uma grande frescura, uma opção menos faraônica é comprar águas nos bons supermercados. A Grande Épicerie de Paris, por exemplo, tem uma incrível prateleira de águas do mundo inteiro.
E, na contramão, a nova tendência entre os restaurantes dos jovens chefs em Paris é dizer NÃO às águas engarrafadas. Ecologicamente incorretas, as águas engarrafadas se tornaram alvo de críticas dos ambientalistas. Já que se pode beber água de qualidade de graça e sem gerar resíduos, comprar água engarrafada se tornou uma atitude ambientalmente incorreta. Vários chefs já compraram essa idéia. Eles oferecem apenas água da pia e fazem, eles próprios, a gazeificação de suas águas. O gosto, é claro, é menos bom, mas…
Você sabia? Nos restaurantes, cafés ou bares, ao pedir “une carafe d’eau”, o garçon trará uma garrafa de água de pia, e não cobrará por ela.
Conheça os roteiros gastronômicos em Paris oferecidos pela chef brasileira Karen Goldman.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
103 Comentários
Afonso Martins
A água de Termas de ibirá-SP (fica a 420 Km de SP, e 40 de Rio Preto) Vale muito a pena conhecer o PH é acima de 10 (ou seja : purifica o sangue e o organismo, retirando todo ácido, e tornando Alcalino) além da substância Vanádio, encontrado somente na França e no Paraná.
Afonso Martins
Termas de ibirá-SP fica a 420 Km de SP, e 40 de Rio Preto. Vale muito a pena conhecer o PH é acima de 10 (ou seja : purifica o sangue e o organismo, retirando todo ácido, e tornando Alcalino) Além do Vanádio, encontrado somente na França e no Paraná
Maria
Adoro chegar nos restaurantes em Paris e pedir a minha boa e 0800 “carafe d’eau”, mas para consumir durante o dia, vou ao supermercado mais próximo e compro a garrafa d’água mais barata (com a mesma marca do supermercado), que no final das contas terá o mesmo sabor das águas daqui do Brasil! Mesmo sabor não… É sem sabor mesmo!!!rsrsrs
Gustavo
Sempre tomo diretamente da torneira, nem ponho no copo. Mas uma dúvida que tenho, é se realmente não faz nenhum mal esse cloro na água. É realmente muito. Na chaleira elétrica, após esquentar água algumas vezes fica uma crosta de sais.
Rodrigo Lavalle
Gustavo, a crosta é devido ao calcário na água e não ao cloro. Em princípio não faz mal.
Abraços.
Arlete maciel
Tenho problemas com as garrafinhas de agua em Paris, vou duas vezes ao ano qdo possivel, tenho filho, nora e neto lá, prefiro agua da torneira e, se tiver que comprar fico com a Vitel mas, não gosto!
Felipe
[email protected]
12 março, 2015 às 7:37 PM – Permalink
Como só vou para tomar vinhos franceses, água, será coadificante.
vc está de piada ne?
Felipe
Acho uma frescura absurda essa de tomar tal tipo de agua, agua é agua, pra que gastar, guardem para um bom jantar…
Alaíde
Estive em Paris em setembro, e, pra ser sincera, detestei a água Vitel!! A melhor que achei foi a Cristaline, essa eu indico.
7337
Raquel
No mundo todo, existem pouquíssimas fontes de água vanádica. Há uma famosa na França e em Termas de Ibirá (SP).
E a Água Mineral Sferrie de Toledo, Paraná, com 0,31 mg de vanádio por litro.
Essa de Toledo eu conheço a fonte e já bebi dela é muito boa mesmo.
Raquel
Moro no interior de SP e na minha região existe uma fonte de água mineral com uma propriedade, o vanádio, que dizem existir em apenas dois lugares no mundo: aqui e na França. Vocês já ouviram falar? Sabem qual é a marca ?
Rodrigo Lavalle
Raquel, não conheço e não achei nenhuma referência a essa água.
Abraços.