Os brasileiros costumam estranhar quando os parisienses enchem o copo com água da torneira para beber. Alguns ficam ressabiados. Mas beber água da pia faz parte da cultura francesa assim como os queijos, os vinhos e os macarons.
A água da pia é boa para o consumo? Sim, a Prefeitura de Paris monitora constantemente a qualidade da água. As normas européias que controlam a potabilidade da água são as mais rigorosas do mundo. E a água de Paris passa nos 56 parâmetros de potabilidade definidos pelo código europeu de saúde pública.
Apesar da boa qualidade, muitos estranham o gosto da água em Paris, tanto da água da pia quanto de algumas marcas de água mineral. Comparada com a água do Brasil, a água na França tem o gosto forte. Da pia, tem gosto de cloro, usado para evitar a contaminação da água durante o percurso pelos canos. E algumas águas engarrafadas têm um forte gosto de mineral, como é o caso da Volvic (que eu considero imbebível!). Mas o gosto forte não significa menos qualidade.
A França tem aproximadamente 110 marcas de água. A Evian é a mais famosa, e a mais vendida (em todo o mundo). Ela e a Vitel têm menos gosto, por isso eu as prefiro. Entre as gasosas, sugiro a Badoit e a Orezza (da Córsega). Todas essas têm preços bem em conta.
A Châteldon é considerada a Don Pérignon das águas gasosas francesas. Com produção muito pequena, só pode ser encontrada na França e, mesmo assim, em alguns selecionados restaurantes. Por isso, é mais cara. É uma água delicada, com bolhas suaves. Conhecida por ter sido a água predileta do rei Louis XIV, estava sempre presente nos banquetes reais.
A famosa Perrier, ao contrário, é rica em gás carbônico o que a torna a mais gasosa de todas as águas. É para aqueles que preferem as águas menos suaves.
A Colette, a super-hiper-trendy-famosa-concept store, foi o primeiro lugar a abrir um water bar. Lá, você pode degustar as melhores marcas de água do mundo, incluindo águas de geleiras e de icebergs.
Se você não tem o paladar tão apurado assim ou se acha isso uma grande frescura, uma opção menos faraônica é comprar águas nos bons supermercados. A Grande Épicerie de Paris, por exemplo, tem uma incrível prateleira de águas do mundo inteiro.
E, na contramão, a nova tendência entre os restaurantes dos jovens chefs em Paris é dizer NÃO às águas engarrafadas. Ecologicamente incorretas, as águas engarrafadas se tornaram alvo de críticas dos ambientalistas. Já que se pode beber água de qualidade de graça e sem gerar resíduos, comprar água engarrafada se tornou uma atitude ambientalmente incorreta. Vários chefs já compraram essa idéia. Eles oferecem apenas água da pia e fazem, eles próprios, a gazeificação de suas águas. O gosto, é claro, é menos bom, mas…
Você sabia? Nos restaurantes, cafés ou bares, ao pedir “une carafe d’eau”, o garçon trará uma garrafa de água de pia, e não cobrará por ela.
Conheça os roteiros gastronômicos em Paris oferecidos pela chef brasileira Karen Goldman.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
103 Comentários
Vinicius
Morei um ano e visite a França algumas vezes. Já bebi muito vittel, evian e água da torneira (por falta de opção). A que mais se aproxima das marcas de água mineral consumidas no Brasil é a Volvic que considero a mais bebível. Odeio Vittel. Acho que a diferença é principalmente nos níveis de cálcio, magnésio e bicarbonato que dão à Vittel um gosto ruim de água misturada com leite. Blergh! 🙂
Ivan Braga
Estou em Paris pela segunda vez, depois de pssar uma semana em Londres. Tanto em Londres quanto em Paris, minha opção foi a Volvic. A Evian só tomei quando não tinha outra opção.
Milena Telles
Vi que já tinham comentado sobre a Britta. Também fiz a pesquisa e vi que existem alertas, principalmente em relação à renovação do filtro. Mesmo assim resolvi testar. Mesmo que ela não retire os elementos da água (como o cloro), ela tira o gosto, e para mim é suficiente, já que a água da torneira é potável.
Milena Telles
Olá, estamos na França há dois meses e mesmo antes de chegar recebemos uma dica preciosa de uma amiga francesa que mora no Brasil: as garrafas filtrantes BRITTA. Usamos a água da torneira, mas passamos antes pelo filtro da Britta, o que deixa a água sem gosto nenhum! A garrafa curta em torno de 20 euros e vem com 3 filtros, que duram 1 mês cada. Ao final, vale mais a pena do que comprar as garrafas de plástico, que, além de antiecológicas, nem sempre são garantia de água sem gosto. Também estranhamos a quantidade de magnésio que tem nas águas daqui, o que pode causar algum efeito colateral no início em organismos mais sensíveis.
Martha Santana
Estou há 7 dias na França e, não fosse esse post, não saberia dos possíveis efeitos da água para o cabelo e corpo, não senti diferença. Para beber, entretanto, tá difícil rsrsrss obrigada pelas sugestões!!!!
Isabella
Estou morando em Paris há quatro meses e também estranhei muito o sabor da água daqui, inclusive as engarrafadas. Passei a tomar a Evian, mas ainda sentia gosto forte. Comecei a observar no rótulo a quantidade de cálcio em cada água e descobri então a marca Wattwiller – ótima e super em conta!!! Entretanto, quando vou à rua, sempre encho minha garrafinha nos pontos de água e também peço sempre uma carrafe d’eau nos restaurantes, compensa bastante…
Juliana Silva
Em qualquer lugar do mundo onde eu vá, só bebo água engarrafada e ponto final. No Caribe tive intoxicação e água oferecida por eles, ainda que engarrafada é sem sódio, o que para nós brasileiros é intragável. Passei 12 dias muito mal, só me recuperei dias depois que cheguei em nosso abençoado Brasil. O mesmo aconteceu com uma Amiga no Egito. Em Paris bebemos Evian e Perrier, excelentes…quanto ao cabelo não tive problemas, mas a pele do rosto depois de sete dias ficou horrível, mas nada que uns bons cremes franceses não resolvessem. Viajamos para curtir, e não devemos nos preocupar com pequenas coisas.
Sophia
Debora, o segredo é não usar seu condicionador trazido do Brasil e sim um (qualquer um, escolha o que você se identificar mais) que você compre na França. Muitas fórmulas sofrem adaptações para reagirem adequadamente com a água de cada país. Ajuda bastante, mas não é a mesma coisa que lavar os cabelos com água “mole”, como temos no Brasil. Outra sugestão é usar o óleo da Nuxe, chamado Huile Prodigieuse. Tem em qualquer farmácia e o óleo pode ser usado no corpo e no cabelo. Se você estiver achando que só o condicionador não está resolvendo, quando terminar o banho, com o corpo e o cabelo ainda molhados, passe o óleo no corpo e um pouquinho na ponta dos cabelos. Depois, seque-se normalmente, sem enxaguar. A pele e os cabelos ficam macios e suavemente perfumados.
Evelin
Olá, estive em Paris em março deste ano, não compramos água nenhuma vez! Tinha lido aqui q a água de lá é uma das mais puras e aproveitei pra economizar! Nem eu, nem meu marido sentimos essa diferença toda… na verdade vi várias pessoas fazendo o mesmo q Nós… abastecendo as garrafinhas nos pontos turísticos (eiffel, arco do triunfo, versalhes ). Agr a água fez mtoooo mal ao meu cabelo, no fim do dia, parecia q eu estava de dredd de tão embolado q ficava, na vdd foi a água, o vento frio q eu, como carioca n estava acostumada!
Maria Esther
Olá Lina
Esta da foto é você?
As paredes atrás estão tão pichadas !!
Abços
Maria Esther
Rodrigo Lavalle
Maria, a pessoa da foto não é a Lina.
Abraços.