Os brasileiros costumam estranhar quando os parisienses enchem o copo com água da torneira para beber. Alguns ficam ressabiados. Mas beber água da pia faz parte da cultura francesa assim como os queijos, os vinhos e os macarons.
A água da pia é boa para o consumo? Sim, a Prefeitura de Paris monitora constantemente a qualidade da água. As normas européias que controlam a potabilidade da água são as mais rigorosas do mundo. E a água de Paris passa nos 56 parâmetros de potabilidade definidos pelo código europeu de saúde pública.
Apesar da boa qualidade, muitos estranham o gosto da água em Paris, tanto da água da pia quanto de algumas marcas de água mineral. Comparada com a água do Brasil, a água na França tem o gosto forte. Da pia, tem gosto de cloro, usado para evitar a contaminação da água durante o percurso pelos canos. E algumas águas engarrafadas têm um forte gosto de mineral, como é o caso da Volvic (que eu considero imbebível!). Mas o gosto forte não significa menos qualidade.
A França tem aproximadamente 110 marcas de água. A Evian é a mais famosa, e a mais vendida (em todo o mundo). Ela e a Vitel têm menos gosto, por isso eu as prefiro. Entre as gasosas, sugiro a Badoit e a Orezza (da Córsega). Todas essas têm preços bem em conta.
A Châteldon é considerada a Don Pérignon das águas gasosas francesas. Com produção muito pequena, só pode ser encontrada na França e, mesmo assim, em alguns selecionados restaurantes. Por isso, é mais cara. É uma água delicada, com bolhas suaves. Conhecida por ter sido a água predileta do rei Louis XIV, estava sempre presente nos banquetes reais.
A famosa Perrier, ao contrário, é rica em gás carbônico o que a torna a mais gasosa de todas as águas. É para aqueles que preferem as águas menos suaves.
A Colette, a super-hiper-trendy-famosa-concept store, foi o primeiro lugar a abrir um water bar. Lá, você pode degustar as melhores marcas de água do mundo, incluindo águas de geleiras e de icebergs.
Se você não tem o paladar tão apurado assim ou se acha isso uma grande frescura, uma opção menos faraônica é comprar águas nos bons supermercados. A Grande Épicerie de Paris, por exemplo, tem uma incrível prateleira de águas do mundo inteiro.
E, na contramão, a nova tendência entre os restaurantes dos jovens chefs em Paris é dizer NÃO às águas engarrafadas. Ecologicamente incorretas, as águas engarrafadas se tornaram alvo de críticas dos ambientalistas. Já que se pode beber água de qualidade de graça e sem gerar resíduos, comprar água engarrafada se tornou uma atitude ambientalmente incorreta. Vários chefs já compraram essa idéia. Eles oferecem apenas água da pia e fazem, eles próprios, a gazeificação de suas águas. O gosto, é claro, é menos bom, mas…
Você sabia? Nos restaurantes, cafés ou bares, ao pedir “une carafe d’eau”, o garçon trará uma garrafa de água de pia, e não cobrará por ela.
Conheça os roteiros gastronômicos em Paris oferecidos pela chef brasileira Karen Goldman.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
103 Comentários
Debora
E para o cabelo, qual o produto q devemos usar para evitar esse aspecto duro?
Rodrigo Lavalle
Débora, não sei te informar. Imagino que um bom condicionador desses que não precisam ser enxaguados depois do uso. Talvez uma leitora possa te ajudar.
Abraços.
Johanna
Eu moro na França e a água é lotada de calcário, por isso ela é branca. Pra mim, é horrível beber da torneira… eu compro água mineral Cristaline para o dia-a-dia, o gosto é ¨normal¨, tb gosto da Evian, mas ela tem mais gosto e minha filha não bebe. Agora (no meu caso) meus cabelos, vivem duros. Tem que passar muito creme, porque a água o deixa como palha. Aqui temos muitos produtos de limpeza anti-calcário porque o box do banheiro fica todo branco por conta da água (e gruda que é difícil de sair) e lavar a louça em máquina os copos e pratos também saem todos embranquiçados. A água pode ter boa qualidade, mas esse calcário todo, faz bem à saúde??? Eu evito ingerir.
Célia
Volvic é a água mais leve e com paladar próximo às águas que estamos habituados no Brasil. “Imbebivel” é a Contrex! Por outro lado, amo a Vichy St Yore! Sabor inigualável.
Antonio Candido de Souza
Mesmo em Paris dei preferência a San Pellegrino e depois a Perrier, sendo que as diferenças estão na quantidade de CO² e PH.
José Neto
Em Paris, assim como em outros lugares da Europa, a Volvic era a única opção possível. Entre as outras marcas e a sede, eu sempre preferi a sede.
izabel s philippe
estranhei o gosto sim, preferi as engarrafadas.. mas algumas sao intragaveis..a agua é dura, meu cabelo ficou seco e a pele tbem. depois descobri que nas farmacias tem xampu especificos pra quem quer anular este efeito da agua dura. prefiro as engarrafadas nao tanto pelo sabor mas pela quimica que tem na da torneira…ah e invejo quem diz que a agua de Paris fez bem pro seu cabelo.. pro meu, nao..fino e macio naturalmente..ficou uma palha
Nino
Discutindo uma vez, com amigos franceses, perguntei de onde vinha esse “conceito de dar água quando alguém pede?”, para nós (brasileiros) completamente ilógico. Aparentemente, é amparado por LEI também, ou seja, se algum estabelecimento se negar dar água para alguém que peça, ele poderá ser processado, simplesmente, por desrespeitar os direitos universais do homem, em que ninguém pode negar água para alguém em condições de sede… Ou seja, a “carafe d’eau” assim como o “verre d’eau” são obrigações – teoricamente mundiais – mas que nem todos respeitam…
Aurea Borne
aprendi a dica da ‘carrafe d’eau’ com uma amiga que mora aí e é super tranquilo, além de econômico. Também sempre compro a Vitel no supermercado para deixar no hotel, mas a Volvic não dá mesmo, tem um gosto muito estranho.
Nathalia
Confesso que estranhei muito a água de Paris. Lembro que a água do bebedouro do hotel era até “turva”, esbranquiçada. Depois de um tempo ela ia ficando cristalina. Logo de início tive problemas de saúde até…mas fui me adaptando e meu organismo se acostumou com a água. Afinal, Paris tem muito o que ser contemplado para “perdermos” tempo doente! 🙂
Tenho que concordar com a Mara, meus cabelos também adoraram a água de Paris! Nunca os tive tão bonitos e bem tratados como lá!
Jose Garcia
Não precisa ir até a França para beber solução de
Cloro. Aqui no Brasil vocês encontram em qualquer cidade com água tratada.
Também o cloro não sai deixando a água por uma hora e ainda por cima na geladeira.
O Cloro só perde para o Fluor, na tabela periodica,
em termos de reatividade e malefícios para o corpo humano.
Se os chefs franceses consideram incorreto beber água engarrafada o problema é deles. Mas que é insalubre é. Ponto Final.
Ainda bem que eu não sou nem um pouco francófilo e nem pretendo ir a França justamente por essas e outras. Lá tem muito francês.