Os brasileiros costumam estranhar quando os parisienses enchem o copo com água da torneira para beber. Alguns ficam ressabiados. Mas beber água da pia faz parte da cultura francesa assim como os queijos, os vinhos e os macarons.
A água da pia é boa para o consumo? Sim, a Prefeitura de Paris monitora constantemente a qualidade da água. As normas européias que controlam a potabilidade da água são as mais rigorosas do mundo. E a água de Paris passa nos 56 parâmetros de potabilidade definidos pelo código europeu de saúde pública.
Apesar da boa qualidade, muitos estranham o gosto da água em Paris, tanto da água da pia quanto de algumas marcas de água mineral. Comparada com a água do Brasil, a água na França tem o gosto forte. Da pia, tem gosto de cloro, usado para evitar a contaminação da água durante o percurso pelos canos. E algumas águas engarrafadas têm um forte gosto de mineral, como é o caso da Volvic (que eu considero imbebível!). Mas o gosto forte não significa menos qualidade.
A França tem aproximadamente 110 marcas de água. A Evian é a mais famosa, e a mais vendida (em todo o mundo). Ela e a Vitel têm menos gosto, por isso eu as prefiro. Entre as gasosas, sugiro a Badoit e a Orezza (da Córsega). Todas essas têm preços bem em conta.
A Châteldon é considerada a Don Pérignon das águas gasosas francesas. Com produção muito pequena, só pode ser encontrada na França e, mesmo assim, em alguns selecionados restaurantes. Por isso, é mais cara. É uma água delicada, com bolhas suaves. Conhecida por ter sido a água predileta do rei Louis XIV, estava sempre presente nos banquetes reais.
A famosa Perrier, ao contrário, é rica em gás carbônico o que a torna a mais gasosa de todas as águas. É para aqueles que preferem as águas menos suaves.
A Colette, a super-hiper-trendy-famosa-concept store, foi o primeiro lugar a abrir um water bar. Lá, você pode degustar as melhores marcas de água do mundo, incluindo águas de geleiras e de icebergs.
Se você não tem o paladar tão apurado assim ou se acha isso uma grande frescura, uma opção menos faraônica é comprar águas nos bons supermercados. A Grande Épicerie de Paris, por exemplo, tem uma incrível prateleira de águas do mundo inteiro.
E, na contramão, a nova tendência entre os restaurantes dos jovens chefs em Paris é dizer NÃO às águas engarrafadas. Ecologicamente incorretas, as águas engarrafadas se tornaram alvo de críticas dos ambientalistas. Já que se pode beber água de qualidade de graça e sem gerar resíduos, comprar água engarrafada se tornou uma atitude ambientalmente incorreta. Vários chefs já compraram essa idéia. Eles oferecem apenas água da pia e fazem, eles próprios, a gazeificação de suas águas. O gosto, é claro, é menos bom, mas…
Você sabia? Nos restaurantes, cafés ou bares, ao pedir “une carafe d’eau”, o garçon trará uma garrafa de água de pia, e não cobrará por ela.
Conheça os roteiros gastronômicos em Paris oferecidos pela chef brasileira Karen Goldman.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
103 Comentários
Dillemba
No primeiro restaurante onde fomos precisei muita coragem para murmurar: une carafe d’eau, SVP. Quando o garçom respondeu: bien sur, madame, relaxei e entendi que não era sonho, eu estava realmente em Paris. Outra coisa que achei ótima é não trazerem um couvert que não se pediu e nem se quer.
marici
Já reparei em vários restaurantes que a água é da torneira mas passa por um filtro. As da torneira de hotel eu nunca tomei, só em emergência, mas em restaurante só tomo a “carrafe d’eau”.
Cris
Graças ao Conexão Paris, bebi água de torneira em TODOS os lugares por onde almocei e jantei.
Além de me sentir um pouquinho parisiense, não senti muito o gosto forte do cloro. Nos passeios diários comprava a mineral, pois era bem prático e tinha sempre alguém vendendo nas ruas.
Alexandre Chazan
Quando estou na França tento evitar as aguas com muito cálcio. Se procurar no rotulo das garrafas verá que tem uma variação grande na quantidade em cada marca de água. Eu tenho receio de calculo renal, já que tenho tendencia a ter e alguns brasileiros que conheço e que moram na França me alertaram sobre isto. Claro que é diferente morar e beber a água todos os dias e o viajante que fica no máximo 1 mês por lá, mas seguro morreu de velho. Também não gosto das águas que tem gosto forte. Das com gás a Badoit é imbatível para mim, delicada e deliciosa. Se trouxessem para o Brasil num preço razoável eu compraria sem dúvida….
Gustavo
Prefiro o vinho da torneira… 😉 Mas tomo a água sem problemas! Outra coisa, se os canos são sujos e enferrujados nos hotéis, pq não seriam nos restaurantes?? O cloro mata tudo de ruim!!! Estando em Paris faça como os parisienses…
Mário Rodrigues
passei minha lua de mel em paris e conheci vários restaurantes e sempre bebemos a agua da bica, sem problema ; Só não bebam agua da bica dos hotéis porque não são tratadas adequadamente para ser consumida !
marcy
Não consigo tomar água de torneira,sinto mto.
Prefiro ir ao supermercado e comprar a Vitel ou Evian .
Anderson Pereira
Sempre tomo a Chateldon. Espetacular. Custa no máximo 2Euros a garrafa grande. Encontro na Grande Epicerie e no Monoprix em frente a Torre Montparnasse. Voilá!
É produzida nos arredores de Paris.
http://www.chateldon.tm.fr/
Ana Paula Mendonça
Engraçado… quando morei em Paris só conseguia beber Volvic… nem chá conseguia fazer com água da torneira.
Paulo R. Filomeno
O europeu em geral utiliza águas minerais esperando que a mesma tenha minerais dissolvidos, que podem servir para diversos fins. Águas ferruginosas são boas para anemias, sulfurosas para a pele e reumatoses, também existem as magnesianas, carbonatadas, litinadas, etc. Aqui no Estado de SP temos muitas águas radioativas, mas quase sem gosto (Lindóia, Serra Negra, etc.), mas também a 2.a água com maior teor de enxofre no mundo, em Águas de São Pedro. Ibirá tem uma água de pH de 10,24, a qual me curou uma persistente acidez estomacal e refluxo. MG tem em São Lourenço e Caxambú parques de águas com mais de 8 tipos diferentes. Infelizmente hoje a crenoterapia (tratamentos de saúde com águas minerais) caiu muito em desuso por aqui, pois exige um longo tempo de tratamento (21 dias) e o brasileiro não tem costume de beber água com gosto. Meus filhos que o digam quando trouxe a água de Ibirá para casa, cujo gosto é quase imperceptível. Mas pelo que o post reporta, parece que o europeu não liga para o gosto da água, já que o mercado oferece diversas delas com gosto. Talvez por isso que a água de Paris “passe batida” para os parisienses. Eu não senti nada de mais, e creio que as “carafe d´eau” dos restaurantes são abastecidas com água de torneira. Mas a água de Orlando (EUA), aquela sim é intragável.