Os brasileiros costumam estranhar quando os parisienses enchem o copo com água da torneira para beber. Alguns ficam ressabiados. Mas beber água da pia faz parte da cultura francesa assim como os queijos, os vinhos e os macarons.
A água da pia é boa para o consumo? Sim, a Prefeitura de Paris monitora constantemente a qualidade da água. As normas européias que controlam a potabilidade da água são as mais rigorosas do mundo. E a água de Paris passa nos 56 parâmetros de potabilidade definidos pelo código europeu de saúde pública.
Apesar da boa qualidade, muitos estranham o gosto da água em Paris, tanto da água da pia quanto de algumas marcas de água mineral. Comparada com a água do Brasil, a água na França tem o gosto forte. Da pia, tem gosto de cloro, usado para evitar a contaminação da água durante o percurso pelos canos. E algumas águas engarrafadas têm um forte gosto de mineral, como é o caso da Volvic (que eu considero imbebível!). Mas o gosto forte não significa menos qualidade.
A França tem aproximadamente 110 marcas de água. A Evian é a mais famosa, e a mais vendida (em todo o mundo). Ela e a Vitel têm menos gosto, por isso eu as prefiro. Entre as gasosas, sugiro a Badoit e a Orezza (da Córsega). Todas essas têm preços bem em conta.
A Châteldon é considerada a Don Pérignon das águas gasosas francesas. Com produção muito pequena, só pode ser encontrada na França e, mesmo assim, em alguns selecionados restaurantes. Por isso, é mais cara. É uma água delicada, com bolhas suaves. Conhecida por ter sido a água predileta do rei Louis XIV, estava sempre presente nos banquetes reais.
A famosa Perrier, ao contrário, é rica em gás carbônico o que a torna a mais gasosa de todas as águas. É para aqueles que preferem as águas menos suaves.
A Colette, a super-hiper-trendy-famosa-concept store, foi o primeiro lugar a abrir um water bar. Lá, você pode degustar as melhores marcas de água do mundo, incluindo águas de geleiras e de icebergs.
Se você não tem o paladar tão apurado assim ou se acha isso uma grande frescura, uma opção menos faraônica é comprar águas nos bons supermercados. A Grande Épicerie de Paris, por exemplo, tem uma incrível prateleira de águas do mundo inteiro.
E, na contramão, a nova tendência entre os restaurantes dos jovens chefs em Paris é dizer NÃO às águas engarrafadas. Ecologicamente incorretas, as águas engarrafadas se tornaram alvo de críticas dos ambientalistas. Já que se pode beber água de qualidade de graça e sem gerar resíduos, comprar água engarrafada se tornou uma atitude ambientalmente incorreta. Vários chefs já compraram essa idéia. Eles oferecem apenas água da pia e fazem, eles próprios, a gazeificação de suas águas. O gosto, é claro, é menos bom, mas…
Você sabia? Nos restaurantes, cafés ou bares, ao pedir “une carafe d’eau”, o garçon trará uma garrafa de água de pia, e não cobrará por ela.
Conheça os roteiros gastronômicos em Paris oferecidos pela chef brasileira Karen Goldman.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
103 Comentários
Kariny
Confesso que na minha primeira vez em Paris fiquei um tanto tensa em beber a água oferecida pelos restaurantes, que não é nossa rotina, mais encarei. Em outras idas já mais tranquilo. Estar em Paris é participar desse cotidiano, suas rotinas e hábitos.
Flávia
Neuza, é isto mesmo! Não sei em outros estados brasileiros, mas a água de Minas Gerais também é limpa, possível de ser bebida diretamente da torneira. A questão é confiar nas caixas d’agua e canos das nossas casas… Conheço vários amigos que sempre tomaram água da torneira por aqui… Eu gosto do velho e bom filtro de barro – Não sei se é pelo gosto ou pela tradição, mas não abro mão do meu!!!
João Araujo
Filtro Brita é furada. Cloro se tira deixando a água na geladeira por uma hora, e o filtro tira pouco do calcário. Não vale a pena. Aqui a pesquisa da revista “que choisir” http://www.dangersalimentaires.com/2011/02/carafes-filtrantes-danger-pour-la-sante/
Aline ATM
Olá Lina,
Voltei da França no último dia 12 e realmente vi de perto este costume dos franceses. Meu marido estranhou muito o garçon trazer uma garrafa de água sem pedirmos e achou que seria cobrada, como já tinha lido sobre este costume passei tranquilidade a ele. Eu acho essa ideia otima, acho um absurdo aqui no Brasil vc ter que pagar um copo/garrafa de água no restaurante, após uma conta absurda com pratos nada criativos se quiser beber água tem que pagar. Outra coisa que acho muito bacana é o fato de vc ir no restaurante e ficar a vontade, o garçon vem a sua mesa somente quando vc solicita, outra coisa que aqui no Brasil é horrível, os garçons ficam parados próximo de sua mesa como “pressionando” vc fazer o pedido. Enfim, eu gosto demais da França e dos seus costumes, nós brasileiros temos muito a aprender com esta rica cultura. Abraços e até logo.
Mauricio Christovão
A água de Paris contém realmente muito carbonato de cálcio. É a chamada “água dura”, que quase não faz espuma com o sabonete. O fenõmeno acontece também em algumas cidades do Brasil. Não sei quanto aos rins, mas os canos antigos de ferro com o tempo iam ficando obstruídos pelos depósitos de calcário.
jorge fortunato
Aqui no Brasil só bebo água mineral. Aliás, já faz parte da minha lista no supermercado. Na França bebo San Pelegrino – é a mais barata – em alguns restaurantes. Mas . na maioria das vezes vai a da bica mesmo. Nos tempos de criança, brincava na rua e entrava em casa e bebia água direto da bica….cresci e não morri. Depois de algumas décadas, começamos a nossa “frescura”… mais ainda não cheguei ao estágio de fazer degustação de água.
eduardo r.
ótimo post! a busca pela água mais parecida com a q bebemos no brasil é sempre um desafio para os turistas brasileiros na frança!! pra mim, água é a única bebida q qto menos gosto (sabor) tiver, melhor!!! nessa categoria, tbm incluiria a marca cristaline ao lado da evian, com melhor custo-benefício q a sua famosa conterrânea e distribuída em qualquer supermarché de esquina.
qto a água de torneira parisiense, acredito q já tenha bebido mto, desde q descobri q os restaurantes servem uma jarra de água grátis sempre q o cliente pedir “un jar d’eau, s’il vous plait?”, rss!
Mara Mori
Estive em Paris no mês passado e não estranhei a água nem para beber, nem para o banho! a água de Lins/SP é bem parecida! E digo mais meus cabelos adoraram a água de Paris! Vou ter que voltar mais a cidade luz!!! (kkkk desculpinha boa)
Parabéns pelas matérias, me ajudaram muito durante minha estadia!!
sonia pereira nunes
Estive em Paris em julho de 2013, bebi a agua oferecida nos restaurantes e não senti gosto estranho em nenhuma das vezes . Bebi até água de torneiras no meio das Praças que qualquer um pode se servir e encher as garrafinhas , água boa , sem problema !!!Viva Paris !!!
NARLEY ALFARO
A Badoit sempre foi a mais oferecida durante minha estada em Paris. Gostei, não senti nenhum gosto muito peculiar.