Os brasileiros costumam estranhar quando os parisienses enchem o copo com água da torneira para beber. Alguns ficam ressabiados. Mas beber água da pia faz parte da cultura francesa assim como os queijos, os vinhos e os macarons.
A água da pia é boa para o consumo? Sim, a Prefeitura de Paris monitora constantemente a qualidade da água. As normas européias que controlam a potabilidade da água são as mais rigorosas do mundo. E a água de Paris passa nos 56 parâmetros de potabilidade definidos pelo código europeu de saúde pública.
Apesar da boa qualidade, muitos estranham o gosto da água em Paris, tanto da água da pia quanto de algumas marcas de água mineral. Comparada com a água do Brasil, a água na França tem o gosto forte. Da pia, tem gosto de cloro, usado para evitar a contaminação da água durante o percurso pelos canos. E algumas águas engarrafadas têm um forte gosto de mineral, como é o caso da Volvic (que eu considero imbebível!). Mas o gosto forte não significa menos qualidade.
A França tem aproximadamente 110 marcas de água. A Evian é a mais famosa, e a mais vendida (em todo o mundo). Ela e a Vitel têm menos gosto, por isso eu as prefiro. Entre as gasosas, sugiro a Badoit e a Orezza (da Córsega). Todas essas têm preços bem em conta.
A Châteldon é considerada a Don Pérignon das águas gasosas francesas. Com produção muito pequena, só pode ser encontrada na França e, mesmo assim, em alguns selecionados restaurantes. Por isso, é mais cara. É uma água delicada, com bolhas suaves. Conhecida por ter sido a água predileta do rei Louis XIV, estava sempre presente nos banquetes reais.
A famosa Perrier, ao contrário, é rica em gás carbônico o que a torna a mais gasosa de todas as águas. É para aqueles que preferem as águas menos suaves.
A Colette, a super-hiper-trendy-famosa-concept store, foi o primeiro lugar a abrir um water bar. Lá, você pode degustar as melhores marcas de água do mundo, incluindo águas de geleiras e de icebergs.
Se você não tem o paladar tão apurado assim ou se acha isso uma grande frescura, uma opção menos faraônica é comprar águas nos bons supermercados. A Grande Épicerie de Paris, por exemplo, tem uma incrível prateleira de águas do mundo inteiro.
E, na contramão, a nova tendência entre os restaurantes dos jovens chefs em Paris é dizer NÃO às águas engarrafadas. Ecologicamente incorretas, as águas engarrafadas se tornaram alvo de críticas dos ambientalistas. Já que se pode beber água de qualidade de graça e sem gerar resíduos, comprar água engarrafada se tornou uma atitude ambientalmente incorreta. Vários chefs já compraram essa idéia. Eles oferecem apenas água da pia e fazem, eles próprios, a gazeificação de suas águas. O gosto, é claro, é menos bom, mas…
Os restaurante são obrigados a servir água (da pia) gratuitamente aos seus clientes.
Você sabia? Nos restaurantes, cafés ou bares, ao pedir “une carafe d’eau”, o garçon trará uma garrafa de água de pia, e não cobrará por ela.
Conheça os roteiros gastronômicos em Paris oferecidos pela chef brasileira Karen Goldman.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias. Ele traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc. Acesse nossa agência online Minha Viagem Paris para descobrir e reservar passeios incríveis em Paris e no interior da França.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
103 Comentários
Amanda
Confesso que odiei a Evian, e é horrível porque em alguns lugares só tem ela. Gostei muito da Volvic e não me importei nem um pouco em tomar a água da torneira. Na verdade, acho super certo e justo os restaurantes disponibilizarem as garrafas com água da torneira gratuitamente.
Aqui no Brasil, já que a água potável não é tão cara, deveria se fazer o mesmo (não da torneira, né? rs), ainda mais se o cliente estiver bebendo vinho.
Suely
Certa vez pedi une carafe d’eau e o garçom perguntou se eu queria água de regar planta…
Tenho um pouco de receio de beber água de torneira por causa dos canos.
Neuza.
Ei Honorio, lembra? Precisamos voltar.
Neuza.
Acho até charmoso beber água da torneira, seria muito bom se no Brasil pudéssemos tb, em BH tem uma água ótima, mas não tive coragem de beber direto da torneira. E se for mineral eu prefiro a vittel.
Um dia quem sabe tb. Por aqui poderemos beber da torneira. Um abraço
Juliana
Verdade, Priscila, ainda mais no inverno com a água quente!
E tudo isso sem esquecer é claro das águas “emagrecedoras”…
Priscila
E por passar por tantos processos químicos, essa água é muito alcalina, o que causa o ressecamento na pele de nós, brasileiros, que estamos acostumadas com nossa água. Nos meus primeiros dias aqui até o couro cabeludo descamava!
Tem que investir no hidratante … Rs
Pedro Witzel
Na minha opinião, uma das melhores pedidas para quem mora aqui é comprar aqueles filtros de agua da Brita.
http://www.annonceavenue.com/images/brita-aluna-cool-bialy.172030.2.jpg
Da pra usar pra cozinhar e beber. A agua fica sem gosto algum e sem o calcário, que se ingerido constantemente pode chegar até dar pedra no rim, para os desacostumados.
João Araujo
Sempre peço minha “carrafe d’eau”, é boa e de graça. Para melhorar o gosto da água da pia em casa, isso se ela tiver gosto ruim de cloro, basta deixar a água numa garrafa por cerca de 1 hora na geladeira. As ditas garrafas filtrantes são inúteis e acabam contaminando mais a água se no forem bem lavadas e trocadas o filtro regularmente. Prefiro a água da torneira mesmo.
Nick
Eu já ouvi falar disso que a Juliana citou, a água não só de Paris, como de toda a Europa é bastante calcária. Dúvidas a parte, eu tomo a água de torneira numa boa. Quanto as engarrafadas eu prefiro a Vitel e a gasosa Badoit…
Juliana
No início, estranhei muito o gosto. Mas morando no sexto andar e sem elevador, você para rapidinho de comprar os engradados (os braços agradecem).
Mas queria adicionar uma coisa: me disseram uma vez que, como a água em Paris tem muito calcário – especialmete comparada às minerais brasileiras – aqueles com problemas renais do tipo cálculo devem ficar atentos. Não sei se procede, mas fica p registro!