O absinto – ou a fada verde – voltou a ser consumido na França. Ele foi proibido pelo governo francês em 1915 como uma medida de proteção à saúde pública. Desde então esta bebida virou lenda e ficou na nossa imaginação como o álcool potência mil que torna as pessoas loucas.
O absinto foi a fonte de inspiração ou a arma fatal de Baudelaire, Verlaine, Rimbaud, Wilde, Degas, Van Gogh, Toulouse-Lautrec, Hemingway, Picasso…
Oscar Wilde dizia que “o primeiro copo nos mostra as coisas como queremos vê-las, o segundo nos mostra como elas não são; após o terceiro, nós as vemos como elas são realmente. E nada pior do que isto”.
Parece que na realidade, o absinto não é pior do que qualquer outro álcool. A interdição de 1915 foi decidida em função da dependência problemática a este álcool das forças armadas francesas durante a primeira guerra mundial e como resultado de lobbying intensivo dos fabricantes de vinho.
No início dos anos 2000 a proibição foi anulada e atualmente o absinto virou bebida hype. Nos bares e clubes de Paris o objetivo é transformá-lo em álcool festivo e jovem.
Se hoje ele é bebido em cocktails elegantes, o verdadeiro ritual para soboreá-lo consiste em colocar um pedaço de açúcar sobre uma colher perfurada que repousa nas beiradas de um copo contendo uma dose de absinto. Em seguida gotas de água gelada o dissolvem e à medida que o açúcar dissolvido cai no absinto sua cor passa de verde à verde leitoso.
Vocês podem provar – com moderação – o absinto no bistrot La Fée Verte. Vejam os comentários sobre esse endereço no TripDivisor.
La Fée Verte: 108 rue de la Roquette, 75011 Paris.
Artigo publicado por Les Inrocks.
Clique aqui para entrar no site do fabricante Pernot.
Conheça o guia do Conexão Paris Restaurante e Outras Delícias, à venda no site Minha Viagem Paris. O guia traz uma seleção dos melhores restaurantes da cidade, além de queijarias, patisseries, caves, bares etc.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
66 Comentários
Fatima Regina Rodrigues
Lina, agradeço a resposta, todo dia eu olhava e nada de resposta…..
Obrigada, assim posso servir meu absinto.
abraços, de Belô tb.
Fátima
Beth
Madá, Maria das Graças e Luis Liska
MUITO OBRIGADA!
Bom humor é o que move a nossa vidinha;…
Bjs. para vcs!
LUIZ LISKA
BETH PARABENS DO FOFO E MUITAS VIAGENS EM SUA LONGA
JORNADA COM MUITAS AVENTURAS E “ABSINTHE” SAÚDE
UM ABRAÇÃO DA FAMILIA LISKAAAAAAAAA
Madá
Beth, também vou me juntar à Eduarda e brindar o seu bom humor!
Maria das Graças
Pois é Lina, eu nem entendo o jogo. Em São Lourenço, MG, no parque das águas jogavam algo parecido, acho que era bocha. Eu ficava olhando e tentando entender. E achava interessante as medições que faziam.
Maria das Graças
LuciaC, voce me deixou curiosa. E eu não tenho a menor idéia do que seja.
Maria das Graças
Beth, parabéns! Muitas felicidades e muitos anos de vida com saúde e alegria. Um abraço afetuoso.
Beth
Queridos
LuciaC, Lina, Suely, Eymard, Jane, Francy, Eduarda
MUITO OBRIGADA!
E um brinde para todos vc!
Beijos
Beth
Eduarda
Beth, Parabéns e continue assim super bem humorada e solícita com todos por muitas décadas!