Em um dos primeiros artigos publicados no blog enumero as principais obras do Museu do Louvre. O museu é enorme, dividido em vários departamentos, organizado por alas em vários níveis. Uma visita pede um certo preparo, senão os turistas arriscam um colapso por exaustão e, o mais grave, sem terem visto as obras que simbolizam o museu. Esta história de colapso provocado por fatiga intensa é verdadeira e os japoneses representam a nacionalidade mais atendida na enfermaria do Louvre.
Entre estas obras que simbolizam o Louvre, se encontra a Vitória de Samotrácia.
O monumento é composto por uma estátua de mulher alada, a deusa mensageira da Vitória, e repousa sobre uma base representando a proa de um navio. A deusa porta um vestido de tecido leve que cai até aos pés e as pregas foram realizadas com uma grande virtuosidade. Ela acabou de pousar e veio dar a boa notícia.
Este monumento foi encontrado na ilha de Samothrace, situada no mar Egeu, no nordeste da Grécia.
Em 1863, o vice consul da França ordenou uma prospecção para encontrar belos objetos para os museus franceses. A estátua foi achada em fragmentos, enviado para Paris e reconstituída pelos especialistas.
Em 1875, um arquiteto austríaco, encontrou no mesmo lugar as pedras que formam o navio onde pousa a deusa. A cabeça e os pés não foram reconstituídos e as mãos foram encontradas em 1950.
Nenhuma outra região grega da época helenística forneceu uma estátua comparável à esta.
Ela está colocada de frente, no alto da escada Daru, no primeiro andar da ala Denon, no departamento escultura grega.
Esta obra inspirou o artista francês Yves Klein. Ele a reproduziu utilizando o seu azul, uma cor criada por ele e que caracteriza várias das suas obras. Na entrada da Opera Bastille, em Paris, se encontra um exemplar da Vitória de Samotrácia de Yves Klein.
Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
26 Comentários
Mauricio Précoma
Corrigindo: morasse!
E de usar ceroulas eu entendo. Afinal, aqui em Curitiba elas são artigos de primeira necessidade.
😉
Mauricio Précoma
Ah, Sniffer, fala a verdade: vc andou assistindo “No vale das sombras”, com o Tommy Lee Jones. Lá é q está essa dica de usar meia-calça pra aquecer. Só q não funciona.
Concordo com a Adriana: tente usar ceroulas. São muito mais confortáveis e aquecem legal. Vc pode comprar em lojas de artigos íntimos. Se vc morassea aqui em Curitiba, eu te indicaria uma porção de lojas onde vc poderia comprá-las.
FÁTIMA
Lina, recomendo aos marinheiros de primeira viagem que pretendem ir ao Louvre de metrô seguirem a sugestão que vc postou aqui no blog pois facilita bastante! É bom tb comprar os ingressos antes, né? evita perder-se tempo em filas imensas….Mas é uma das maravilhas de Paris!!!!! E a obra que vc cita aqui é realmente belíssima….
Francisca Grenzer
Olá Lina,
que coincidência você escrever hoje sobre a Vitória de Samotrácia, ontem fui comprar um tenis numa loja aqui perto de casa e uma coisa que me chamou a atenção na loja foi uma parede com um adesivo em tamanho natural com uma Vitória de Samotrácia, lembrei-me imediatamente da visita que fiz ao Louvre ano passado. Essa escultura me passa uma sensação de liberdade tão boa.
Beijo na alma
Natália
Olá Maria. Li uma reportagem no jornal mineiro ‘Hoje em dia’ sobre blogs de viajantes e residentes fora do pais e o seu foi um dos citados. Resolvi dar uma conferida e dou nota 10! Muito bom o conteudo! Ja estive em Pais e a cidade é linda! Gostaria de ter tido mais tempo de explora-la. Tudo de bom! bises!
Gisele
Também vou tentar ajudar…
Sniffer, em lojas de esportes de inverno tem para vender um tipo de “underwear” próprio para baixas temperaturas. Serve para proteção durante sky e snow board. Parece uma roupa para surfar (tem blusa também), mas é feito de um tecido tecnológico, que expele a umidade e retém o calor. Eu e meu marido levamos este ano à Europa…e olha que fez frio mesmo esse ano… Vale muuuuuuito a pena. Mantém o calor pra valer. O preço as vezes é meio salgado, mas dura infinitamente mais que meia-calça, é muito confortável, não faz volume sob a calça, quando lavada seca num instante e você não fica parecendo bailarina, rsrsrs.
Foi a melhor coisa que levei contra o frio. Procure na Internet onde há uma loja desse tipo perto de onde você mora. Aqui em SP tem várias.
Boa viagem.
Sniffer
Só pra acrescentar, agora estou sentindo falta de ser casado. Pude notar que vocês cuidam muito bem dos seus maridos. Felizardos eles.
Sniffer
@Adriana, @Bete s, obrigadão! Já sei até onde procurar as tais ceroulas, que é num supermercado da Avenue de l’Opéra. Uma dica que encontrei aqui no Blog da Lina mesmo. Dizque tem roupas baratinhas por lá. E como é algo que ficará “por baixo”, não vale a pena comprar nada muuuuuito caro. Obrigado mais uma vez, garotas! Felicidades!
Bete s
Oi, Sniffer não precisa se preocupar é muito nornal usar para se proteger do frio, e ajuda sim, mas vou te dar outra dica pq meu filho mora em paris, e está usando nesse rigoroso inverno,é uma calça de lã que vc compra em lojas de lã ou manda fazer,é muito útilpq tira medida e faz no seu tamanho, e não encomoda tanto quanto meia calça pq até nós mulheres qd usamos por muito tempo encomoda um pouco, pq estive ai no final do ano e usei mt. por fim já estava cansada de tanto por e tirar roupa para me proteger do frio, mas em paris ou outro lugar vale a pena. boa vigem, e curta o inverno, pq para nós brasileiros acostumados nesse caloré tudo maravilhoso o inverno com neve e tudo. abraços.
Adriana
Com sua licença Lina, mas ajudar o Sniffer.
Olha, por que você não utiliza uma ceroula (calça de malha, bem fina, mais grossa que uma meia).?
É próprio para o frio, meu marido usa, e protege mesmo.
Acho que deve ser melhor que meia fina…