Em um dos primeiros artigos publicados no blog enumero as principais obras do Museu do Louvre. O museu é enorme, dividido em vários departamentos, organizado por alas em vários níveis. Uma visita pede um certo preparo, senão os turistas arriscam um colapso por exaustão e, o mais grave, sem terem visto as obras que simbolizam o museu. Esta história de colapso provocado por fatiga intensa é verdadeira e os japoneses representam a nacionalidade mais atendida na enfermaria do Louvre.
Entre estas obras que simbolizam o Louvre, se encontra a Vitória de Samotrácia.
O monumento é composto por uma estátua de mulher alada, a deusa mensageira da Vitória, e repousa sobre uma base representando a proa de um navio. A deusa porta um vestido de tecido leve que cai até aos pés e as pregas foram realizadas com uma grande virtuosidade. Ela acabou de pousar e veio dar a boa notícia.
Este monumento foi encontrado na ilha de Samothrace, situada no mar Egeu, no nordeste da Grécia.
Em 1863, o vice consul da França ordenou uma prospecção para encontrar belos objetos para os museus franceses. A estátua foi achada em fragmentos, enviado para Paris e reconstituída pelos especialistas.
Em 1875, um arquiteto austríaco, encontrou no mesmo lugar as pedras que formam o navio onde pousa a deusa. A cabeça e os pés não foram reconstituídos e as mãos foram encontradas em 1950.
Nenhuma outra região grega da época helenística forneceu uma estátua comparável à esta.
Ela está colocada de frente, no alto da escada Daru, no primeiro andar da ala Denon, no departamento escultura grega.
Esta obra inspirou o artista francês Yves Klein. Ele a reproduziu utilizando o seu azul, uma cor criada por ele e que caracteriza várias das suas obras. Na entrada da Opera Bastille, em Paris, se encontra um exemplar da Vitória de Samotrácia de Yves Klein.
Clique aqui para comprar seu ingresso com acesso prioritário para o Museu do Louvre.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
26 Comentários
Sniffer
Garotas, é bem estranho o que vou perguntar, mas não vejo lugar melhor para fazer isso.
Vou viajar para um lugar muito frio e um conhecido policial me disse que ele utiliza meias-calça por baixo da farda pra poder suportar o frio. Eu mesmo vi.
Então comprei dois pares e inclusive estou utilizando um agora. Me sentindo muitíssimo do estranho, como se estivesse cometendo um atentado contra a (minha) natureza.
Mas, enfim, não quero é passar frio.
Agora a pergunta: vocês que têm prática nessas coisas, meia-calça ajuda mesmo a proteger do frio?
Porque eu estou sentindo agora é uma sensação meio gelada. E essa coisa me apertando as pernas e comichando os pelos está me dando uma sensação muito ruim no cérebro.
Quero dizer também que eu não tinha pra quem perguntar e que não sou travesti nem tenho a menor vontade de me tornar um, ok?
Martinha
Totalmente imponente.. belissima.. mas tràs uma delicadeza inesplicàvel..
Andrea Sipoli
Realmente belíssima e imponente! Também me emocionei muito ao vê-la e fiquei ali um bom tempo a cotemplá-la.
Realmente o Louvre exige um certo “estudo” antes de visitá-lo; eu separei algumas coisas que considerei as mais importantes (foi um trabalho árduo!), mas ao longo do caminho foi muito fácil me perder dentre as tantas “tentações” que iam aparecendo e também dentre os vários corredores e escadas, e eu nunca sabia direito voltar pelo mesmo caminho que vim (nossa, como me perdia lá dentro, rs). Outra coisa que fiz foi estipular um tempo p/ passar lá dentro: 6 horas e meia. Senão a cabeça começa a rodar e as pernas já não se aguentavam. Daí aproveitei e dei uma volta ali pelos jardins e fui a pé pelas Champs até o Arco do Triunfo, onde subi para ver a cidade e a torre toda iluminada. Inesquecível!
Valéria
Oi Lina!!!
Belíssima, imponente porém, de uma leveza…
Para mim também é uma das mais belas obras do museu. Para se conhecer o Louvre realmente é preciso ir com cautela, para não ser vítima da “síndrome de Stendhal” ,ficar inebriado em ver tanta beleza e depois não lembrar pelo menos das mais importantes obras que viu. Em janeiro levei minha filha para conhecer e selecionei o que considero de mais importante ( na minha humilde classificação ou avaliação)para mostrá-la; a samothrace, a gioconda, a venus de milo,a coroação de josefina, a sala de Rubens, os aposentos reais e a ala dos impressionistas. Dá para apreciar bem e ter uma boa visão do Louvre. Pelo menos para uma 1ª vez.
Patrícia Venturini
Para mim também é uma das estátuas mais bonitas do Louvre, e está muito bem posicionada neste patamar… Ficou muito imponente. O Louvre é realmente bárbaro.
Marcos A Felipe
Líndissima … A vimos em janeiro quando estivemos em Paris… É a escultura mais impressionante do Museu, pois meio que congrega história, mito, fantasia, arte, fábula em um só corpo e monumento…
Carol
Maravilhosa, imponente, indescritível… A sua grandiosidade emociona quando chegamos perto… É uma das minhas preferidas!!!
Chris
linda!!!
Meline Egito
quando a vi me emocionei.
a impressão que tive é que ela dará o próximo passo e baterá suas asas sobre nossas cabeças.
é impressionante.
Adriana
Para mim, a escultura mais linda do Louvre…
Quando a vemos, no alto da escada… é muito lindo!
Bjs Lina.