Este é o gato preto do meu cunhado. Ele tem direito à poltrona mais confortável da casa e a um cobertor macio e quentinho. Várias vezes por dia ele fait ses griffes, quer dizer, arranha com suas garras, os cantos estofados da poltrona. Ao menor miaú ( na França os gatos não fazem miau e sim miaú), diante das portas do jardim, todos correm para abri-la. Cinco minutos mais tarde, novo miaú vindo do exterior e nova correria. Todos os dias, às 7 da manhã, ele lambe a ponto do nariz do seu dono pedindo suas croquettes.
Por muito menos, se o gato fosse meu, já teria tido um gesto desvairado. Pena que não tirei fotos dos maravilhosos sofás de couro com os cantos arranhados, dos pés de mesa que datam dos séculos passados completamente destruídos, dos tapetes antigos esburacados que fui encontrando França afora. Todos destruídos por gatos adoráveis.
E mais, se forem convidados por franceses, evitem a poltrona do gato. Se vocês ocuparem este lugar correm dois riscos. O primeiro, de voltar para casa com as roupas cheias de pelos. O segundo, do gato se vingar fazendo xixi na sua bolsa ou no seu casaco.
Apesar de tudo, eu os adoro. Os franceses e seus gatos. Mas estou diante de diferenças culturais que continuam exteriores à minha compreensão.
Leia também: os franceses e seus peixes, gatos e chachorros
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
117 Comentários
suely
Sueli,eu adoro tanto os bichos quanto os animais,tenho 3 filhos e 4 netos,e tenho adoração por crianças,tenho certeza que voce também,então isso não se aplica no geral,não se pode afirmar que quem gosta de bichos abomina crianças,quem não gosta de criança,não gosta de nada!
O melhor comentário foi o da Bruna,rsrs…
Bjss
Bruna
Eu adoro os franceses gatos! hahaha
Sueli OVB
NADIA B
Eu até nem quis revelar minhas teorias a respeito dessas preferências, até porque sou exatamente dessa opinião- CADA UM NO SEU QUADRADO- para evitar polêmicas e temendo ser injusta. Mas eu ía dizer, correndo o risco de ser crucificada, que quem ADORA os animais ABOMINA as crianças. Eu prefiro, realmente, nem começar essa discussão.
Existem crianças e crianças, animais e animais, pais e pais, donos de bichinos e donos de bichinhos. Sempre que defendemos nossos pontos de vista, corremos o risco de magoar alguém. Então…
CADA UM NO SEU QUADRADO. E quem deixou isso registrado foi o EYMARD.
suely
Lina
Eu li uma vez que quando os francese viajam abandonam seus cães na rua e quando voltam compram outros,fiquei horrorizada,É mentira então???
Em casa eu tenho uma cadeira assim com uma manta em cima pro meu cãozinho,só que ele é educado e não rói nada,já tive vários gatos,e sou fã da Brigitte Bardot,rs…
bjss
NADIA B
Cristiana
mon Dieu!! não vou levar para este lado meeesmoooo!!!
Como você bem disse, não dá para comparar…
Sueli, cada um no seu quadrado né?!
Bjs
Cristiana
Nadia
Jura que vc vai levar para esse lado?
Não é questão de comparar, mas cada um tem uma afinidade maior com alguma coisa.
Não tenho paciência com crianças, principalmente as de hoje em dias cujos pais não sabem dar limites e deixam fazer tudo em qq lugar… São uma gracinha… até começar a chorar, a fazer birra, a desrespeitar os outros.
Opinião minha. Nada contra.
Mas não troco os meus gatos por criança nenhuma.
E realmente, não há como comparar os animais aos “seres humanos”… Estes perdem… feio.
NADIA B
Renata… você está comparando crianças com animais????
renata de toledo
puxa, que bom que eu só sou alérgica a crianças mal educadas, birrentas, mimadas e que conseguem destruir muito mais que uma poltrona….
NADIA B
Bom dia a todos
Lina, só você mesmo…quanta elegância na “análise da questão”. rsrsrs
Acho que não é uma questão cultural mas sim humana mesmo. Cada um com suas preferências, e carências…
Sinceramente, não vejo charme algum na situação…
Meus filhos são loucos por cachorros mas, por enquanto, vou resistindo… acho que gente é gente, e bicho é bicho… é até crueldade trancafiar o animalzinho dentro de casa.
Quanto aos gatos, sou do time da Iara, aceito somente aqueles de 2 pernas…. antipatia pura por este animal e uma rinite alérgica terrível.. rsrsrs
Patrícia Yamamoto
O gato do meu vizinho é dono da máquina de lavar. rsrs…