Este é o gato preto do meu cunhado. Ele tem direito à poltrona mais confortável da casa e a um cobertor macio e quentinho. Várias vezes por dia ele fait ses griffes, quer dizer, arranha com suas garras, os cantos estofados da poltrona. Ao menor miaú ( na França os gatos não fazem miau e sim miaú), diante das portas do jardim, todos correm para abri-la. Cinco minutos mais tarde, novo miaú vindo do exterior e nova correria. Todos os dias, às 7 da manhã, ele lambe a ponto do nariz do seu dono pedindo suas croquettes.
Por muito menos, se o gato fosse meu, já teria tido um gesto desvairado. Pena que não tirei fotos dos maravilhosos sofás de couro com os cantos arranhados, dos pés de mesa que datam dos séculos passados completamente destruídos, dos tapetes antigos esburacados que fui encontrando França afora. Todos destruídos por gatos adoráveis.
E mais, se forem convidados por franceses, evitem a poltrona do gato. Se vocês ocuparem este lugar correm dois riscos. O primeiro, de voltar para casa com as roupas cheias de pelos. O segundo, do gato se vingar fazendo xixi na sua bolsa ou no seu casaco.
Apesar de tudo, eu os adoro. Os franceses e seus gatos. Mas estou diante de diferenças culturais que continuam exteriores à minha compreensão.
Leia também: os franceses e seus peixes, gatos e chachorros
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
117 Comentários
Cristiana
Só quem tem gato sabe o que é… O amor, o carinho, a diversão… Em troca temos pêlo pela casa toda e nenhum móvel inteiro. Eu tenho 5 e me lamento por não poder ter mais… Não os troco por nada, nem por uma casa arrumadinha. Quando vc se dispõe a ter um animal, vc tem que abrir mão de várias coisas, se não não justifica. ADORO!!!
Tatyana Mabel
Lina,
Lamento pelos tapetes, pés de mesas e cadeiras. Rss… adorei o post. Parabéns!
Sueli OVB
LINA
Adorei a sua “chronique des faits-divers”. Tenho minhas convicções a esse respeito e acho que cada um vive guiado por seus instintos e prazeres. De minha parte, sou completamente insensível aos charmes dessas situações. Não vou julgar, para não ser julgada. A chacun son plaisir!
Camilla
Gatos são muito europeus, não apenas franceses 🙂 os de Amsterdam são um luxo, deitados naquelas jardineiras lindas floridas curtindo um solzinho… os franceses mais chiques ainda, até parece que sabem que moram em Paris, huahauhauahua… o lance de destruir as coisas depende muito do dono, há inúmeras formas de se educar os bichos (inclusive os gatos para aqueles que acham que não!). Mas nós ficamos apaixonados por eles, e como foi dito aqui em cima, são apenas coisas, nos damos conta delas depois… pelo menos eles são bem menos destruidores que crianças!
adorei o post!!
beijos e ótima semana
Nel
Eles são folgados e maravilhosos, mas é preciso ter olhos treinados e sensíveis pra ver o quanto eles são doces, companheiros (é isso mesmo, não são só os cachorros) e divertidos. As pessoas costumam não gostar porque se sentem inseguras. Ao contrário dos cachorros, que também são maravilhosos, os gatos exigem respeito e não se acham menos que nós. Eles se bastam, mas mesmo assim topam conviver conosco, porque é cômodo e prazeroso. Não são exatamente como nós? Nos nossos relacionamentos com outras pessoas, nã procuramos aquelas que nos trazem felicidade e praticidade (ou comodidade)? Não nos afastamos das que só cobram e não dão nada em troca? Pois é Lina, agora gosto mais ainda dos franceses.
Um ótimo dia pra você!
PS: ai, que inveja do friozinho que está fazendo aí!
ieda dias
Na França, dizer que não gosta de gato ou cachorro, é muito pior do que dizer no Brasil que não gosta de criança. Eu não gosto de nenhum dos dois, mas acho que eles merecem uma vida de animais que são. Não maltrato em hipótese alguma. Comer, dormir, se divertir e morar convenientemente é um direito dos animais . Lugar apropriado pra animais. Pelo que senti por aí e mesmo aqui no Brasil, uma grande maioria de donos de bichinhos gostam mais deles mesmos que dos animais. Cachorros enormes, trancados em studios e ao lado de motoristas o dia inteiro no trânsito é muito comum aí. Tenho pena dos bichos.
eidia
http://www.oquevivipelomundo.blogspot.com
Daniela
A única diferença é entre ser ou não gatófilo. Eles são assim mesmo, e quem se importa muito com coisas não deve ter bicho em casa. Por que eles sujam, arranham, e fazem (muita) bagunça.
Não troco meus bichanos por nenhum sofá inteiro do mundo. As coisas são para me servir (e claro, aos gatinhos, hehehe), não o contrário.
Mas é questão de gosto, e acho que ninguém é obrigado a gostar de bicho, quanto mais na sua casa.
regina
Nossa!!!! Parece a descrição do meu gato….. ele é realmente assim. O dono da casa, e eu o amo demais
Adriana Pessoa
Lina,
você escreve muito bem, de um jeito muito leve e gostoso de ler.
Achei diferente este post, pelo assunto e pela forma narrativa em que ele se apresenta.
Gostei. Parabéns.
Bjs,
boa semana.
jorge fortunato
Lina,
Bela crônica para começar a semana.
Sinceramente, gosto dos bichos, todos fofos, peludinhos….e longe da minha casa. Não dá. quem mora em aprtamento não deve ter animal, mas nao é o que acontece. Resultado: vc visita um amigo e quem vem para abrir a porta é o bicho que já se acha muito intimo. Tenho uma amiga que mora em Saint Brieuc, na Bretagne, ela tem um cachorrinho, na minha opinião, o mais educado do mundo, chama-se Snoopy. Não fossem os pêlos, ele seria perfeito. Quanto aos gatos, são tão temperamentais. Aqui em casa, jamais, ni chien ni chat.
A plus