Este é o gato preto do meu cunhado. Ele tem direito à poltrona mais confortável da casa e a um cobertor macio e quentinho. Várias vezes por dia ele fait ses griffes, quer dizer, arranha com suas garras, os cantos estofados da poltrona. Ao menor miaú ( na França os gatos não fazem miau e sim miaú), diante das portas do jardim, todos correm para abri-la. Cinco minutos mais tarde, novo miaú vindo do exterior e nova correria. Todos os dias, às 7 da manhã, ele lambe a ponto do nariz do seu dono pedindo suas croquettes.
Por muito menos, se o gato fosse meu, já teria tido um gesto desvairado. Pena que não tirei fotos dos maravilhosos sofás de couro com os cantos arranhados, dos pés de mesa que datam dos séculos passados completamente destruídos, dos tapetes antigos esburacados que fui encontrando França afora. Todos destruídos por gatos adoráveis.
E mais, se forem convidados por franceses, evitem a poltrona do gato. Se vocês ocuparem este lugar correm dois riscos. O primeiro, de voltar para casa com as roupas cheias de pelos. O segundo, do gato se vingar fazendo xixi na sua bolsa ou no seu casaco.
Apesar de tudo, eu os adoro. Os franceses e seus gatos. Mas estou diante de diferenças culturais que continuam exteriores à minha compreensão.
Leia também: os franceses e seus peixes, gatos e chachorros
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
|
117 Comentários
fernandaguerreiro
o meu cào ladra de dia no nosso quintal , os vizinhos queixam-se , tem razào para se queixar…????
Kelly Resende
Adorei o post, me identifiquei com esta família. Aqui em casa são 5 gatos e eles dominam tb. Há uns 2 meses gastei uma grana pra reformar o sofá que eles haviam destruído, e apesar de eu estar tentando controla-los, os danados já estão conseguindo detonar tudo de novo! É dureza, mas eu amo meus gatos e nunca vou abandona-los por essas “pequenas” questões. hehehe
Beijos
luiz carlos
Adoro gatos são meus melhore companheiros, o grande problema é que são rejeitados, incompreendidos, sempre comparados aos cachorros que nada tem de felinos..os gatos são mais nobres não se humilham por isto são discriminados.os franceses estão certos eles mereçem respeito…
Rosimeire
Meu vizinho tem 12 gatos. Como moro em condomínio, as casas não tem muros, e eles invadem e emporcalham meu jardim, quando o sol está quente, que é muito comum aqui no Brasil, não posso abrir uma das janelas da minha sala, porque entra um cheiro horrível das porcarias que eles fazem. Riscam a pintura de nossos carros. Comem todos os ninhos dos passarinhos que estão ao redor da casa. Dá para gostar de um animal destes!
Ana Finhana
Voce esta muito mal informada …aqui no Brasil tambem existem milhares de pessoas refinadas, que admiram os gatos como obras de artes .. gostar de gatos e como saber degustar um bom vinho …os privilegios sao uma retribuicao ao prazer do convivio….
Elisabete
Acredito que no Brasil ainda existem pessoas que tratam os pets com muito carinho e respeito.Não é a maioria, mas é fato.Estive em Paris agora em outubro e raramente vi franceses passeando com um cão.