Por Rodrigo Fuscaldi, jornalista esportivo
Respeito! Esta foi a manchete dessa quarta-feira do principal jornal de esportes da França, o L’Equipe, em referência à maiúscula vitória francesa sobre a Ucrânia, por 3 a 0, no Parc des Princes. Sem entrar no mérito dos inúmeros erros de arbitragem, a França mereceu estar na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Após a derrota por 2 a 0, no primeiro jogo, pairou a dúvida – mais do que sustentável – da presença da França no Mundial. Não somente pelo resultado, mas pelo futebol apresentado nos últimos tempos.
Não estar no Brasil no ano que vem seria uma tragédia. Seria a continuidade de um período longo, que culminou com a pífia campanha da Copa de 2010, na África do Sul, quando a França foi eliminada ainda na primeira fase. Mas a França é a França!
Os jogadores se uniram em torno da mística. O cenário do confronto com a Ucrânia era o de uma final de Copa do Mundo, muito semelhante ao jogo contra o Brasil, na decisāo de 1998. O placar idêntico pode ter sido o marco para uma mudança de fase. Foi como se os “fantasmas” de Barthez, Petit, Djorkaeff, Zidane e Deschamps tivessem deixado, naquele momento, uma nova geração tomar conta.
A França chega ao Brasil com confiança, com um novo astral e com um craque, um dos maiores da atualidade: Ribery. O craque do Bayern de Munique, da Alemanha, rivaliza com Messi e Cristiano Ronaldo pelo topo do futebol mundial. Na Copa, terá a chance de levar uma seleção, embora desacreditada, à conquista do bi. Se tiver o Brasil pela frente, ainda melhor, já que a França costuma se dar bem diante dos brasileiros, como foi em 1986, 1998 e 2006.
No dia 6 de dezembro, o sorteio vai definir os confrontos da Copa do Mundo. Como não é cabeça-de-chave, é muito provável que a França já esteja no caminho de outras grandes seleções. É bom que os olhos já estejam abertos, pois, no mínimo, o que a França merece é respeito.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
13 Comentários
Helena Bauerlein
E nós teremos uma Copa completa, com todas as seleções campeãs do mundo!
Eu achava quase impossível a vinda dos Bleus depois da derrota fora de casa! Como fazer 3 buts com aquela seleção fraca que não mostrou garra no primeiro jogo?
Qual o que! Eles se agigantaram, o peso do camisa
e da Marselhesa , jogando em casa, falaram mais alto.
Vibrei! E muito!!! Venez les BLEUS!
Susana
Se me permitem um comentário a Seleção Portuguesa tb merece respeito!!! Eu sei que este blog é essencvialmente sobre França… Mas não consegui me conter!! Eu torci e sofri muito claro, sou portuguesa e super fã da seleção!! E a copa sem, Portugal tb não seria a mesma coisa!! Pois não?? Enfim como diz o Ronaldo eu estou aqui…e agora nós estamos lá…e se Deus quiser pela primeira vez na vida eu vou assistir a um jogo da minha seleção num mundial e ainda por cima no Brasil, que eu adoro,..eu vou lá estar!! Viva Portugal!! Se algum dia precisarem de dicas sobre o meu país.. disponham!! Um abraço…e desculpem minha euforia…mas estou muito orgulhosa da minha querida seleção!
Lina
Susana
Nós também estamos orgulhosos da sua seleção. E muito obrigada, se um dia precisarmos de dicas sobre Portugal, vamos te contatar.
Tânia Ziert Baião
Também torci muito pelos azuis. As outras seleções ( inclusive a nossa) que se cuidem… Eles tem um grande time ! Passaram por uma crise e precisam treinar juntos, mad que tem valor… Ah, isso é indiscutível …
Joseane
Lina, já começo meu comentário pedindo desculpas por escrever sobre um assunto diferente do post, mas acho mais fácil de encontrar sua resposta depois.
Gostaria de tirar uma duvida sobre o tax free. Meu marido e eu viajamos a paris em setembro e nesta viagem fiz uma compra na Prada do Le Bon Marché e optei por receber o dinheiro na hora. Carimbei no aeroporto, coloquei na caixa do correio do aeroporto e não entendi porque, este mês, debitaram a taxa no meu cartão de crédito. O que pode ter acontecido de errado? Como posso solucionar isso? Mandei um e-mail pra eles mas até agora não obtive resposta. Obrigada
Rodrigo Lavalle
Joseane, algum dado não foi preenchido corretamente ou o envelope se extraviou. Se você tiver cópias de tudo, tente enivar para o consulado francês mas acho que não tem solução.
Abraços.
Bianca
Em primeiro gostaria de reforçar o comentário da Fernanda! Seria ótimo ter o CP na versão francesa! Quanto ao jogo, claro que torci para França e na Copa apostarei na Espanha já que quase toda seleção tem jogadores do Barça! Se a França for para final melhor ainda, terei a oportunidade de assistir as duas seleções dos países que admiro.
eduardo r.
como bom brasileiro e boleiro por natureza, torci mto pela frança nesse jogo! só nesse jogo: na copa, prefiro uma camisa amarelinha como a dos ucranianos…se é q vcs me entendem 😉
Vania Wolf
Ahh e como eu torci pra França, assim como em 1998, sim acho que eu era uma das poucas brasileiras que saiu pulando e gritando Allez les bleus naquela tarde de 12 de julho de 1998, e o engraçado é que o sentimento que eu tinha naquela época, de torcer “contra” meu país parece que são quase os mesmos motivos que hoje, aliás, que após os 2×0 da Ucrania em 15 de novembro, os franceses também se decepcionaram e desacreditaram um pouco de sua seleção, o país em crise, alta taxa de desemprego, total impopularidade de Hollande, e os jogadores que parecem só dar o sangue para os clubes onde ganham seu salários bilionários, e alguns nem sequer cantam o hino francês !!! Falar em heroísmo, dia histórico, respeito, mas na verdade só conseguiram uma vitória (bem chorada por sinal…) contra a Ucrânia em uma repescagem, seria no mínimo uma catástrofe não se classificar. Mas torci muito e achei lindo o Stade de France lotado com as bandeirinhas balançando. No dia seguintes quem gosta de futebol ficou todo orgulhosos e empolgado, e quem não gosta continuou reclamando e bufando da política, dos impostos, dos transportes, chuva, com aquele jeitinho todo francês que eu adoro !! haha
FernandaMCM
Olá Lina, bom dia! Sou leitora e fã de carteirinha do CP desde 2010 e às vezes me arrisco em alguns comentários. Gostaria de dar uma sugestão: que tal fazer uma versão em francês dos posts publicados, seria bem interessante! Abç. Fernanda
Adriana Pessoa
Copa do mundo sem escutar a La Marseillaise??
Nem pensar.
É um dos melhores momentos!!
Eymard
Assisti o jogo com esse mesmo desejo: uma copa no Brasil sem a França não seria uma copa perfeita! Menos, talvez, pelo seu presente. Mas a história da França nas copas não poderia deixá-la de fora. Um amigo escreveu durante o jogo: – quero ver a França na copa. Eu retruquei: já eu, preferia ver a copa na França. É cada um com seus gostos, mas que venha a França para a nossa Copa!