Por Rodrigo Fuscaldi, jornalista esportivo
Respeito! Esta foi a manchete dessa quarta-feira do principal jornal de esportes da França, o L’Equipe, em referência à maiúscula vitória francesa sobre a Ucrânia, por 3 a 0, no Parc des Princes. Sem entrar no mérito dos inúmeros erros de arbitragem, a França mereceu estar na Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Após a derrota por 2 a 0, no primeiro jogo, pairou a dúvida – mais do que sustentável – da presença da França no Mundial. Não somente pelo resultado, mas pelo futebol apresentado nos últimos tempos.
Não estar no Brasil no ano que vem seria uma tragédia. Seria a continuidade de um período longo, que culminou com a pífia campanha da Copa de 2010, na África do Sul, quando a França foi eliminada ainda na primeira fase. Mas a França é a França!
Os jogadores se uniram em torno da mística. O cenário do confronto com a Ucrânia era o de uma final de Copa do Mundo, muito semelhante ao jogo contra o Brasil, na decisāo de 1998. O placar idêntico pode ter sido o marco para uma mudança de fase. Foi como se os “fantasmas” de Barthez, Petit, Djorkaeff, Zidane e Deschamps tivessem deixado, naquele momento, uma nova geração tomar conta.
A França chega ao Brasil com confiança, com um novo astral e com um craque, um dos maiores da atualidade: Ribery. O craque do Bayern de Munique, da Alemanha, rivaliza com Messi e Cristiano Ronaldo pelo topo do futebol mundial. Na Copa, terá a chance de levar uma seleção, embora desacreditada, à conquista do bi. Se tiver o Brasil pela frente, ainda melhor, já que a França costuma se dar bem diante dos brasileiros, como foi em 1986, 1998 e 2006.
No dia 6 de dezembro, o sorteio vai definir os confrontos da Copa do Mundo. Como não é cabeça-de-chave, é muito provável que a França já esteja no caminho de outras grandes seleções. É bom que os olhos já estejam abertos, pois, no mínimo, o que a França merece é respeito.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
13 Comentários
Susana
Lina,
Obrigada e eu ficarei super feliz em ajudar! E é também uma forma de retribuir todas a ajuda que sempre me deram nas minhas viagens a França.
Um abraço
Susana