Este texto foi escrito por Sueli OVB.
Depois de ter ficado três vezes hospedada no Quartier Latin – bairro do qual gosto muito – e uma vez nos Champs Elysées próximo ao Rond Point, percebi que nos apegamos aos bairros e ficamos íntimos de suas ruas, seu comércio, suas atrações, seus monumentos e acabamos negligenciando outros lugares, novas descobertas.
A primeira viagem é aquela mais sedutora, envolvida em mistérios e embalada na busca incessante de conhecer tudo. Dissecamos a cidade como um cirurgião amador e o bairro onde estamos acaba meio negligenciado.
A partir da segunda vez já estamos mais íntimos, mais calmos e o nosso olhar pode se deter nas coisas. Já podemos nos dar o luxo de flanar, de fazer descobertas sem estarmos movidos pela ansiedade e o amadorismo. Aí surgem as surpresas e acabamos nos apegando ao bairro. Já somos viajantes.
Mas se Paris é inevitável – para mim ela é – então que ela seja diversa. E diversidade pede um pouco de mudança. Decidi que a partir de agora ficarei cada vez em um bairro diferente e me permitirei conhecê-lo sem pressa.
A idéia central era conhecer um pouco do inusitado de Paris e cumprir um roteiro meio gastronômico. Por isso optei por ficar na Madeleine, um lugar que sempre me seduziu e está cercado por tudo o que há de bom em matéria de delícias.
Como sabem, escolhi ficar no Hotel Vignon, no 23 da rue Vignon. O hotel tinha cotação ótima no Booking.com e as fotos do lugar me agradaram logo de início. Ele ganhou em todas as eliminatórias.
A rue Vignon é super bem localizada, tendo a Fauchon e a Pinacothèque de Paris no seu quintal e todo aquele espetáculo que é a Place de la Madeleine.
O comércio da rue Vignon é ultra diversificado e tem um pouquinho de tudo: La Maison du Miel, Chocolatier Jeff de Bruge,
Pierre Oteiza – loja especializada em produtos dos países bascos (um espetáculo), L’Artisant Parfumeur, correios, farmácia, ótica, sapatarias, salão de beleza, Pomme de Pain e muitos restaurantes. Como tem restaurante! Do mais simples aos mais espetaculares: Terres de Truffes (que merece um post somente para eles), le Roi du Pot au Feu, Chez Cécile La Ferme des Mathurins, La Table du Vin Vignon, Mahatma (indiano).
Vale dizer que a Ópera, a Place Vendôme, a Place de la Concorde, a Assembléia Nacional, os Grands Boulevards, o Palais Royal, o Louvre, o Grand e Petit Palais, os Champs Elysées e os departments store do boulevard Haussmann estão logo alí, pertinho.
Acho que fiz uma belíssima escolha e a partir dessa rua eu andei Paris inteira a pé.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
96 Comentários
Beth
Caio
Os hotéis parisienses costumam ter quartos pequenos. O ideal seria vc procurar um hotel mais moderno com quartos maiores onde eles dispõe do que chamam de “famly room”. Uma possibilidade seria o Hotel Meridian Montparnasse, que dispõe desse tipo de oferta
Abs.
http://www.lemeridien-montparnasse.com/
Caio Rocha
Olha, eu já tinha gostado do post pois tenho uma foto exatamente do mesmo lugar da primeira, que mostra o obelisco visto das escadarias igreja, através da rue Royale.
Paris realmente é inevitável, tanto que estamos programando uma viagem para o ano que vem com nossos filhos de 10 e 7 anos e oferecemos a eles: Disney? Não!!!! Paris (afinal lá tem até Disney!) e muito mais!
Frio na barriga, mas só a oportunidade de mostrar a eles essa cidade tão cheia de história e tão… inevitável, já está valendo a pena.
E com as dicas que sempre tiramos aqui do Conexão, tudo fica bem mais interessante!
Abraços a todos e também estamos aguardando as dicas de hoteis pela cidade, sobretudo para quem foi com crianças!
Caio
Beth
Ana paula
O número existe sim, risos. Fica perto da rue de Saints-Péres…
Ana Paula
SUELI
sua citação de jacques de lacretelle é ótima. se vc me permitir, vou me apropriar dela para colocar em um texto. estou tentando registrar umas ideias, especialmente sobre paris, e essa citação veio bem de encontro ao que eu precisava.
em tempo: terminei a leitura de L’élégance du hérisson. Chorei muito, muito mesmo. Comovente, muito bem escrito. Fui transportada ao 7 rue de Grenelle. Estou até pensando em dar uma passadinha por lá em maio próximo, se é que o endereço existe mesmo, e fazer umas fotos, rsrsrs
Cláudio
Olá! Estive na França o ano passado onde eu e minha família tivemos o privilégio de passar agradáveis dias em Paris e Bordeaux. Consultei este maravilhoso site para pegar umas dicas com a Lina, as quais só me trouxeram sucesso e uma feliz estadia. Estaremos voltando agora em 2011 e mais uma vez recorro a vocês para algumas dicas adicionais. Gostaria de saber onde um parisiense costuma se divertir, jantar ou passear fora da rota dos turistas? Em outras palavras, onde poderíamos ir (eu, minha esposa e meu filho de 17 anos) de tal forma a curtir a real vida do parisiense? Um abraço a todos. Cláudio.
conexaoparis
Cláudio
Cito sempre os lugares que os parisienses frequentam.
Acontece que vários deles são também frequentados por turistas bem informados.
CLAUDIA MARIAH
CONEXÃO (LINA) E HELIO JR.
É ISTO MESMO. A CADA QUARTIER UM MUNDO A SE DESCOBRIR. E COMO DISSE O HELIO JR. O MELHOR DE PARIS É DESCOBRIR “SEM QUERER” UM CANTO, UMA VILA, UM BECO, UM SEGREDO “par hasard” (E QUE H-AZAR!!!). QUASE IMPOSSÍVEL UM LUGAR QUE NÃO TENHA SUA MÁGICA.
CLAUDIA MARIAH
Sandra Abrahim
Sueli
Suas sugetões já estão anotadas… vou fazer direitinho !!!
Estou com o coração pulando de alegria de voltar naquela cidade que em alguma vida já foi minha cidade
Mesmo depois de tantas viagens e alguns amigos por lá, sempre parece a primeira vez em questão de emoção.
Hugo
já conheço o Leon de Bruxelles da Saint Germain, é realmente uma maravilha, mas vou seguir seu conselho e ir de novo !
Lina
Gostei deste sanduiche , o lugar, dos moveis e os pezinhos das cadeiras fantásticos… voce é 10 com suas dicas !
beijos a todos
Sueli OVB
SONIA S, amiga
Combinado. Vamos lá, tomar um champagne.
Obrigada pelo seu grande carinho.
Beijão
Sonia S
SUELI OVB, minha querida,
Há muito não passava por aqui.
Bela surpresa. Dois posts irrretocáveis.
Textos fluidos e preciosos.
Só não feche o Bar do Ritz. Combinado?
Um beijo,
Sonia
Sueli OVB
VANESSA FERNANDES, queridinha,
Obrigada e mil beijos para você.
Saudades!