Este texto foi escrito por Sueli OVB.
Depois de ter ficado três vezes hospedada no Quartier Latin – bairro do qual gosto muito – e uma vez nos Champs Elysées próximo ao Rond Point, percebi que nos apegamos aos bairros e ficamos íntimos de suas ruas, seu comércio, suas atrações, seus monumentos e acabamos negligenciando outros lugares, novas descobertas.
A primeira viagem é aquela mais sedutora, envolvida em mistérios e embalada na busca incessante de conhecer tudo. Dissecamos a cidade como um cirurgião amador e o bairro onde estamos acaba meio negligenciado.
A partir da segunda vez já estamos mais íntimos, mais calmos e o nosso olhar pode se deter nas coisas. Já podemos nos dar o luxo de flanar, de fazer descobertas sem estarmos movidos pela ansiedade e o amadorismo. Aí surgem as surpresas e acabamos nos apegando ao bairro. Já somos viajantes.
Mas se Paris é inevitável – para mim ela é – então que ela seja diversa. E diversidade pede um pouco de mudança. Decidi que a partir de agora ficarei cada vez em um bairro diferente e me permitirei conhecê-lo sem pressa.
A idéia central era conhecer um pouco do inusitado de Paris e cumprir um roteiro meio gastronômico. Por isso optei por ficar na Madeleine, um lugar que sempre me seduziu e está cercado por tudo o que há de bom em matéria de delícias.
Como sabem, escolhi ficar no Hotel Vignon, no 23 da rue Vignon. O hotel tinha cotação ótima no Booking.com e as fotos do lugar me agradaram logo de início. Ele ganhou em todas as eliminatórias.
A rue Vignon é super bem localizada, tendo a Fauchon e a Pinacothèque de Paris no seu quintal e todo aquele espetáculo que é a Place de la Madeleine.
O comércio da rue Vignon é ultra diversificado e tem um pouquinho de tudo: La Maison du Miel, Chocolatier Jeff de Bruge,
Pierre Oteiza – loja especializada em produtos dos países bascos (um espetáculo), L’Artisant Parfumeur, correios, farmácia, ótica, sapatarias, salão de beleza, Pomme de Pain e muitos restaurantes. Como tem restaurante! Do mais simples aos mais espetaculares: Terres de Truffes (que merece um post somente para eles), le Roi du Pot au Feu, Chez Cécile La Ferme des Mathurins, La Table du Vin Vignon, Mahatma (indiano).
Vale dizer que a Ópera, a Place Vendôme, a Place de la Concorde, a Assembléia Nacional, os Grands Boulevards, o Palais Royal, o Louvre, o Grand e Petit Palais, os Champs Elysées e os departments store do boulevard Haussmann estão logo alí, pertinho.
Acho que fiz uma belíssima escolha e a partir dessa rua eu andei Paris inteira a pé.
Descontos e presentes aos leitores do Conexão Paris
- GALERIES LAFAYETTE: Presentes nas compras acima de 50 euros feitas nas Galeries Lafayette Haussmann, clique aqui para saber mais informações e baixar os voucheres.
- PERFUMARIA FRAGRANCE DE L’OPÉRA: 20% de desconto na Perfumaria Fragrance de l’Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- FARMÁCIA CARRÉ OPÉRA: 10% de desconto nas compras feitas na Farmácia Carré Opéra – clique aqui para saber todas as informações e baixar o voucher.
- HOTEL SAINT ANDRES DES ARTS (charmoso 4 estrelas em Saint Germain): 10% de desconto + 1 garrafa de vinho + café da manhã – use o código CONEXAOEXCLUSIVE ao fazer sua reserva no site o hotel, clique aqui e acesse.
- SEGURO VIAGEM: 5% de desconto na contratação do seu Seguro Viagem usando o código CONEXAO5. O seguro viagem é um dos documentos que podem ser exigidos na sua entrada na Europa, clique aqui para saber mais.
Resolva sua viagem:
Compre seus ingressos para museus, monumentos e atrações em Paris, na França e na Europa no site Tiqets. Use o código CONEXAOPARIS e ganhe 5% de desconto.
No site Booking você reserva hotéis e hostels com segurança e tranquilidade e tem a possibilidade de cancelamento sem cobrança de taxas.
Guia brasileiro para visitas guiadas aos museus e passeios em Paris, clique aqui para saber mais informações ou envie um e-mail para [email protected]
No site Seguros Promo você compara os preços e contrata online o seu seguro viagem. Use o código CONEXAO5 e ganhe 5% de desconto.
Compre no Brasil o chip para celular e já chegue à Europa com a internet funcionando. Saiba mais informações no site da Viaje Conectado.
Pesquise preços de passagens e horários de trens e ônibus e compre a sua passagem com antecedência para garantir os melhores preços.
Obtenha o orçamento das principais locadoras de carro na França e faça sua reserva para garantir seu carro no Rent Cars.
Encontre passagens aéreas baratas no site Skyscanner.
96 Comentários
Sueli OVB
SARA,
Não faça essa viagem louca! Conselho de vovó.
ALEXANDRE,
Ótimo, o seu comentário!
Parabéns pelo bebê!
LUCIAC, meu amor,
Merci beaucoup et gros bisou.
EYMARD, amigo,
Saudades de você.
KIKA MELLO, querida,
Meu ego está em êxtase!
bjks
Beth
Helio Jr
A melhor maneira de conhecer Paris é com muita calma e tranquilidade. Comigo pelo menos foi assim, risos. Nunca tive pressa em conhecer tudo de uma vez… Para vc ter uma idéia, eu até hoje não subi na Tour Eiffel, risos. E olha que eu “frequento” a cidade há mais de 3 décadas…
Abs.
Sueli OVB
HELIO JR
Sua próxima viagem será perfeita! Você já viu que existe uma Paris todinha sua, com tudo o que você gosta. Agora planeje-a à sua maneira, busque onde estão os seus interesses e use as experiências das outras pessoas só para filtrar e apurar a suas.
HÉLIO JR
SUELI OVB
Acho que você resumiu bem. A gente termina percebendo qual é a nossa praia e se inserindo nela. Paris foi diferente do que imaginei. Diferente positivamente. Hoje sei que a Paris que eu gosto é aquela dos pequenos restaurantes, dos teatros nos finais de semana, das galerias de arte, dos parques nas manhãs ensolaradas ou nas tardezinhas frias. É uma Paris um pouco mais lenta, sem compromissos agendados.
HÉLIO JR
BETH
Você está coberta de razão! A primeira viagem à Paris é inesquecível. Como esquecer a primeira impressão, ainda no taxi, ao ver o Senna, com seus prédios elegantes alinhados, numa homogeneidade perfeita?! Apenas fiquei incomodado com a agenda cheia que me propus inicialmente. Achei a idéia de explorar calmamente cada bairro perfeita.
Vanessa Fernandes
Mais uma vez Sueli…
Fantástico post 🙂
Deu-me vontade de explorar mais a zona de Madeleine…
Eu só estive uma vez em Paris, e foi graças a todos vocês que consegui ver muita coisa…agora falta é explorar os cantos…
Beijinhos
Jorge Fortunato
Sara
Um amigo viajou recentemente neste esquema “Contik”que eu desconhecia. Nãoa chei ruim, mas acho que vc não conseguirá curtir bem as cidades. imagine conhecer 10 cidades em 14 dias? Impossível.
já te falaram aqui, mas nao custa nada reforçar: viage sozinha e faça mil descobertas. A Europa é segura. Em paris uma dica de hospedagem barata é o CISP – http://www.cisp.fr – já fiquei lá e foi muito bom.
Alexandre
Estou em Paris por 3 meses a trabalho e vim com minha esposa. Estou em Chatelet (no Citadines) e assim tenho a possibilidade de “habitar” como se fosse um morador…bem, quase (já que Chatelet não é bem um local de moradores normais e um apart hotel é mais que um hotel mas menos que uma casa). Realmente é uma experiência mágica poder passar um tempo na cidade que minha esposa e eu amamos. Tenho a possibilidade de vir anualmente para cá a trabalho (mas nunca por tanto tempo quanto agora) mas sempre extendo o período com férias. E sempre descubro algo novo. Museus que ainda não fui, parques ou locais que ainda não visitei. Enfim…nunca ficamos sem ter o que descobrir nos finais de semana.
Temos usado este blog como fonte de informação essencial, para restaurantes e locais novos a visitar.
Ainda temos este mÊs por aqui, mas a saudade já começa a bater antecipadamente. Penso como serão os ultimos dias, a angústia de ver o tempo acabando e muitos locais, restaurantes, lojas, museus a visitar…mas é assim mesmo. O bom é pensar que poderei voltar. Provavelmente sim, talvez demore um pouco, talvez não. Agora que serei papai, deveremos demorar um pouquinho para vir juntos eu e minha esposa. Mas com certeza nosso filho/filha conhecerá bem cedo esta cidade….detalhe: por motivos obvios eu tenho percebido a grande quantidade de carrinhos de bebe circulando por aqui…..já me vejo em breve vindo com toda a parnafernália de pais com bebe pequeno.
PArabéns Lina e a todos que contribuem com este blog e mostra que a paixão por Paris é mais comum do que se pensa…..
conexaoparis
Alexandre
Gostei do seu depoimento. Obrigada.
LuciaC
Suas escolhas são sempre ótimas, Sueli.
Paris é um amor cheio de surpresas que vem para ficar.
Adorei a reportagem sobre rue Vignon.
eymard
Sueli, passando rapidinho por aqui (para nao perder o costume) so para dizer que ficou tudo tao bom que os comentarios foram longos e prazerosos, como é gostoso e prazeroso esse convivio aqui no CP. Abraços para vc e para todos os amigos daqui.